Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

RuPaul’s Drag Race – 9×09 Your Pilot’s on Fire

Por: em 22 de maio de 2017

RuPaul’s Drag Race – 9×09 Your Pilot’s on Fire

Por: em

Depois de muitos rumores e especulações, prematuras, pós-maturas, de spoilers, vazamento de informações, e um novo spin-off de CSI sobre a veracidade da foto de Valentina com máscara, Your Pilot’s on Fire trouxe o maior plot twist da temporada: a eliminação chocante da queen mais querida pelo público, Valentina.

Reprodução VH1

Mas para entender mais sobre a queda da nossa Maria do Bairro, é preciso falar sobre o cenário geral nesta altura da competição. Se não fosse pela briga que teve com Nina no último episódio, provavelmente Shea formaria um trio com ela e Sasha, Peppermint e Valentina formariam uma dupla, Trinity e Alexis a outra. A união de Nina e Valentina era o pior cenário para as duas, pela falta de intimidade entre elas, e por as duas estarem acomodadas naquele momento, ainda que por motivos diferentes. Isso ficou muito claro na (falta de) qualidade do piloto que elas entregaram, comparado aos outros.

Shea e Sasha mais uma vez se mostraram uma dupla praticamente imbatível. Elas têm uma química absurda na tela, um senso de humor parecido, são organizadas, articuladas e excelentes em resolver conflitos. Teets and Asky definitivamente seria uma comédia que eu colocaria na minha grade de programação e, considerando o desafio principal, sem dúvidas elas foram as vencedoras. Mas na passarela temática de Club Kids, os looks não foram meus favoritos. A maquiagem de Sasha estava ótima, mas a roupa não parecia bem acabada, já Shea tinha boas referências, mas acabou parecendo mais um Dragpool.

Trinity e Peppermint foram as grandes rainhas da runway, com Trinity acertando em cheio no conceito e se afastando cada vez mais do estigma de queen de concurso e Peppermint trazendo um dos looks mais memoráveis da temporada e talvez até plantando sua sementinha para um lugar no top3. A atuação das duas também foi bem correta no piloto, mas a ideia do programa não era muito boa. Fazer graça com um tema religioso pode até funcionar, mas é preciso uma dose enorme de inteligência e sutileza. Piadas sobre padre com bafo de pinto e garganta profunda com o pão da igreja não são exatamente a definição de inteligência e sutileza.

Reprodução VH1

O que nos faz chegar ao bottom 3 de Nina, Valentina e Alexis. Alexis parou ali porque, apesar de anunciar que era uma queen de teatro, ela nunca se destacou em desafios de atuação. Junte a isso um look horrendo na runway e uma tentativa de jogar as migas na frente do ônibus, e pronto! O desastre está feito. Nina já entrou em um ritmo de desistência. Continua com suas teorias da conspiração, não se dedica aos desafios e quando tudo dá errado, dificilmente se responsabiliza pelos próprios erros. Foi mal no desafio de atuação (o que não é novidade), fez uma maquiagem de caveira (o que também não é novidade), colocou o que sobrou no resto do corpo e, provavelmente, já estava pronta para ir embora. O que ela não esperava, ou melhor, o que ninguém esperava era que Valentina praticamente entregaria a sua vaga.

Parando para pensar, a impressão que fica é a de que não foi Nina que derrotou Valentina, foi Aja. Porque o comportamento dela neste episódio inteiro parece ter sido motivado pela fé que ela tinha nas palavras da ex-rival, de que ela é linda, seu sorriso é lindo, ela parece a Linda Evangelista e bastava ficar parada existindo que os jurados perdoariam qualquer coisa. Valentina não se deu ao trabalho de criar um roteiro para o piloto, fez uma personagem genérica que deu terrivelmente errado, foi para a runway praticamente ignorando o tema proposto e usando uma roupa que ela julgava ser bonita, não treinou a música durante o Untucked e fez um dos maiores papelões que já se viu na Drag Race.

RuPaul deixou Nina e Tina no bottom 2 por motivos justos: o piloto delas foi o pior e as duas tiveram falhas na runway, por execução ou pelo conceito. Mas considerando o histórico delas, era óbvio que a eliminada da semana seria Nina. Bastava Valentina se mexer um pouco no palco e dublar. Mas ela simplesmente não dublou. Valentina simplesmente ignorou a regra mais básica, desde os primórdios do programa, e tentou fazer um lipsync de máscara. E não por ser subversiva ou original. Para trapacear e não mostrar que não sabia a letra. Ru ainda deu uma segunda chance ao recomeçar a dublagem, mas só evidenciou ainda mais o descaso de Valentina com a competição, a sujeira foi direto pro ventilador.

Se tem uma coisa que todas elas deveriam saber antes de se inscreverem para o programa, é o peso do lipsync nas decisões de RuPaul. Jujubee chegou ao top3 com um histórico péssimo, porque ela acabava com queens mais consistentes na dublagem. Raja e Carmen Carrera, Alyssa e Tatianna conseguiram double shantay porque foram impecáveis, enquanto Dax! e Layla saíram juntas por destroçarem um hino. Ver na nona temporada queens talentosas e com tanto potencial quando Charlie e Valentina saírem por não entenderem algo tão básico é triste… e revoltante.

Reprodução VH1

O Untucked foi um dos mais emocionantes com a saída de Valentina. Ela se mostrou muito lúcida sobre seus erros, entende que vai ter que conviver com as falhas que cometeu, mas tentou o tempo inteiro não ser definida por elas. A carta deixada por Nina mostrou um lado doce que ela nunca tinha deixado aparecer até então. Para completar, nossa Linda Evangelista deixou o programa mandando beijos para o Brasil. Nós também te amamos, Tina!

Algumas observações:

-Você percebe o shade da Ru quando ela premia Sasha com um estoque de hambúrgueres no mesmo episódio em que ela fala sobre seus transtornos alimentares, e depois com um tratamento de…  cabelo.

– Virei especialista em aneurisma cerebral de tanto assistir àquele comercial durante o programa.

– “É um lipsync, que parte disso você não entendeu?” EITA.

– Tentei não shippar muito Sasha e Shea. Falhei bastante.

– Ainda tô rindo do cliffhanger com os dedos se jogando da sandália. Participação especial da Naomi, será?

E você, já se recuperou do choque dessa eliminação ou ainda está de luto com a saída de Valentina? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×