Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scandal – 5×18 Till Death Do Us Part / 5×19 Buckle Up

Por: em 4 de maio de 2016

Scandal – 5×18 Till Death Do Us Part / 5×19 Buckle Up

Por: em

Depois dos acontecimentos traumáticos de Thwack!Scandal aponta o holofote para Jake em Till Death Do US Part para amarrar as pontas soltas apenas em Buckle Up com Olivia tensa e mais vulnerável que nós suspeitamos.

Tudo sobre o episódio 18 é sobre Jake Ballard e no pano de fundo uma pergunta pertinente: por que ele sempre volta para os braços de Eli PopeTill Death Do Us Part começa com um flashback de uma criança ouvindo o pai discutindo e batendo na mãe e finaliza com ela voltando para a mesma casa para se vingar da figura paterna. Descobrimos na voz pertubadora de Eli que essa criança era Jake e que aquele comportamento do pai não era excessão. O pai do diretor da NSA cometia crimes que eu não quero nem mencionar na review, mas Eli consegue colocar o peso da violência no colo daquela criança.

scandal-5x18-jake-ballard

De qualquer forma, a pergunta persiste: por que Jake sempre retorna para Eli? O que o faz trocar um relacionamento abusivo terrível por um outro um pouco menos pior? A resposta não fica clara para mim durante o episódio, talvez um psicólogo pudesse explicar melhor o que amarra Ballard ao criador da B613. No entanto, a explicação não é necessária porque não é Jake que toma a decisão de prosseguir com os planos desenhados por Eli, mas Olivia Pope.

Bom, se te serve de consolo, Olivia não decide espontaneamente que casar com Vanessa e se tornar vice-presidente dos Estados Unidos era o melhor caminho para um dos amores da sua vida. Quando Eli descobre dos planos da gladiadora para libertar Jake, ele afirma que prefere cortar a garganta de “seu filho” do que vê-lo longe da grandeza que ele merece.

Essa pode ser a primeira (e única) vez que reclamo de sacrificar o desenvolvimento de um personagem masculino para acrescentar uma camada de sofrimento para uma personagem feminina, mas é o que Scandal consegue fazer e isso fica evidente no episódio seguinte quando Olivia admite que o que a incomoda é não conseguir salvar Jake.

Sem essa confissão da protagonista em Buckle Up, Till Death Do US Part é apenas um episódio fraco perdido em uma temporada mediana em que os mesmos elementos se repetem: Eli vomitando discurso violento, Olivia afirmando que ama um quando ama os dois e as mesmas pessoas tentando escapar da B613  garra da organização-sem-nome-formada-só-por-Eli-Pope.

scandal-5x19-olivia-abby

Mas se a fala de Olivia me incomoda porque ignora que Jake pode agir se ele quisesse (porque esquecem que ele é o fuckin diretor da NSA?!), este foi o momento mais tocante de Buckle Upque é um episódio muito melhor o anterior. A saúde mental da protagonista é assunto recorrente no episódio e não é à toa, Liv matou alguém e a sua reação não corresponde com a realidade. Então, a atitude de Huck em esperar o fim do discurso e deixar que o tempo e o silêncio deixassem os verdadeiros sentimentos surgirem foi emocionante. Olivia finalmente desmorona e Kerry Washington domina todas as nuances dessa cena.

Outro acerto do episódio foi mostrar que Abby se sente culpada pela morte de Andrew e, mais importante, por sua amiga ter se tornado uma assassina depois da decisão que ela tomou. “Eu lidero você, e você lidera o país. Não importa o que. Ela sabe disso. Ela teria feito a mesma coisa”, diz Abby a Fitz em lágrimas. É claro que a Chefe de Gabinete tem razão. Olivia subestimou suas vontades, então ela fez o que era melhor para a Casa Branca. No episódio 18, Abby mostra competência novamente e o Presidente só desfaz sua decisão quando Mellie implora para que ele movesse o avião (aliás, uma ótima decisão de Marcus que evidencia toda vez que aparece como a série não o utiliza bem).

A quinta temporada está na reta final e Scandal ainda pode mudar como vamos lembrar desse ano. Lamentaremos os diversos recuos que a narrativa tomou ou celebraremos o desenvolvimento dos personagens que tanto amamos? Sabemos que algumas coisas não vão mudar e que Eli Pope deve aparecer muito mais, mas isso significa que Scandal tem que trabalhar muito para dar um plot consistente e relevante para personagens como ele. Por enquanto, Scandal precisa tirar um coelho elefante da cartola para transformar essa temporada em algo memorável.

 

Outros comentários:

  • Vamos contar nos dedos quantos episódios a esposa de Jake vai ficar viva?!
  • Está rolando um clima entre Marcus e Mellie ou toda a sensualidade de Cornelius Smith Jr. está me fazendo ver coisa onde não tem?
  • Sorte no jogo, azar no amor: Tudo dá certo na campanha de Vargas para Cyrus (ou ele consegue jogar as cartas certas), mas o amor  relacionamento armado com o ex-garoto de programa não vai bem. Michael foi embora e levou a filha junto.
  • Uma chama se acendeu novamente entre Susan e David.
  • Olivia tirando o vinho de Abby e colocando tudo na taça… quem somos nós para julgar?
  • Kerry Washigton está grávida novamente e ainda não está claro como isso vai afetar a produção da série. De acordo com o TV LineScandal pode ser adiada para a middle-season, assim Kerry não estaria mais grávida quando as gravações começassem. É muito improvável que a série use a gravidez como uma história para Olivia, até porque a primeira gravidez da atriz foi escondida por cadeiras e outros objetos do cenário e a personagem já engravidou nessa temporada e optou pelo aborto.

E o que acharam dos episódios de Scandal? Deixe seu comentário e até a próxima review!

 


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×