Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×01 I Know What You Did Last Summer

Por: em 31 de maio de 2016

Scream – 2×01 I Know What You Did Last Summer

Por: em

-Taking subconscious fears and externalizing them is what horror is all about. You go to the movies, it ends, the lights come up, and then, everybody goes home feeling better.

-Or they go home to the horror of their actual lives.

Meus caros, finalmente Scream retornou! Após uma boa temporada inicial, as expectativas estavam altas. Ano passado a série surpreendeu ao honrar o gênero slasher do modo mais clássico possível, ao mesmo tempo em que aplicou uma roupagem mais moderna e temas atuais, tornando-se um produto extremamente divertido que acabou virando o guilty pleasure de muita gente por aí… Entretanto, os erros ainda apareciam aqui e ali: A protagonista demorou para começar a ficar interessante, a assassina foi previsível, faltou um pouquinho de coragem na hora de matar personagens principais na season finale… De qualquer forma, se depender do retorno, grande parte desses equívocos foram solucionados nessa temporada. Estão todos prontos?

O seriado já mostrou estar aprimorado logo na sequência inicial: Tivemos horrorception! A metalinguagem é um dos pontos fortes da franquia Pânico e na série praticamente toda essa função ficou nas costas do Noah. Ele sempre foi o responsável por uma enxurrada de referências que, em grande parte, funcionavam, mas hora ou outra acabavam caindo na repetitividade. Deixando os fãs do original felizes, agora fizeram igualzinho no filme e colocaram um filme dentro da história sobre a história. Claro que a série nunca será igual a franquia cinematográfica, visto que a segunda deu um peso muito maior na parte metalinguística do horror e teve como um dos cenários a própria Hollywood. Entretanto, essa homenagem maravilhosa já mostra que estão dinamizando a forma de referenciar o gênero e, quem sabe, em alguma temporada teremos uma abertura icônica igual a de Pânico 4

Acima de tudo, “I Know What You Did Last Summer” foi um episódio usado para estabelecer a nova fase da série. O Lakewood 6  – termo muito bem escolhido – ficou traumatizado após os acontecimentos e ainda está tentando voltar à normalidade. Emma, por sua vez, parece cada vez mais disposta a abraçar o título de final girl. Aquela garota medrosa que tentava escapar de suas ameaças deu lugar à uma pessoa corajosa que tenta solucionar o que a está assombrando. Certas decisões podem parecer um pouco idiotas, como ir à noite até o galpão do irmão de um antigo assassino com apenas uma amiga, mas convenhamos que isso é muito mais interessante de acompanhar do que um drama melancólico.

Enquanto isso, alguns novos personagens foram introduzidos: Zoe, o filho do xerife (Stavo) e a professora. O filho do xerife definitivamente está escondendo algo, mas como o roteiro tenta não ser tão óbvio, o desenho da Emma deve fazer parte de alguma história que não tem ligação direta com o novo assassino. Zoe e a professora tiveram pouquíssimo destaque, mas provavelmente terão maiores aparições e determinada importância na trama. Meu maior medo é que errem novamente revelando que o assassino é um personagem novo. Piper foi introduzida na metade da temporada passada e este foi um dos motivos que a tornaram suspeita: Nunca confie nas pessoas novas! Falam que errar uma vez é humano, mas duas vezes é burrice…

Como cereja do bolo, logo tivemos uma morte. Jake começou sendo o típico estereótipo de bad boy, teve uma trama que parecia deslocada – afinal, a história envolvendo o prefeito serviu apenas para criar algumas suspeitas em torno dele e Will, resultando em nada muito relevante – e enfim começou a ficar mais interessante conforme alcançou sua “redenção”. Entretanto, isso não é suficiente para que ele faça grande falta futuramente. Sua relação com a Brooke estava sendo bonitinha de acompanhar, mas Scream já provou que não deixará ser levada pelo romance. Dessa forma, quem acompanhou as notícias já estava esperando a morte dele já que do Lakewood 6 ele era o mais deslocado – e, afinal, como ele iria sobreviver após falar que ama a Brooke? Falar algo do tipo é praticamente uma sentença de morte…

Vale destacar o fato de que a morte estava sendo filmada. Primeiramente, cheguei a cogitar que era uma forma de forjar a morte do Jake e revelar no futuro que ele estava envolvido nos crimes. No fim, isso não parece fazer muito sentido pela cena do “sequestro” em que ele estava sozinho e porque antes da morte o coitado estava completamente machucado. Parecem restar duas possibilidades: O vídeo será usado para aterrorizar alguém ou o assassino filmará cada morte com objetivo de montar um filme bizarro… Alguns detalhes parecem tender à segunda alternativa, como por exemplo a inserção do cinema na série e a fixação da população pelos crimes que aconteceram.

No fim, novos mistérios foram estabelecidos, mas tudo parece retornar para um ponto comum: Brandon James. É difícil prever se novamente a história irá focar no passado de Lakewood, mas certamente existe alguma conexão ainda não revelada. Ameaças, sonhos estranhos, morte, referências… Parece que começamos o segundo ano bem, né? E você, o que achou do retorno? Conte pra gente!

Observações:

-Não achei espaço para comentar no texto, então vai aqui: Qual a relação da Audrey com os assassinatos? Ela foi fisicamente responsável pela morte de alguém? Parece que ela vai ficar em um jogo de gato e rato enquanto a máscara não cair, mas a revelação definitivamente irá abalar seu grupo de amigos.

-Na primeira aparição do Noah, enquanto falava ao telefone com Audrey, ele segurava um brinquedo de porco. Emma sonhou com porcos e Jake foi distraído por outro brinquedo de porco para cair na armadilha de urso… O que diabos está acontecendo??? Será que estamos diante de uma pista ou apenas uma distração? Vale notar que Noah foi o único que estava investigando um possível cúmplice para a Piper, será que ele descobriu o envolvimento da Audrey?

-Para facilitar a vida de todo mundo, agora a Netflix possui uma parceria com a MTV e disponibiliza o novo episódio de Scream algumas horas após a exibição. Tem como não amar?

“I Know What You Did Last Summer”, outro clássico dos anos 90, sendo lembrado logo no título. Novamente, tem como não amar?


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×