Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×06 Jeepers Creepers

Por: em 7 de julho de 2016

Scream – 2×06 Jeepers Creepers

Por: em

Simples: O melhor episódio da temporada até aqui.

A parte mais divertida de Scream é, sem dúvidas, teorizar, criar uma listinha de suspeitos e torcer para que não matem seus personagens favoritos. A primeira temporada conseguiu divertir em todos esses aspectos, apesar de pecar um pouco no segundo: Quando parávamos para analisar friamente o que estava acontecendo, o número de suspeitos era pequeno, tornando relativamente fácil acertar que a grande culpada era a Piper. Provando que os roteiristas tiveram tempo para se aprimorar de um ano para o outro, aqui no 2×06 Jeepers Creepers parece que a série atingiu o ápice em brincar com a cabeça do público.

Nos primeiros episódios do segundo ano era fácil falar, por exemplo, que as suspeitas em cima do Stavo estavam extremamente óbvias e por isso ele era inocente. Agora, é engraçado perceber que a série jogou suspeitas extremamente evidentes em diversos personagens: Kieran está sempre falando coisas subentendidas, Eli continua sendo um pouco creepy, a Ms. Lang apresentou um comportamento indiscutivelmente bizarro, o possível problema psicológico da Emma possui vários indícios incontestáveis, o xerife e o prefeito falam coisas esquisitas, ninguém pode jurar que a Audrey falou a verdade, o Kevin continua sendo uma incógnita e assim por diante… Parece que não estão escondendo as evidências e, afinal, o que é real e o que foi colocado para despistar?

A história principal do episódio foi simples: Emma e Noah se uniram para tentar excluir (ou provar) a suspeita na Audrey. Quem assistiu o vídeo promocional já sabia que as coisas dariam um pouco errado e, pessoalmente, eu já acreditava que o sequestro do Noah seria falso. O que na verdade foi surpreendente (e irônico) foi o encontro “acidental” da turma com o assassino, visto que Kieran e Audrey sequer deveriam estar lá. O primeiro apareceu em um momento bem oportuno, mas vale notar que o mesmo ocorreu com o Kevin algumas semanas atrás… Será que estamos mesmo diante de uma pista?

Enquanto isso, a teoria da Emma com problemas mentais revela-se cada vez mais forte. Antes parecia que a protagonista estava tendo alucinações, mas agora alguns indícios já apontam para dupla personalidade, como o Ghostface falando que “está na cabeça dela” e os emails da conta da Riley que partiram do seu computador. Porém, é necessário considerar que a Emma esteve com o assassino no quarto do hotel e foi ameaçada. Neste caso, mesmo que o acontecido tenha sido um fingimento para assustar a Audrey, admite-se que existe um segundo culpado que entra em ação quando a Emma “maligna” não está consciente… É uma hipótese bem interessante, mas vários detalhes deveriam ser explicados para evitar furos de roteiro e talvez por isso eu tenha dificuldade em acreditar que o seriado irá de fato culpar a protagonista.

Brooke, por sua vez, decidiu conduzir uma investigação pessoal. Ela mais uma vez provou porque merece o título de rainha da série e agiu de maneira sensacional, mas é triste perceber que quando ela descobrir o que aconteceu com o Mr. Branson isso terá um grande impacto emocional nela. Aliás, é a segunda vez que o assassino faz algo que atinge diretamente a Brooke, então podemos estar diante de alguma conexão… Outros detalhes excêntricos dessa história toda: Como o assassino sabia qual era o quarto do Branson? O braço dele foi brutalmente cauterizado, então ele provavelmente irá sobreviver e isso foge do padrão. Qual a razão? E afinal, o álibi era para ele ou para a professora? A Ms. Lang está mostrando-se cada vez mais estranha.

No fim, a Audrey pareceu bastante sincera na sua confissão. A capacidade mental dela não é muito grande, como a gente já pôde perceber, então a justificativa pareceu um tanto plausível com seus atos e se encaixou com os fatos (será que a Piper descobriu ser filha do Brandon após começar o suposto documentário?). Contudo, é sempre seguro ter um pé atrás, assim como o Noah demonstrou nos últimos minutos. Anotem: Aquela gravação ainda vai dar muito o que falar…

Observações:

-Filme do título: Jeepers Creepers (Olhos Famintos), de 2001. Analisando o episódio, provavelmente nenhuma referência direta foi feita a ele. Entretanto, se refletirmos sobre a famosa frase “every twenty-third spring for twenty three days it gets to… eat” e o fato de que a primeira onda de assassinatos ocorreu em 1994 – deixando um número de anos semelhante a 23 –, esse poderia ser um indício do retorno de Brandon James…

-A produção aparentemente esqueceu a Zoe e o Eli em um churrasco.

-O Jake recebia dinheiro do pai da Brooke, que por sua vez foi quem deu ao garoto a localização do celeiro onde ele foi morto. Enquanto isso, Branson estava esperando para receber esse dinheiro do Jake. História paralela ou mais uma suspeita?

-Bolão dos suspeitos: Brandon James, Kieran e Eli.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×