Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Scream – 2×11 Heavenly Creatures

Por: em 13 de agosto de 2016

Scream – 2×11 Heavenly Creatures

Por: em

“How does somebody bury a guy alive and not leave any fingerprints?” Hmmm, talvez exista um negócio chamado… Luvas?

É difícil julgar “Heavenly Creatures” como um episódio isolado, visto que ele é explicitamente a primeira parte da season finale. As últimas pistas foram colocadas no jogo e a trama terminou justamente no auge, deixando tudo em aberto para a explicação na próxima semana – ou, pelo menos, assim espero. O plano final do assassino foi colocado em prática e nos últimos minutos vimos o que provavelmente era seu maior objetivo durante a temporada. Antes de chegarmos lá, alguns detalhes precisam ser ressaltados.

O luto do Noah foi mostrado e pudemos ver toda a raiva e tristeza nos seus atos. Ele sobreviveu ao ataque do assassino, entretanto nunca mais será o mesmo após perder duas pessoas próximas como a Riley e a Zoe. Caso o nerd sobreviva ao último episódio, seria bacana se explorassem um lado mais sombrio dele se a série for renovada. O humor e referências são bacanas, mas essa é uma ótima oportunidade para mostrar outra faceta do mesmo. Enquanto isso, Brooke também será ainda mais danificada. Depois do Jake e Seth, a garota irá descobrir que perdeu o próprio pai. Existe a teoria de que o assassino possui uma fixação com ela, mas no fim provavelmente tudo é fruto de uma trágica coincidência. De qualquer modo, é triste ver todos personagens tão queridos quanto esses sofrerem, porém esse é o preço a pagar pela sobrevivência em uma história assim.

É interessante notar como o episódio gastou tanto tempo jogando suspeitas óbvias no Eli. Semana passada vimos ele ao lado da casa da Emma, agora a primeira cena foi o assassino invadindo seu quarto. A relação com o prefeito foi explorada, ameaças foram mostradas, as cartas da Audrey foram encontradas… Porém, ao mesmo tempo, todas essas suspeitas aplicam-se ao Kieran: as cartas foram facilmente encontradas pelo garoto, então é muito provável que ele mesmo tenha incriminado o primo. Kieran encontrou os documentos relativos ao prefeito e logo em seguida as ameaças surgiram. Ele apareceu no celeiro justamente quando a confusão acabou… Revendo a primeira temporada pela perspectiva do Kieran culpado, tudo se encaixa (ainda mais considerando que ele encontrou algum parceiro após a morte da Piper). O roteiro não joga um milhão de suspeitas explícitas nele e isso torna-o ainda mais estranho.

Depois da divulgação do vídeo pelo podcast, o próximo passo do assassino ficou óbvio e toda cena era possível perceber como as protagonistas caíam cada vez mais na armadilha. Aliás, sobre o vídeo em si, é fácil acusar o Stavo sobre o ocorrido: o vírus apareceu no computador do Noah depois dele receber a história em quadrinho, os desenhos no vídeo são semelhantes aos do Stavo e, mais para a frente, o celular encontrado visto no celeiro é igual ao que ele usa. Engraçado perceber a facilidade de achar pistas contra Eli, Stavo e Kieran, então sinceramente estou esperando por alguma surpresa além da provável culpabilidade de algum deles.

Quanto ao final, vi muitos comentários criticando a atitude da Emma e da Audrey na cena do crime. Não estou dizendo que elas foram espertas, mas as ações delas são compreensíveis. O Quinn ainda não estava morto e tentaram estancar o ferimento e, ouvindo um barulho que provavelmente seria do assassino, o mais racional era justamente encontrar algo para se defender – mesmo que essa fosse a arma do crime. Juntando isso com toda a tensão e o desequilíbrio emocional do momento, a situação torna-se coerente.

Por fim, alguns paralelos com a franquia cinematográfica são curiosos. No vídeo promocional do próximo episódio as duas garotas estão no carro da polícia e são confrontadas pelo assassino: em Pânico 2, Sidney e Hallie passam por uma situação bem semelhante, resultando na morte da segunda. No primeiro filme, Billy e Stu fingem não gostarem um do outro, mas no fim são cúmplices nos assassinatos (Kieran e Eli, será?). Vale ressaltar que Billy possuía problemas familiares (a separação dos pais), fato que o motivou, enquanto na série o Kieran possui um passado obscuro quanto os pais. Por outro lado, Billy fingiu a própria morte no meio do filme, então seria possível que algum personagem “morto” tenha envolvimento? Vale lembrar que o assassino está sendo brutal nessa temporada, entretanto não vimos a morte da Zoe e o corpo dela estava “inteiro”. Ok, talvez eu esteja indo um pouco longe ao acusar os mortos… Chega de internet por hoje.

Observações:

-Filme do título: Heavenly Creatures (1994), dirigido por Peter Jackson. A história explora a forte relação entre duas amigas, chegando ao ponto de virar uma obsessão. As duas se afastavam da realidade e sonhavam com uma terra cheia de fantasias, mas isso acabou sendo o estopim para um assassinato cruel. O título foi uma clara referência à relação entre Emma e Audrey, principalmente considerando a distorção feita no vídeo pelo assassino.

-Diversos boatos estão rolando na internet falando que Scream terá um especial de dois episódios no Halloween, devido ao fato de que supostamente 14 episódios foram gravados. Em um fórum do reddit, um usuário comentou que o especial se passará meses depois da season finale e irá explorar  a história do Brandon James. Seria meu sonho?

-Mais alguns detalhes que ajudam na incriminação do Kieran: quando estavam trancados na escola, Emma recebeu uma mensagem do assassino e o Kieran estava do seu lado. Três soluções: mensagem mandada automaticamente, ele convenceu a Hayley a mandar (visto que supostamente estavam tendo um caso e a Hayley já havia feito uma brincadeira com a Audrey quanto aos assassinatos) ou ele possui algum parceiro. Quanto ao incidente na casa dos espelhos, vale relembrar que ele rapidamente se rendeu à polícia, tornando improvável que eles atirassem nele abruptamente.

-O Noah foi esfaqueado e fica sozinho gravando podcast no hospital. Cadê os pais?

-Último bolão do assassino: Kieran e mais alguma pessoa que eu prefiro acreditar não ser o Eli ou o Stavo.


Douglas

Possui mais séries na grade do que tempo disponível. Viciado em cultura pop, bandas indies e, principalmente, ketchup.

Curitiba / PR

Série Favorita: Seinfeld

Não assiste de jeito nenhum: Anger Management

×