Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Second Chance – 1×11 Gelassenheit (Season Finale)

Por: em 3 de abril de 2016

Second Chance – 1×11 Gelassenheit (Season Finale)

Por: em

Lassen vem do alemão, quer dizer “deixar”. O problema das traduções é que nem sempre elas traduzem o sentido completo de uma palavra, e no alemão isso vem a ser um problema sério. Como na ultima review, esse episódio é heideggeriano. Gelassenheit significa “serenidade”. Não no sentido de estar calmo, mas no sentido de aceitar algo pelo que é, não pelo que vem a ser em termos de signos, e não se influenciar negativamente ou positivamente. É uma dupla admissão, não de concordância, mas de aceitação. É o ato de ser passivo. É a maneira pela qual nossos protagonistas se utilizam de Alexa, é a percepção de Jimmy tem de si no avião. É a maneira em que agiu Otto para salvar Gracie.

second-chance-111-Gelassenheit-finale-cancelled-2016-images

É a utilização de um instrumento, sem se importar com a origem ou o que ele pode te tornar em termos dessa utilização. Exemplo, e esse é um exemplo de peso considerável, o nazismo desenvolveu algumas evoluções medicinais se utilizando de seu método bárbaro de testes em judeus, negros, gays, latinos etc.. Essa evolução pode ser considerada um instrumento para a melhora da qualidade de vida do homem. No entanto, foi desenvolvida por meios antiéticos. Se utilizar desse novo tipo de tecnologia medicinal te torna antiético também? O Gelassenheit é a admissão da realidade desse desenvolvimento, do possível julgamento que farão de ti, e a adoção da serenidade em relação a utilização dessa nova forma de se praticar a medicina, visto que irá salvar inúmeras vidas. É o afastar-se do simbólico por trás de um instrumento e apegar-se apenas ao seu Real. Ele trabalha dessa forma. Uma chave inglesa gira, e é isso que nos importa.

Assim, temos Duval utilizando Alexa por ferramenta para a salvação de Gracie. Há uma abdicação de qualquer sentimento ruim para com Alexa não somente por parte de Duval, mas de Mary que a leva para ter um diálogo com a família Pritchard. Abdicação de qualquer tipo de sentimento posterior que desenvolvam por esta mesma situação em relação ao Si. Se seguirmos a ideia de ética motivada pelo afeto e proximidade de David Hume, muito se explica sobre endossos e recusas de escolhas e possibilidades do Gelassenheit. Otto realiza o ato ético não por ser ético, mas pelo afeto que tem por Mary e pelo desejo de uma existência plena para sua irmã. E, decorrente de suas ações, percebeu que a escolha correta era fazer exatamente o que fez.

Não obstante ser em Pritchard e Mary que os olhares focam mais, Alexa e Otto disponibilizam as grandes questões a serem debatidas nesse seriado, no final das contas. E, além disso, levam ao clímax de toda a história. Temos aqui uma série humana, demasiada humana, que merece ser assistida com livros de teoria ética, ontológica e afins do lado. Aproveitar e curtir tudo de novo, uma vez que, provavelmente, ela será cancelada(inicialmente seriam 13 episódios, diminuíram para 11). E você? Qual sua opinião sobre essa Season Finale de Second Chance?


Vinicius Scoralick

Historiador, cinéfilo e psicanalista de séries. Duelista profissional de Yu-gi-oh!. O nerd que você jamais imaginou. Uma mistura de Zizek com Schopenhauer.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Black Mirror

Não assiste de jeito nenhum: Shonda Rhimes

×