Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Secrets & Lies - The Fall

Secrets & Lies – 2×09 The Brother / 2×10 The Truth (Season Finale)

Por: em 7 de dezembro de 2016

Secrets & Lies – 2×09 The Brother / 2×10 The Truth (Season Finale)

Por: em

Bem, os dois últimos episódios de Secrets & Lies foram ao ar em sequência. Imagino eu que seja pelo próprio desenvolvimento da história, uma vez que ao final do nono episódio já conseguimos descartar a maioria dos suspeitos. Sabendo quem matou Kate, eu não consigo evitar o assunto e fazer as reviews dos episódios separados. Caso você não tenha visto a season finale e não queira saber o final, não continue lendo.

Spoilers are comming…
Secrets and Lies

Pois bem, meu grande suspeito sempre foi John Warner, que personagem mais estranho. Embora ele não tenha sido o assassino de Kate, o final dele não decepcionou. Outra família. Todo aquele tempo que o cara andava viajando e deixava os filhos com a mulher abusiva, ele tinha outra família. Isso joga até uma outra luz no próprio comportamento da Mamis Warner. Gostei bastante da forma como eles resolveram toda a situação do John. Todos os componentes estavam ali antes, o segundo telefone, a ligação do centro de tratamento de câncer, as milhões de viagens por todos esses anos – sendo que nunca havia qualquer follow up de qualquer “negócio”. E o principal, a chantagem. Se tem uma coisa que não batia no episódio oito era John Warner ser o chantagista, o filho, mais velho, mas com muitos ciúmes da segunda família do pai faz mais sentido.

Então voltamos a minha primeira suspeita, Amanda, a irmã que só queria engravidar. Opa! Por um lado, ser a Amanda confirma a teoria de Cornell, de que a assassina sempre tenta se meter no caso. Esse foi o principal indício da culpa de Amanda para mim. Desde o primeiro momento ela estava se intrometendo na investigação. Fez de tudo para o Eric não colaborar com a Cornell, inclusive fez Eric ficar meio paranóico. Por outro lado, esse desfecho apresenta alguns problemas.

Primeiro que a motivação é tosca para dizer o mínimo. Não, eu não imagino como seja para uma mulher não conseguir conceber e fazer todos os tratamentos possíveis para isso. Sim, imagino que ela poderia ficar muito chateada, até brava com o universo por ter sido tão fácil para Kate, mas a ponto de empurrar a mulher do topo do prédio? E o “foi sem querer” saiu pior ainda. Convenhamos, que a cobertura de um prédio alto daqueles deveria ter uma proteção melhor. O assassinato não intencional não cola. Aliás, Kate morreu ali e ninguém fez nada a respeito. Não sobrou uma grana no império Warner para colocar uma cerquinha ali? Tá feia a coisa.

Secrets and Lies Finale

Embora eu ache a situação toda esdrúxula, o que me incomoda mais na verdade é o objetivo de Amanda. O que ela queria depois de ter matado a amiga? Qual era o plano de fuga dela? Ela realmente achou que só comprar um vestido novo resolveria o caso? Amanda é caracterizada na série como uma boa advogada, ai me vem com essa… Levando em conta tudo que a personagem tinha para agregar a história, acho que teria sido bem mais interessante se a gente soubesse lá pelo quinto episódio que havia sido ela e pudesse acompanhar esse jogo de gato e rato entre Amanda e Cornell. Nós vimos algumas farpas trocadas entre as duas, uma visão completa do panorama, com Amanda tentando enganar, tirar Cornell do caso, ou entregar algum suspeito – qualquer suspeito – teria sido mais interessante do que repetir o formato de mistério, que fazia mais sentido e era necessário para o cenário bucólico, centrado em uma família do subúrbio da primeira temporada.

Não me entendam mal, eu gosto do formato, de fazer teorias sobre quem matou, mas fato é que a primeira temporada foi mais coesa e bem resolvida do que a segunda com o excesso de segredos e mentiras da família Warner. Parte da bagunça dessa temporada vem do fato da vítima, por se tratar de uma mulher adulta, poderia ter a sua vida revirada do avesso em busca de culpados, diferente da anterior em que a vítima era uma criança. Isso seria mais legal, se Kate tivesse cometido algum, erro, mas a série não teve coragem de falar mal da vítima, diferente da maioria dos jornais que assistimos, por exemplo.

No fim das contas, Secrets and Lies é um bom entretenimento para quem gosta de brincar de detetive enquanto assiste televisão, mas a série poderia ter evoluído melhor nesta segunda temporada. Se houver uma próxima, parece que Cornell pode ser a vítima. Será que teríamos Danny investigando neste caso? O personagem dele foi bem mais carismático que ela, e pelo menos assim o personagem ganha um propósito, porque a plot com a filha dele foi péssima.


Mariane Lima

Apaixonada por histórias, em todos os formatos, conta com listas enormes de livros que quer ler e filmes e séries para assistir.

Porto Alegre / RS

Série Favorita: House of Cards, Game of Thrones, Scandal

Não assiste de jeito nenhum: Once upon a time...

×