Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Séries em Filme: Tarantino

Por: em 3 de dezembro de 2010

Séries em Filme: Tarantino

Por: em


Como tem algum tempo que não fazemos post sobre “séries em filme”, relembramos que esta coluna tem o intuito de apresentar para o leitor alguns filmes com rostos que nos são familiares por terem atuado em séries e indicar alguns filmes para variarmos um pouco a programação do final de semana.  O Caio já fez post sobre comédias românticas, terrorbesteiróis e vencedores do oscar.

Admito que sou fã do diretor Quentin Tarantino. Logo, este post é temático e apenas filmes dirigidos por ele estarão listados aqui. Pode ser considerado mais uma homenagem do que um tema, na verdade. Mas, vamos ao que interessa.  As férias estão chegando, final de semana está aí, que tal assistir a um bom filme?

Cães de Aluguel (Reservoir Dogs) – 1992


Direção: Quentin Tarantino | Duração: 99 minutos

Sinopse: Cabot reúne 6 ladrões para um assalto à uma joalheria. Nenhum deles conhecem um ao outro e usam cores como apelido. O assalto dá errado e eles começam a achar que um deles é informante da polícia. Mr. White (Harvey Keitel) e Mr. Orange (Tim Roth) conseguem fugir do local cercado de policiais e chegar no armazém, que é o ponto de encontro. Mr. Orange está gravemente ferido e todos os assaltantes vão chegando e começa uma grande rede de acusações mútuas.

Cães de Aluguel é o segundo filme de Tarantino como diretor e seu o clima de tensão sobrecarrega o ambiente, pois nós sabemos quem é o informante e vemos crescer a confusão dentro do galpão. Tarantino consegue desconstruir a cronologia do filme e ir contando as histórias de cada um, como é comum em seus filmes.

Atores de séries no filme:

  • Tim Roth (Lie to Me) como Mr. Orange – Freddy Newandyke
  • Michael Madsen (24 Horas) como Mr. Blonde – Vic Vega

Pulp Fiction (Pulp Fiction – Tempo de Violência) – 1994


Direção: Quentin Tarantino | Duração: 154 minutos

Sinopse: Considerado o grande marco da carreira de Tarantino, Pulp Fiction é ícone da cultura pop hoje em dia. Dirigido e escrito em 1994, o filme conta três histórias em forma não cronológica que, ao final, se entrecruzam, provando mais uma vez a maestria que Tarantino aplica a seus roteiros, desta vez escrito em parceria com Roger Avary.  Vicent Vega e Jules Winnfield são dois mafiosos que tem a missão de fazer uma cobrança para o chefão mafioso Marsellus Wallace.

Na outra história, Mia Wallace, esposa do chefão, precisa ser “vigiada” por Vicent Vega, o mesmo da primeira história. Uma Thurman é quem dá vida à Mia. A cena da overdose da personagem é sensacional. Por último, ainda conhecemos a história de Butch Coolidge, um pugilista vivido por Bruce Willis e que tem a vitória de sua luta comprada pelo mesmo chefão lá do começo. Porém, ele não cumpre a parte do combinado, vence a luta e precisa fugir de Marsellus.

A trama é envolta em muita ação, diálogos incríveis e uma ótima opção de entretenimento.

Atores de séries no filme:

  • Amanda Plummer (Battlestar Galactica e Law & Order SVU) como a Honey Bunny ou Yolanda
  • Eric Stoltz (Caprica e Grey’s Anatomy) como Lance

Jackie Brown – 1997


Direção: Quentin Tarantino | Duração: 154 minutos

Sinopse: Terceiro filme da carreira de Quentin, o filme teve seu roteiro baseado no livro Rum Punch, de Elmore Leonard. Jackie Brown é uma comissária de bordo que participa de transações ilícitas. A polícia, quando descobre a ação da comissária, desconfia que ela não é o peixe grande e sim uma agente da rede que o peixão tem armado através dela.

Depois de um acordo, ela passa a fazer com que o policial ache que ela está cooperando com o fato de desmascarar o chefão, Ordell Robbie, traficante de armas. Mas, no final de tudo, ela arquiteta tudo de uma maneira que tanto o policial quanto o traficante saiam prejudicados e ela, sem remorso algum, consegue sua liberdade e o dinheiro.

Atuações excelentes e ouso dizer que é um dos melhores filmes do diretor.

Atores de séries no filme:

Kill Bill I e II – 2003/2004


Direção: Quentin Tarantino | Duração:  111 minutos

Sinopse: A Noiva (interpretada por Uma Thurman) acorda de seu coma em busca de vingança contra os ex-parceiros do Deadly Viper Assassination Squad, principalmente de Bill, que levou sua filha embora, enquanto a deixou para morrer, com um tiro na cabeça. Esta é a história de Kill Bill, uma narrativa não linear, apresentada em dois filmes, um de 2003 e outro de 2004.

Kill Bill é o quarto filme de Tarantino enquanto diretor e mostra a evolução dele como roteirista. Nos filmes, ele assina tanto a direção quanto os roteiros. O talento de Uma Thurman é visível nas produções, onde ela protagoniza diversas cenas de luta muito bem coreografadas. O filme tem seu exagero tarantinesco de sangue, principalmente, mas esta é uma das marcas do diretor. Acho o entrelaçamento do roteiro um dos pontos mais sensacionais nas duas produções. Você sente a vingança sendo feita aos poucos, vai crescendo com a personagem principal – ou, conhecida também como Mamba Negra, The Bride ou Beatrix Kiddo.

Atores de séries no filme:

  • Lucy Liu (Cashmere Mafia e Ally McBeal) como O-Ren Ishii ou “Queen of Tokyo Underworld”.
  • Michael Madsen (24 Horas) como Budd

Death Proof (À Prova de Morte) – 2007

Direção: Quentin Tarantino | Duração: 114 minutos

Sinopse: Este filme é fruto de um projeto que Quentin Tarantino e Robert Rodriguez idealizado. Juntamente com Planet Terror, Death Proof dá conteúdo ao projeto Grindhouse. Os dois filmes são ambientados nos mesmos cenários e tem diversos de seus personagens em comum. Entretanto, o do diretor Tarantino é mais referencial aos filmes de ação dos anos 70. É um terror comedido, mostrando até que ponto o ser humano pode chegar.

O filme é dividido em duas partes: na primeira, uma grande introdução cheia de diálogos engraçados e interessantes, conta a história de Julia Wild, uma apresentadora de um programa de rádio local. Ela e suas amigas vão para um bar, onde acontecem diversas situações que não agregam tanto ao filme como um todo. No entanto, depois, percebemos que muito do que é apresentado na primeira parte faz muito sentido na segunda. A dublê de Uma Thurman é a protagonista desta segunda parte do filme.

Quem gosta de ação, cenas de adrenalina envolvendo carros e mais um roteiro bem amarrado com uma trilha sonora surpreendente (e da coleção de vinis de Tarantino!), é uma excelente recomendação!

Atores de séries no filme:

Inglorious Basterds (Bastardos Inglórios) – 2009


Direção: Quentin Tarantino | Duração: 114 minutos

Sinopse: Tarantino utiliza um de seus mais conhecidos artifícios para descostruir a cronologia de um fato hiper-relevante para a história mundial: a queda de Hitler. A história é dividida em capítulos e vai sendo apresentada aos poucos, com diálogos suaves e atuações magnifícas, como a do ator Christoph Waltz. Na trama, ele vive um dos soldados da SS alemã, que caçava judeus a todo custo.

No filme, um grupo de norte-americanos se infiltra na Alemanha nazista e consegue trazer a principal figura do nazismo abaixo. É interessante a forma que Tarantino trabalhou com os atores, principalmente Brad Pitt, que saiu um pouco do óbvio neste papel.

Quem gosta de história pode se irritar com a distorção intencional e gritante dos fatos que estão ali no filme, mas quem gosta de uma história bem contada, tem à disposição as imagens, roteiro e atuações com timing ideais e que sairam da mente de Quentin Tarantino.

Atores de séries no filme:

Além de seus filmes, Tarantino fez participações nas seguintes obras:

  • CSI (2005) –  o diretor dirigiu o episódio duplo Grave Danger. O episódio é sensacional e enxergamos nele, do início ao fim, características tarantinescas. Da mesma forma que Uma Thurman é enterrada viva em Kill Bill, o CSI Nick Stokes (George Eads) passa pela mesma experiência no episódio dirigido por Tarantino.
  • ER (1994) – Tarantino fez a direção do episódio Motherhood, penúltimo da primeira temporada.
  • Sin City (2005) – o diretor aparece como diretor convidado e deu alguns pitacos na produção do filme.

* Colaboraram neste texto Camila e Bianca.

As fotos utilizadas da matéria e algumas das informações utilizadas foram retiradas do Internet Movie Database.


Lucas Soares

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×