Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sherlock X Elementary

Por: em 4 de janeiro de 2017

Sherlock X Elementary

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers leves,

nada que estrague a série ou a sua experiência.

O detetive Sherlock Holmes já ganhou muitas adaptações ao longo de sua vida, para a TV, cinema… Além das séries que foram baseadas no próprio detetive, algumas outras se inspiraram em suas aventuras para a construção do roteiro, desenvolvimento de personagens, como em House, por exemplo.

Atualmente duas séries estão no ar com adaptações direta da obra de Sir Arthur Conan Doyle, Elementary e Sherlock, uma americana e outra inglesa, ambas modernizaram a obra e a adaptaram para os dias atuais. Apesar da mesma base, as duas tem muitas diferenças (alem da regularidade de exibição) que as distiguem e as tornam tão interessantes:

O Ambiente: Londres X New York

Uma grande diferença entre as duas séries é o local onde elas se passam. Elementary tomou uma liberdade criativa maior que Sherlock da BBC e trouxe o detetive inglês para New York, fugindo de seus hábitos viciosos que foram cultivados em Londres, assim como fugindo de sua família. As duas cidades são grandes polos que trazem a mesma carga de interesse e diversidade que as duas séries precisam. Se não é para ser em Londres, New York é a escolha mais acertada. Dá para se divertir e viajar nos cenários das duas cidades.

Sherlock X Sherlock

Vamos ao astro principal das séries: Sherlock Holmes. Benedict Cumberbatch e Jonny Lee Mille dão vidas diferentes para o detetive. Os dois são ingleses e o sotaque não muda, o que ajuda a manter uma relação afetiva com a história original de Sir Arthur Conan Doyle. Os dois são ótimos atores, embora Benedict tenha maior destaque na mídia no momento, Jonny não deixa a desejar como Sherlock. As duas produções tratam o detetive de forma diferente e os dois Sherlocks são muito inteligentes e atento a detalhes e com memória bem superior a de meros mortais (nós).

Os dois possuem vícios, mas a relação que os dois tem com a droga e o impacto que tem na vida deles é diferente. Em Elementary esse é um aspecto a ser superado, faz parte da premissa da série e tem grande influência nas tramas dos episódios; em Sherlock o assunto é tratado quase levianamente, sem muito destaque ou importância. O Sherlock de Cumberbatch tem uma aura mais brilhante, com o pouco tempo que tem para solucionar casos, eles tem que confiar neste brilhantismo quase sobrenatural do detetive. Em Elementary, apesar de essencial, Sherlock é mais mundano, com sofrimentos mais próximos da realidade de todos nós.

Dr. Watson, Jonh X Joan

sherlock_x_elementary4

Antes da estreia de Elementary, a opção por transformar o eterno companheiro de Holmes para o gênero feminino foi bastante questionado, e mesmo após a estreia o questionamento sobre a transformação e a atuação de Lucy Liu continuaram por um tempo. Mas a atriz provou que essa foi a escolha mais acertada entre todas as mudanças feitas pelos produtores da série, a renovação que essa alteração trouxe para o Sherlock é uma das melhores coisas que Elementary apresenta ao público atualmente.

Joan não é só a médica que acompanha Sherlock, ela é um elo indispensável entre Sherlock e o Departamento de policia de NY, tornando essa relação mais interessante, de Sherlock com o mundo real, humanizando o personagem. Joan tem uma delicadeza que a maioria das séries policiais não possuem, e mesmo investigando homicídios ela ainda consegue ver coisas boas em todos e todos lugares. Mas ela não é só a personificação do coração enquanto Sherlock é o cérebro, ela se torna uma detetive muito habilidosa, lembro a vocês aqui que, quem traça o plano para capturar Moriarty é ela.

A semelhança entre os dois Watsons fica na convivência com Sherlock, a dupla de investigadores moram juntos em ambas as séries, ao menos no início das temporadas. Esse fato aprofunda o relacionamento entre Sherlock e Watson em suas muitas formas.

Moriarty X Moriarty

sherlock_x_elementary2

O que dizer do arqui inimigo de Sherlock? o personagem é brilhantemente desenvolvido nas duas séries, sendo aproveitadas no máximo que a diferença entre as duas produções permitem. E isso é bom. Em Sherlock com poucos episódios temos um vilão mais caricato, mais aterrorizante e contundente. Em Elementary, Moriarty carrega uma carga de responsabilidade sobre Sherlock de uma maneira diferente, além de novamente os produtores fazerem a opção por caracterizarem um personagem importante para a série como mulher, que é também o amor de Sherlock, Irene Adler.

Enxergo o Moriarty de Sherlock com uma vilanidade que não vejo em Elementary, mas aqui ela aparenta ser mais engenhosa e com ambições maiores do que ser apenas o antagonista de Sherlock, capaz de organizar e manter uma grande rede criminosa que não tem Sherlock como centro de atividade, que ainda pode ser muito mais explorada na série. O antagonismo de Moriarty em Sherlock nos leva a episódios com mais ação e mistérios do que vemos em Elementary, captando mais nossa atenção ao longo dos poucos episódios que temos.

NYPD x Scotland Yard

sherlock_x_elementary3

Como muda-se o cenário das séries, muda-se também o departamento de polícia que Sherlock ajuda com consultoria. Perdemos a participação do Detetive Lestrade, mas ganhamos bons detetives da NYPD para acompanhar. Ganhamos também em diversidade que falta e muito em Sherlock, o detetive Bell e o padrinho Alfredo dão representatividade negra à uma série que normalmente só vemos homens brancos. Dentro do departamento temos a possibilidade de ver aparições menores de outras etnias e gêneros como policiais ou suspeitos.

Com a grade maior de episódios em Elementary, temos também o aprofundamento das relações entre e destes personagens que são importantes para as séries, podemos vera vida dos personagens secundários, o que não acontece em Sherlock e a Scotland Yard. Neste plano Elementary novamente aproxima a genialidade de Sherlock do mundo e dos problemas reais na maioria dos casos que trabalham.

Família

sherlock_x_elementary-1

Família é sempre engraçada né? De longe parecem uma coisa, de perto… de perto ninguém é normal. Em Sherlock vemos muito o seu irmão Mycroft, que ocupa um cargo no governo britânico (ele fala que é um cargo de baixo escalão, mas seu acesso à informação e recursos mostra o contrário), tentando à sua maneira manter Sherlock longe de perigo, assim como o Mycroft de Elementary, porém aqui este faz sacrifícios pessoais pelo irmão. O relacionamento entre os irmãos é conturbada em ambas as séries, já o relacionamento com Watson é bem diferente.

Em Elementary vemos também o pai de Sherlock em aparições especiais com uma certa regularidade e com uma trama muito interessante na quarta temporada!

Caso único X episódios procedurais

A grande diferença entre as duas produções para os fãs são a frequência das séries. Enquanto para Sherlock a BBC tem pequenas temporadas bem espaçadas e optam por trabalhar uma linha investigativa que une todos os episódios, Elementary tem casos da semana, e uma trama de background que aparece eventualmente ao longo de suas temporadas regulares e com 24 episódios. Isso faz uma grande diferença para os fãs e tornam as duas muito diferentes, possibilita Elementary trabalhar mais seus personagens e arcos de histórias.


São duas obras com propostas bem diferentes, o que só traz mais histórias para os fãs de Sherlock, podemos apreciar as duas por suas diferenças e particularidades, quanto mais Sherlock e Watson, melhor.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×