Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Silicon Valley – 4×01 Success Failure

Por: em 25 de abril de 2017

Silicon Valley – 4×01 Success Failure

Por: em

Silicon Valley dá início a mais uma temporada já provando que é a melhor série de tecnologia que você respeita. Success Failure foi um episódio redondinho, em nenhum momento perdeu sua essência e veio para mostrar que uma série pode perfeitamente chegar a seu quarto ano sem baixar o nível. E novamente me arrisco a dizer: só tem a melhorar. Quem não ama ver aqueles meninos nas vitórias e nas derrotas?

Logo de cara, já temos um impasse. Richard teve que tomar uma decisão importante na última temporada e, para manter o resquício da Pied Piper, teve que transformar sua ideia original em uma nova plataforma, a de video chat. Talvez a melhor cena do episódio tenha sido a inicial, em que ele se disfarça de Uber e faz aquele teatro todo para tentar recrutar um investidor. Por esse início, dava a entender que a série ia seguir um caminho previsível de tentar a marca de um milhão de usuários, mas aqui Silicon Valley deu aquela guinada. Richard se colocando contra o video chat dá a largada para uma nova sequência de vitórias e derrotas (conhecendo ele, mais derrotas, não é mesmo).

O mais engraçado é que o incentivo para a nova empreitada de Richard veio ninguém menos que Russ. E ele ainda tem aquele carro laranja nada chamativo, combinado com sua atitude arrogante e non sense. Não seria difícil ele se interessar por uma ideia tão arriscada e ousada como a da nova internet. O que mais gosto em Richard é que, apesar de sua completa falta de noção, ele faz as coisas com paixão. Ele vê potencial em áreas que ninguém pensa. Seria tão promissor se ele fosse tão corajoso na prática quanto é na imaginação. Mas estamos falando de Richard, no fim das contas.

E da forma como os acertos se desenrolaram, até que foi fácil demais. De um lado, a turma estava procurando maneiras para dizer para Richard que ele seria demitido, enquanto ele do nada decidiu se demitir. Os únicos pedidos que ele fez foi manter os direitos sobre o algoritmo e o nome (que todos desdenharam, depois de tudo que passaram com ele!). Agora então temos o PiperChat, sob o comando de Dinesh e a Pied Piper – empresa cuja plataforma era de compressão de arquivos, tornou-se de video chat e logo mais vai virar a nova internet. O que fica é a questão: Russ vai financiar o projeto de Richard, mas quem vai financiar o PiperChat?

A Bachmanity está firme e forte, mesmo indo contra todas as chances do destino. Afinal, uma empresa comandada por Erlich é sempre um risco para a sociedade e uma caixinha de surpresas. Ainda bem que existe o pai de Big Head (aka Ursão) para colocar fim na festa de ideias bizarras. No entanto, ele é um general e, por medo de acabar em falência novamente, quem sai prejudicado é o restante da equipe da ex Pied Piper. Quando Erlich se ofereceu para ser o novo CEO da empresa, ele jamais pensou que o ricaço seria contra essa ideia, né? Bem, acredito que foi para o melhor mesmo – apesar do Dinesh não ter lá aquela experiência com liderança, pelo menos ele tem mais juízo.

Quem acompanha as reviews aqui comigo, lembra que eu apostei que o plot de Jack na Hooli seria bastante utilizado? Pois bem, não foi o que eu imaginava. No entanto, o que estava óbvio é que dois homens geniosos e de ideias mirabolantes seriam um perigo se combinados. É um grande duelo de egos entre ele e Gavin Belson e, nessa, Jack acabou na pior. Pelo motivo mais estúpido, ele foi rebaixado (literalmente) e agora ocupa uma salinha em um dos andares de subsolo da empresa. Ter uma carreira renomada pra que se te dão uma mesinha daquele tamanho e com tanta tranqueira? Mas é o que dizem por aí, cuidado com suas escolhas.

Nisso tudo, fico pensando como ainda deixam Gavin à frente da Hooli sendo que aquele homem não dá uma dentro. Imagina só ver o caixa da empresa ser reduzido com voos particulares completamente inúteis? Claro que, na cabeça dele, faz todo sentido fazer cinco viagens até Xangai, com paradas em Moffatt e Jackson, só para provar que ele estava certo na “discussão”. E em meio a uma reunião ele nem ao menos se preocupa em fingir que está dando atenção para alguém – e isso não é de hoje. Não é possível que o nome e a imagem dele valem tanto assim.

E ainda:

– Mas é claro que o Russ não sabia nem onde ficava a escola do filho, né. Pai do ano!

– Coitada da Monica, foi apoiar Richard e acabou numa sala em frente ao banheiro masculino. Que desagradável! E como uma empresa do porte da Raviga tem uma estrutura péssima dessas em que as salas com porta de vidro podem ver os mictórios no banheiro?!

Gilfoyle: Tem outra pessoa, que não errou até agora. Que ocupou um alto cargo em uma empresa do Vale. Que saiu na capa de uma das revistas de TV mais prestigiadas.
Big Head: Parece ótimo. Podemos tê-lo?

– Tadinho do Jared, ele é o amigo mais fiel e é sempre o mais prejudicado em todos os quesitos.

Gostou do retorno de Silicon Valley ? Vem comentar com a gente!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×