Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Silicon Valley – 4×02 Terms of Service

Por: em 2 de maio de 2017

Silicon Valley – 4×02 Terms of Service

Por: em

“Eu sabia que Dinesh ia estragar tudo, mas isso superou minha expectativa” – Gilfoyle

Era uma vez um CEO na banheira, deitado em posição fetal, sofrendo com suas próprias decisões. Essa história já conhecemos e, pelo visto, não é apenas ela que está se repetindo. Dinesh assumiu o comando da PiperChat, estava mais do que empolgado com sua recente fama e pagou até de empresário babaca excluindo Richard do acesso aos dados da plataforma. Seus 11 dias de reinado foram curtos e desastrosos, tudo isso porque ele esqueceu um pequeno detalhe que colocaria em risco 21 bilhões de dólares que ele nem tinha.

Aquele monte de letrinhas minúsculas dos termos de uso nem sempre são lidas pelos usuários, mas como toda boa documentação, é isso que impede uma falha astronômica quanto a violação dos direitos civis. Imagina só colocar um monte de crianças de risco só porque esqueceu de uma tela! Nisso tudo, a lição que fica para Dinesh é que de adianta nada adianta um aplicativo com milhares de usuários se cada um deles vai se tornar um prejuízo depois. Porque 16 mil vezes esses milhares de usuários e, pior ainda, multiplicado pela quantidade de uso é uma dor de cabeça e tanto.

Mas se tem uma pessoa com sorte nessa história é o mesmo que tem todo o azar, por mais contraditório que pareça. Dinesh, por sua omissão, seria pessoalmente responsável pela dívida – a não ser que ele conseguisse se livrar de tudo isso. E foi bem mais fácil que ele imaginou. A ligação de Gavin Belson já dava a entender que ele queria comprar a PiperChat. Melhor que isso, a irresponsabilidade de Dinesh nas entrevistas permitiu que o proprietário da Hooli tivesse armas para inclusive tomar a plataforma dele. Como sempre, Gavin não fazia a mínima ideia do que estava fazendo.

A principal motivação da nova aquisição foi no estilo mais absurdo de Gavin. Ele só queria acesso ao histórico de Jack no chat para confirmar se ele estava tramando algo contra o próprio chefe. Outra página da história que voltou a se repetir foi a entrevista em grupo com os usuários do PiperChat – e estava ali na cara a triste realidade a qual as crianças estavam expostas: no meio de tantas menininhas, um homem velho com cara estranha. É claro que isso provocou a mais profunda ira de Gavin, mas temos que lembrá-lo que a culpa é toda dele?

Nesse episódio, Erlich também estava com os nervos a flor da pele. Ele não só estava prestes a perder um belo montante com o investimento na PiperChat, como também tinha que lidar com seu pequeno inimigo. Jin Yang é a melhor pessoa para tirá-lo do sério, aquela carinha de engano só engana. Tudo bem que Big Head não foi a melhor ajuda, já que deixou Erlich achando que o novo projeto do garoto envolvia realidade virtual (como bem disseram, é uma mina de ouro do ramo da tecnologia, qualquer um que apresentar um projeto minimamente crível a respeito já está feito), quando na verdade era uma ideia bem besta. Ainda não entendi como o investidor deixou que Jin Yang tomasse seu tempo com oito receitas de polvo – nos sites de culinária existem muito mais!

O que achou do episódio de Silicon Valley? Vem comentar com a gente!


Giovanna Hespanhol

Jornalista apaixonada pela cultura pop e por tecnologias. Forte tendência a gostar de séries ruins e comédias água com açúcar.

Bauru/SP

Série Favorita: Doctor Who

Não assiste de jeito nenhum: Game Of Thrones

×