Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Sobe e Desce: 6ª temporada (6A) de The Walking Dead

Por: em 10 de fevereiro de 2016

Sobe e Desce: 6ª temporada (6A) de The Walking Dead

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

A sexta temporada de The Walking Dead está retornando e nós, aqui do Apaixonados por Séries, já estamos nos preparando. Por isso resolvemos fazer este breve apanhado sobre os personagens que mais se destacaram positiva ou negativamente durante a primeira parte da temporada. Afinal, quem sobe e quem desce na sexta temporada de The Walking Dead?

Desce Deanna

Deanna-the-walking-dead-sobe-desce
Talvez a expectativa fosse muito alta. Pessoalmente, eu esperava ver nesta personagem um pouco da eloquência e sabedoria de um líder como foi o Hershel, um verdadeiro mentor para o Rick. Entretanto, o que vimos foi uma liderança fraca e perdida nos momentos de adversidade. A ficha de Deanna demorou demais a cair e eu não tiro a razão de seu filho: ela tem responsabilidade na morte do seu filho e seu marido. A sua insistência em recriar uma civilização nos moldes pré-apocalípticos expôs todos ao perigo iminente.

Sobe Rick

Rick-the-walking-dead-sobe-desce

Em geral o grupo costuma reagir às adversidades, entretanto, nesta temporada Rick comandou os sobreviventes para gerenciar uma crise que certamente viria em breve. Teria saído tudo conforme planejado, não fosse por alguns detalhes que ele não poderia prever. O mais importante é que o Rick descontrolado parece ter ficado no passado, pois botou o plano em prática com a frieza que somente pode ser adquirida com a experiência da vida pós-apocalíptica na estrada, onde já lidou com todo tipo de inimigos.

Descem Sasha e Abraham

Sasha-Abraham-the-walking-dead-sobe-desce copy

Desde a morte de Bob, Sasha estava errática, solitária e muito explosiva. Já Abraham perdeu o seu propósito quando Eugene assumiu que não era um cientista e não tinha como solucionar a contaminação da humanidade. Os dois personagens estão destoando do resto do grupo há algum tempo, eles flertam com a morte, tentam chegar ao limite. A intenção dos roteiristas em nos conduzir à conclusão de que os dois são personagens parecidos e portanto se interessariam um pelo outro simplesmente não foi alcançada. Infelizmente, os atores não seguraram este forninho. Eles não conseguiram expressar emoções tão profundas de forma convincente e transpareceu na série como algo falso.

Sobe Carol

Carol-the-walking-dead-sobe-desce

Carol apareceu pouco nesta temporada, mas brilhou intensamente. Ela estava no grupo que permaneceu dentro de Alexandria e que ajudou a conter o ataque dos Wolves. Carol foi a protagonista desta batalha, mantendo a calma necessária nos momentos difíceis e botando uma estratégia ousada em prática: Ela se disfarçou de Wolf para agir sob os radares. Funcionou. Carol, como em todas as temporadas anteriores, continua subindo e crescendo como personagem.

Desce Eugene

Eugene-the-walking-dead-sobe-desce

Nunca gostei deste personagem, mas a cada episódio que passa, ele me parece menos integrado ao grupo. A função de ser o alívio cômico já foi vencida e ele não mostrou realmente a que veio, não contribui em nada e não faz a menor diferença para a trama. Desce, porque esteve sem subir ou descer há tempo demais, não dá para ficar parado nas sombras dos outros por tanto tempo. Eugene precisa aprender a se defender e aos seus companheiros para conseguir sobreviver neste mundo.

Sobe Morgan

Morgan-the-walking-dead-sobe-desce copy

Morgan é um personagem querido e um aliado importante desde a primeira temporada. Entretanto, na última vez que foi encontrado, estava psicologicamente abalado. Na última midseason, Morgan ressurgiu e se tornou um dos maiores destaques da série, pois oferece o contraponto claro à política de poucos amigos de Rick e Carol. Agora ele acredita que toda vida vale a pena, inclusive a vida de seus piores inimigos, evocando um rastro de humanidade que parece perdido neste novo mundo. A questão é: Como isso vai acabar? Porque a sensação que dá é a de uma tragédia iminente.

Desce Nicholas

Nicholas-The-Walking-Dead-Sobe-desce

Nicholas já deve ter preenchido uma vaga como um dos personagens mais odiados de TWD. Ele já tinha demonstrado ser um covarde, mas ganhou todas as oportunidades de mudar. Não conseguiu e quase causou a morte de Glenn no processo. Desce com louvor.

Sobe Glenn

Glenn-the-walking-dead-sobe-desce copy

Glenn sempre foi um daqueles personagens que não estão entre os personagens que chamam mais atenção, como a Carol, o Rick ou o Daryl, mas que se destaca pontualmente. Vez ou outra ele dá uma mostra de como é um personagem maravilhoso. Ele acredita no melhor das pessoas e, sempre que é possível, oferece uma segunda chance. Foi assim com Tara, Nicholas e Enid. Personagens como Glenn equilibram a balança, suavizam a crueldade deste mundo pós-apocalíptico.

Desce Padre Gabriel

Father-Gabriel-the-walking-dead-sobe-desce copy

Ele desceu lá na quinta temporada e não fez absolutamente nada para subir. Talvez o personagem mais chato que já passou por TWD. A quase morte de Glenn serviu para expôr o quanto seria difícil perder personagens queridos e importantes enquanto personagens sem função alguma permanecem vivos.

Sobe Jessie

Jesse-the-walking-dead-sobe-desce

Jessie era uma mulher que sofria abusos do marido e todos em volta fingiam não ver. Com o marido morto, ela ganhou a chance de se destacar: conseguiu se livrar de uma invasora e tem grande confiança em Rick. Ela é uma das poucas pessoas de Alexandria que resolveu se adaptar à nova realidade (e ao mesmo tempo, tenta lidar com o drama do filho adolescente e o trauma do filho mais novo). E vamos combinar que o Rick já está solteiro há tempo demais, né?

Sobe Carl / Desce Ron

Carl-Ron-The-Walking-Dead-sobe-desce

Carl está se tornando um adolescente muito legal. É notável que crescer neste mundo louco fez com que ele amadurecesse bem rápido e ele está a cada dia mais parecido com Rick. Nesta temporada vimos se formar um triângulo amoroso entre Carl, Enid e Ron. Dois adolescentes com mais ou menos a mesma idade, entretanto, um cresceu protegido dentro dos muros, o outro já conhece as atrocidades da vida lá fora. Carl tem outra perspectiva da vida: assim como ele não tinha tempo para brincadeiras de criancinha na prisão, em Alexandria ele também não é um adolescente típico. Ron, por outro lado quer se vingar de Rick por ter matado seu pai, tem ciúmes de Carl e Enid, tem raiva da mãe por superar rapidamente a morte do marido. Essa irritabilidade e rebeldia, típicas de um garoto da sua idade, contrastam enormemente com a maturidade de Carl.


Notas:

-E você leitor? o que achou da primeira parte da sexta temporada? Quem vai subir e quem vai descer neste desfecho? Você é Team Carl ou Team Ron? Aliás, será que existe alguém neste mundo que seja Team Ron?

-É estranho ver vários dos nossos personagens favoritos não se destacarem muito. Michonne, Daryl e Maggie fizeram bem pouca coisa neste começo de temporada, hein?

-Aproveitou o carnaval para fazer uma maratona de The Walking Dead? Ainda dá tempo, a nova temporada estréia no dia 14 de fevereiro!


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×