Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Supergirl – 2×15 Exodus

Por: em 8 de março de 2017

Supergirl – 2×15 Exodus

Por: em

Poucas horas depois do governo Trump anunciar suas medidas para barrar a imigração de certos países, Supergirl lança um episódio com uma forte mensagem política. Como Agents of SHIELD e nos filmes de X-Men, esta série vem fazendo fortes analogias ao preconceito e ódio. Nesta semana, vimos a xenofobia e a deportação forçada como a “solução” encontrada pela Cadmus para o “problema” dos alienígenas na Terra. Além disso, as irmãs Danvers precisam tomar decisões importantes, que terão grandes consequências. Podendo ser considerado o melhor episódio desta temporada, Exodus mostra que apesar de diversos erros cometidos ao longo deste ano, Supergirl tem mais do que potencial para firmar-se como uma história forte e independente no Arrowverse.


O plot central do episódio foi a deportação que a Cadmus planejava para os alienígenas. Com a recente traição de seu pai, Alex está a beira da perda de controle. Para encarar a agente em tal situação, Chyler Leigh está nada menos que incrível. A cena em que descobre que a aparição de seu Jeremiah não é nada mais do que um teste de J’onn, mostrou toda a entrega e comprometimento de Chyler com sua personagem. Toda a entrega, a raiva e a determinação dela pode ser sentida a todo momento. Outra cena de arrepiar é quando está nas mãos de Kara salvar sua irmã (e  centenas de alienígenas) de uma viagem intergaláctica que a levaria para anos luz de distância. Por alguns instantes, pareceu que a super-heroína iria falhar – sensação que aumentou ainda mais pela falta de som do lado do vidro da Supergirl, cujos gritos pareceram mudos. Mas mostrando que às vezes, tudo que precisamos é da motivação certa, Kara salvou o dia mais uma vez em uma das cenas mais inesquecíveis desta temporada.

Falando nela,a jovem acaba em uma encruzilhada profissional, devendo escolher entre a ética profissional ou seguir seu instinto e publicar uma história. Como sempre, a kriptoniana segue seu feeling que desta vez custa seu emprego. Honestamente, achei que demorou para isso acontecer. Ao longo dos últimos episódios, a jornalista confrontou Snapper em diversos momentos e optou (na maior parte delas) em tomar as decisões baseadas em seu heroísmo. Mas assim como Cat Grant costumava tutorar a heroína, o papel do chefe da CatCo era o de mostrar a jovem que ser um jornalista requer mais do que apenas a vontade de mudar as coisas – mas também, saber faze-las. Como ela mesmo admite em sua conversa com Mon El, Supergirl é o que ela pode fazer mas Kara Danvers, é quem ela realmente é. Os próximos passos da jovem ainda são incertos e definitivamente, um dos pontos que mais nos intriga quanto aos próximos episódios.

Apesar do excelente episódio, ainda sinto uma lacuna de continuidade do roteiro. Exodus teve um certo apelo quanto ao destino das Danvers e foi uma irônica metáfora quanto ao momento político dos Estados Unidos. Mas ainda falta uma história melhor trabalhada, sem tanta pressa. Em um único episódio, toda a trama da deportação dos alienígenas foi solucionada, de maneira bem superficial e sem muito impacto. Esse plot podia ter se mantido por pelo menos mais uma ou duas semanas, tempo em que seria melhor explorado e tiraria da show o sentimento de série procedural. Supergirl não nos decepciona, no entanto, quanto aos ganchos entre este e o próximo episódio. Aparentemente teremos muita coisa para esperar de Star-Crossed e do resto da temporada – o que aconteceu com Jeremiah, qual o futuro de Kara Denvers, seu relacionamento com Mon El são só algumas das perguntas que estão em aberto.


Supergirl só volta ao ar no dia 20 de março. Mas calma, você não precisa ficar com saudades de Supergirl! As irmãs Danvers fizeram parte de um dos Especiais desta semana aqui do Apaixonados, porque você não dá uma olhadinha lá?

Dá só uma olhada em quem vai pousar em National City no próximo episódio:

Então, o que achou do episódio desta semana? O que você acha que Kara fará agora que não é mais uma jornalista na CatCo? Comente aqui conosco!

Meu nome é Carol, vou assumir as reviews de Supergirl! Além dela, também acompanho Legends of Tomorrow, Crazy Ex-Girlfriend e Legion aqui no Apaixonados! Então pode ser que já nos tenhamos vistos por aqui… Espero contar com a companhia aqui também!
Até o próximo episódio, pessoal : )


Carolina Tavares

Advogada paulistana, é viciada em leitura desde que se entende por gente. Vê mais séries do que deveria e menos do que gostaria. Quer ser uma mistura de Olivia Pope, Alicia Florick e Annalise Keating algum dia.

São Paulo/SP

Série Favorita: The Blacklist

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×