Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

SuperStar – 3×04 Audições: Parte 4

Por: em 1 de maio de 2016

SuperStar – 3×04 Audições: Parte 4

Por: em

Semana passada foi um golpe de sorte. SuperStar não conseguiu manter o nível do melhor episódio até aqui, e voltou para a falta de empolgação dos primeiros episódios (até um pouco pior, na verdade). Fernanda e Rafa estavam ok, Dani estava abusadíssima e Sandy sempre muito sóbria e inteligente, mas as apresentações das bandas foram bastante sofríveis, o plot twist da “SuperBanda” beirou o tosco e Paulo Ricardo atingiu um nível de pedância que eu não imaginava ser possível. Até rolou uma pequena tensão entre ele e Dani – que fique claro, porque ele a interrompeu de maneira burra num comentário deveras inteligente -, mas nada interessante o suficiente para gerar qualquer nível de buzz para o programa (que anda penando na audiência). Foi só mais um episódio chato na média, com alguns momentos legais.

Bella ‘N’ JokersA Noite (La Notte)

SuperStar - Bella 'N' Jokers

Vou falar: gostei não. Apesar do nome legal, a banda não convenceu em nada. Os vocais da menina foram engolidos pelo instrumental, o arranjo ficou muito igual ao original para uma banda que vinha com uma proposta de ser super autoral no VT, e a parte em italiano foi melhor que a em português. Foi uma performance extremamente conservadora e, como diz Sandy, faltou alguma coisa que conquistasse mais. Uma pena, porque gente pior passou e aposto que com uma canção original eles teriam feito um trabalho muito melhor.

Resultado: Os coringas não foram suficientes, e Bella ‘n’ Jokers está fora da competição com 60%.

Power TripAndo Meio Desligado/Money For Nothing/Psycho Killer

Por um instante eu achei que fosse o vocalista fosse uma versão Banda Malta de Herbert Vianna. Os vocais graves funcionaram perfeitamente na primeira estrofe, mas com o excesso de profundidade/rouquidão a coisa se perdeu um pouco. A banda não é ruim, mas não empolgou, apesar do medley ter ficado bem feito. Concordei com o comentário de Daniela – o da briguinha com Paulo Ricardo – de que ficou a sensação de que faltava alguma coisa, mas a repescagem tá aí pra isso.

Resultados: Repescagem para Bad Power Trip e seus 73%.

Luso BaiãoLeão do Norte

SuperStar - Luso Baião

Admito que me diverti horrores com Luso Baião. Ainda que o vocalista estivesse quase mimetizando Lenine – o que não é de todo ruim – a versão de Leão do Norte me pareceu original o suficiente. Senti a presença da guitarra portuguesa, único elemento de fato diferente do baião tradicional, mas que não causou um impacto gigante no arranjo da canção – foi só uma boa adição. Os vocais não são nada extraordinários, mas funcionam bem e harmonizam com o resto da banda e com a pegada ‘lusobaiana’ que me convenceu totalmente. Já quero.

Resultado: Por 0,03%, Luso Baião vai (injustamente?) para a repescagem.

Gringo’s Washboard Band1 x 0 (Um a Zero)

SuperStar - Gringo's Washboard Band

Injustamente porque perdeu a vaga para a Gringo’s Washboard Band. Não me levem a mal, a apresentação não foi ruim – de jeito nenhum -, mas teve mais problemas e empolgou menos, no meu ponto de vista. O nome/conceito da banda é levemente tosco, mas musicalmente fui bastante surpreendido. Colocar a canção nesse formato jazz Nova-Orleanesco foi bem acertado (fiquei com a impressão de que isso é a ‘especialidade’ da banda) e a vibe convenceu. O carisma, na verdade, acompanhado pelos vocais bastante certos da dupla vocalista. O washboard divertiu também, não vou negar (apesar de fazer um som parecido o suficiente com um reco-reco para perder todo esse glamour que eles quiseram dar).

Resultado: Com 77,09%, o reco reco gringo vai direto pras finais.

MelimComo É Grande O Meu Amor Por Você

SuperStar - Melim

O que uma boa história de fundo não faz. Só o take do pai chorando já faria Melim ganhar uns 20%. Aí, Roberto Carlos. Família unida. Bons vocais. BANG: porcentagem recorde da temporada. Uma performance vocal simples, melodia simples, tudo simples. Mas tudo muito bem amarradinho, e é isso que importa. A menina tem carisma em cada célula do corpo, além de um vocal super dinâmico que me faz querer entender melhor o que é o surf pop que o VT tentou vender. Uma banda simples e sem firulas como Melim vencer a temporada, seria meu sonho?

Resultado: Empate com OutroEu no recorde da temporada, Melim se põe nas finais com 93%.

Efeito ManadaA Praieira

Não entendi um pouco direito o que aconteceu aqui. A versão da canção ficou boa, os vocais eram okay, mas ficou de fato faltando alguma coisa pra convencer de que a banda funcionava. Aposto que o principal problema foi a dicção, já que é difícil votar em uma música em português com uma pronúncia pouco entendível. O mesmo problema de Preto Massa (que tinha a ‘vantagem’ de estar performando uma música autoral).

Resultado: Com 59%, Efeito Manada se torna a última banda eliminada nas audições do SuperStar 2016.

Samba De Donanna Sinais de Fogo

SuperStar - Samba De Donanna

Primeiro pausa pra essa música maravilhosa que precisava ser divulgada e enaltecida pelo Brasil inteiro <3!!! Segundo, palmas pra Samba de Donanna que chegou de mansinho e roubou meu coração. Os vocais da garota, ainda que com alcance limitado, são incrivelmente sólidos e acompanharam uma melodia massa (que já veio da música originalmente, vamo falar a verdade) e um carisma que bota muita gente consolidada no chinelo. Senti vontade de abraçar ela até dizer chega.

Resultado: Donanna direto pras finais com 86% <3

SuperStar - Sérgio Guizé

Agora pausa para a performance da banda do Candinho Sérgio Guizé, que não fez nenhum sentido com nada e não sei nem porque aconteceu. Até porque a música não é lá essas coisas. Vantagem é que ele é um gatinho.

ValenteSem Toda Minha Alegria

SuperStar - Valente

O Brasil tem muito o que aprender em termos de reality ainda, e isso fica claro na escolha do pimp spot dessa temporada de SuperStar. A última audição é sempre reservada (nos programas editados e nos ao vivo) para alguma banda/vocalista diferenciado no mínimo, com a intenção de que ele tenha uma passagem marcante pela temporada de alguma maneira. Não foi o caso. Valente é uma banda boa, com um vocalista bom, mas que não trouxe nada de muito novo nem de extraordinário. Seria um ótimo momento para um Plutão Já Foi Planeta, um OutroEu ou até um apelo desesperado por Troia (o que seria de muito mau gosto), sei lá, qualquer coisa que marcasse mais o programa. Vou repetir, Valente não é ruim, mas a apresentação nem tinha acabado e eu já tinha esquecido tudo.

Resultado: Tudo que eu acabei de falar deve ser mimimi mesmo. Valente em 2º na tarde com 88%.

SuperStar - Sandy e Tiago Iorc

Agora, antes de encerrar e fazer previsões para o futuro, vamos acompanhar esse amorzinho que foi Sandy com Tiago Iorc cantando Me Espera, o single novo dela com ele. Que coisa mais linda.

Ok, encerradas as audições chatíssimas, seguimos em frente com a competição de verdade, e é hora de separar o joio do trigo. Não sei como vai ser a dinâmica da edição do programa daqui pra frente, mas o fato é que semana que vem temos a famigerada repescagem. Pra quem não viu as edições anteriores porque não era obrigado a ficar acordado em plena madrugada de segunda feira, acontece o seguinte: todas as bandas que atingiram mais de 70% mas não estiveram entre os 4 melhores da noite/tarde cantam e são votadas pelo público no aplicativo, no mesmo esquema das audições. As 2 mais bem votadas são classificadas para as finais, que começam no fim de semana seguinte.

A questão é: são 13 bandas na repescagem. Se, com uma média de 9 apresentações, os 70 minutos reservados para o programa eram relativamente apertados (ignorando a 3ª tarde, por causa da votação do impeachment), me preocupa um pouco como a edição vai resolver isso. E o histórico da Globo em lidar com muitas apresentações em um pequeno espaço de tempo é ruim (um beijo pras amigas dos The Voices!). E o pior é que, após a repescagem, teremos 18 bandas num único domingo (eu acho). Quando era de madrugada, podia estender até quando fosse ‘necessário’, mas nas tardes eu não consigo ver tanta flexibilidade assim. Quanto às bandas da repescagem, as dividi em 3 categorias:

As Favoritas: essas não só tiveram as votações mais expressivas entre as 13 como também me pareceram melhores em qualidade ou têm algum apelo específico que pode dar um boost na (levemente imprevisível) votação da repescagem. São elas Alphazime, Izzy Gordon, Rockscola (que em qualquer outra tarde teria ido pras finais) e Luso Baião.

Na Bolha: essas são as que podem se aproveitar de uma tarde de sorte ou de uma música bem escolhida, além do formato de votação totalmente instável, e garantir uma vaguinha nas finais. São Preto Massa, Os De Paula, Kanoa (que precisa dar uma inovada se quiser a vaga), 2 Reis (que já me disseram que tem músicas melhores que a da audição), Mato Seco e a vibe pesada do Power Trip.

Não Tinha Nem Que Tá Aqui, Linda: essas tiveram votações relativamente baixas e/ou apresentações sofríveis, mas por força do destino vieram parar aqui. Começando por Fulô De Mandacaru (que literalmente não tinha nem que estar aqui), depois com Bella Xu e A Quebrada (que por muito pouco não foi pra bolha). No meu ponto de vista, qualquer uma dessas 3 vai ter que ter seu wow moment agora em troca dessa vaga. Ou sei lá, alguém pode dar sorte com essa votação aleatória.

 


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×