Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Affair 2×01 – Episode 01

Por: em 8 de outubro de 2015

The Affair 2×01 – Episode 01

Por: em

A vencedora do Globo de Ouro 2015 de “melhor série dramática” voltou. Estabelecendo cada personagem em um ponto do tabuleiro intricado de mentiras e segredos, The Affair mostrou que ainda tem fôlego para contar a complicada história de Noah e Alison com a qualidade que apresentou em seu ano de estreia. Aliás, é possível dizer, por esses 55 minutos, que a melancólica série tem tudo pra fazer uma temporada melhor do que sua primeira. 

Noah the affair

Em Episode 1, Noah é o foco. A primeira parte do episódio, mostrada no seu ponto de vista, nos apresenta como o divórcio dele e de Helen mexeu mais com as crianças do que com os próprios. A família está totalmente desconfigurada e é complicado para os filhos (exceção de Whitney, sempre afoita) aceitar que os pais não são mais um casal feliz. Aliás, chegaram a ser um dia? É um questionamento a se fazer. A vida com Alison até então parece estar em ordem, mas é sempre bom lembrar que The Affair conta sua história de maneira tão fragmentada que é complicado saber exatamente alguma coisa.

Fica claro que Noah não se arrependeu da traição e separação. Sua vida com Alison segue muito bem, obrigado, e seus maiores problemas agora são com seu editor, que quer alterar o final do livro (além da complicação com a polícia, no presente. Já disse o quanto é confusa a linha temporadal dessa série?)

helen the affair

Helen (que ganhou um ponto de vista também), ainda carrega as feridas do relacionamento desmanchado. O momento em que ela se desmancha em lágrimas no chuveiro depois do sexo com Max mostra que, por mais que tenha vestido essa armadura de forte e intocável, a traição e separação do marido a afetou muito mais do que ela quer aparentar. Nesse ponto, até mesmo sua relação com Max torna-se discutível: Existe mesmo algum sentimento ali ou é apenas uma carência e uma necessidade de provar – para si e para os outros-  que o afastamento de Noah não a afetou?

É emblemática essa diferença de comportamento entre os dois durante a sessão de partilha de bens. Enquanto na versão de Noah, ele sai como o bom moço que não quer prejudicar mais a esposa, na versão de Helen, é ela quem mais se preocupa com o bem estar das crianças. A graça das múltiplas narrativas de The Affair é exatamente essa: Não sabemos e provavelmente não saberemos qual das versões é a correta. Precisamos nos ajustar aos dois pontos de vista e tentar imaginar o que realmente aconteceu. Talvez o conflito mais interessante é perceber que, enquanto na versão de Noah, seu caso com Alison não é citada, na versão de Helen, ele entra em debate.

De qualquer forma, seja lá o que tiver realmente acontecido, parece besteira quando analisamos os fatos do tempo presente. Noah continua sendo acusado (aparentemente injustamente) de assassinato e, nesse momento, é Helen quem vem a seu favor. Uma curiosidade que eu tenho é saber quanto tempo se passou entre estes acontecimentos e o ponto atual em que a história se encontra. Um ano? Dois? Chutaria por volta disso. Parece um bom tempo para que a relação entre Noah e Helen tenha se reestabelecido.

The Affair voltou trazendo mais perguntas que respostas, como de costume. Resta torcer para que seja uma temporada tão boa quanto a anterior.


Alexandre Cavalcante

Jornalista, nerd, viciado em um bom drama teen, de fantasia, ficção científica ou de super-herói. Assiste séries desde que começou a falar e morria de medo da música de Arquivo X nos tempos da Record. Não dispensa também um bom livro, um bom filme ou uma boa HQ.

Petrolina / PE

Série Favorita: One Tree Hill

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×