Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Blacklist – 3×17/3×18 Mr. Solomon

Por: em 16 de abril de 2016

The Blacklist – 3×17/3×18 Mr. Solomon

Por: em

Todo mundo pode ler aqui do lado a premissa da série The Blacklistum grande criminoso faz um acordo com o FBI para ser informante, mas só aceita trabalhar com a novata agente Liz. Todos se perguntam o por que e ao longo da série vamos descobrindo mais sobre a relação entre o passado dos dois. Não que saibamos a verdade, sinceramente parece que nem os escritores da série tem certeza sobre isso.

Mas sabemos algumas coisas e a série já foi renovada para a próxima temporada, ou seja, não descobriríamos muita coisa agora. Para uma série da NBC já sabemos até muito antes do final. Mas estes últimos episódios chocaram todos os fãs, que não tinham nenhuma pista do que estava por vir, embora a atriz Megan Boone, assim como Liz, estava grávida.

The Blacklist

Algum tempo a atriz iria ficar fora da série, mas uma licença maternidade para a ex-agente era totalmente plausível dentro da história que construíram para sua gravidez. Mas depois do chocante final do episódio 3×18 – Mr. Solomon, temos muitas dúvidas sobre a série que vamos discutir adiante, e duas sobre Jon Bokenkamp e Daniel Cerone: eles são muito audaciosos e nos presentearam com uma das mortes mais chocantes do ano, ou estão nos fazendo de bobos e irão trazer a atriz de volta em algum momento futuro?

Antes de julgarmos a morte da protagonista e o futuro da série vamos analisar alguns fatos:

1 – Tom Keen terá uma série para chamar de sua na próxima temporada. Qual a sinopse ainda não sabemos. O que é uma pena para The Blacklist, ele é um dos personagens mais interessantes e complexos da série. Há boatos que o Mr. Solomon será o primeiro vilão desse spinoff.
2 – James Spader afirmou que até onde ele e o personagem sabem, ela está morta. E isso não quer dizer nada, na verdade diz mais o contrário.
3 – Não há nenhuma notícia ou boato que a atriz tivesse pedido pra sair.
4 – Teremos a 4ª temporada de The Blacklist, que já foi renovada pela NBC.

Agora a pergunta principal desse texto: por que matar um personagem principal? Antes de qualquer escritor tomar uma atitude tão drástica em relação à um dos personagens principais, tem que ponderar o que irá resultar disso. O choque da ação não é suficiente para melhorar a série ou para atrair fãs (na verdade pode ser um tiro pela culatra e alguns fãs da atriz se sentirem traídos), portanto o desenrolar dessa ação tem que ser planejada para resultar em algo bom. A Liz como consultora do FBI estava um pouco estranho, mas nada que a série não pudesse contornar, o que estava sendo bem feito até agora. A série estava no seu melhor, com diversos pedaços do quebra cabeça Liz-Red aparecendo, mas ainda longe de uma explicação digna – o que provavelmente só acontece no final.

Mas agora, se Liz estiver mesmo morta, pode a série de reinventar e sobreviver sem ela? Como ficaria a dinâmica entre o FBI e o Red? A base da série é um procedural que depende disso, ou isso muda, ou muda o Red? Ele vai querer vingança, procurar quem contratou o Mr. Solomon (será mesmo a mãe da Liz?) e mover mundos para ter uma vingança, usar o FBI para isso, mas e depois? Ou isso vai durar uma temporada inteira? Ele está devastado, sabemos disso, mas quanto tempo essa história pode ser boa para The Blacklist?

Além da dinâmica da série, eu continuo querendo saber sobre o segredo do Red, a morte da Liz muda algumas coisas, certo? Ou teremos que esperar sua filha, Agnes, crescer para ela ir descobrir tudo?

The-Blacklist-3x18-liz-tom-bebe

Por outro lado, todas estas perguntas girando nas nossas cabeças, mas algo me diz que, quando acabar a licença maternidade de Megan Boone, Liz reaparecerá numa praia, descobriremos que esta morte foi forjada por alguém em conjunto com o médico para tentar dar à filha de Liz um pouco de segurança. Me parece um caminho muito fácil a ser seguido daqui um tempo, mas não sei se eu gostaria de vê-lo acontecer. Não gosto deste tipo de saída – a volta dos que não foram. E infelizmente vemos esse argumento com uma frequência maior do que gostaríamos nas séries para ser usada aqui com sucesso.

Tirando o choque do final, estes dois episódios (que felizmente assisti em sequencia) foram muito movimentados e com tiro pra todos os lados, a todo momento, muita ação, perseguição de carro, casamento, algumas cenas fofas entre Liz e Tom, entre Liz e Harold Cooper, e claro, o nascimento de um bebe que é sempre uma coisa linda!

E o próximo episódio promete ser excelente, com James Spader brilhando:


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×