Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Catch – 1×09 The Happy Couple / 1×10 The Wedding (Season Finale)

Por: em 26 de maio de 2016

The Catch – 1×09 The Happy Couple / 1×10 The Wedding (Season Finale)

Por: em

Após assistir a season finale de The Catch, com direito a episódio duplo, peguei todas as minhas anotações e percebi que tinha muita coisa para falar e para criticar. Tentei trilhar um caminho para que isso aqui não virasse um poço de críticas, mas a série também não colabora. Por mais condescendente que eu tenha sido no início, isso não muda o fato que a trama foi se perdendo e quanto mais eles tentavam acertar, mais perdidos eles continuavam. “Ah, mas a série foi renovada”, verdade, e este talvez tenha sido o maior erro de todos. E apesar de não ter sido tão no sense quanto eu imaginava, não deixou de ser incoerente do mesmo jeito. Com milhares de ressalvas a fazer, convido-os a mergulhar no universo de uma série que prometeu, não cumpriu e pra não ficar tão feio, trocou de roupa nos últimos minutos, perto da hora do ônibus passar. Resultado disso tudo? Vocês que vão me dizer: o que acontece quando alguém tá se apresentando e o professor pede para sua equipe adiantar, porque eles já passaram do tempo? Das duas uma. Ou fica incompleto ou fica cheio de informação jogada de qualquer jeito. 

ben the catch 1x09-1x10

Tudo bem que a delação premiada faz parte das negociações e é uma forma de conseguir pegar os verdadeiros comandantes de toda organização criminosa, mas o que aconteceu em The Happy Couple foi desumano. Como assim o cara DO NADA passa a trabalhar com o FBI e nem sequer é preso ou recebe um mínimo de desconfiança. Aliás, como é possível que o Ben tenha um tratamento e a Margot outro, tratada como uma criminosa do nível mais cruel que a cabeça de vocês possam imaginar. Tudo bem que no final das contas, ela que saiu ganhando (tecerei comentários sobre isso posteriormente), mas a escolha foi dois pesos e duas medidas, né? O Ben foi tratado como heroizinho, como se tivesse sido forçado a praticar todos os atos contra a Allie, como se tivessem colocado uma arma na cabeça dele e obrigado a fazer tudo. Aham, senta lá Claudia. Se quer colocá-lo como a Madre Teresa de Calcutá, beleza, só me expliquem o porquê do tratamento diferenciado, muito menos o ódio mortal que todos alegaram sentir por ela, achei muito forçado. E a Val dizer que a Alice nunca vai saber se o Ben tá falando a verdade ou se continua enganando ela, foi uma das cenas mais deprimentes, isso tudo por conta de The Wedding. Como é que ela diz que a Alice nunca vai saber, dando uma injeção de confiança para ela ficar com ele e logo em seguida, diz que não consegue nem olhar para cara, que ele não mudou e não sei mais o que? Por favor, né.

São detalhes como esse que não devem passar despercebidos, por mais que eles tentem romantizar a situação, não há nada para se romantizar. Não há nada de romântico em manter relação com um cara que só a fez sofrer, que enganou o tempo todo e que no final, resolve do nada entregar seus parceiros e viver feliz para sempre. Ou você é confiável ou não é, não tem como ser os dois, não tem meio termo. Apesar dessa grande lambança, o Ben finalmente teve o que merece, e não foi preso no lugar da Allie, mas foi preso no lugar dele mesmo, porque foi ele quem cometeu os crimes pelos quais ela estava sendo acusada. Então quanto a isso, nada demais, tudo ok.

Sem título

A Alice que me perdoe, mas nenhuma atitude dela, nenhuma fala, nada foi tão bem sucedido e bem elaborado que o plano da Margot. Para mim, não existe mulher mais adorável do que ela. Para quem começou com ameaças vazias e com pouca expressão na atuação, Margot Bishop conseguiu salvar a série de um desastre total e todas as reviravoltas, todos os quotes e traições nos levaram a um ponto: enganar é uma arte e quem ri por ultimo, definitivamente ri melhor. A Margot não precisou de ninguém para arquitetar seu plano e conseguir fugir com todo o dinheiro e com um novo affair do lado, além disso, mostrou para Alice que a sua prepotência não vai levá-la a lugar algum, apesar de quase levá-la para a cadeia, detalhe.

Se a trama fosse melhor trabalhada, e conseguissem nos mostrar tudo isso em um tempo melhor dividido, com certeza nos depararíamos com um finale muito melhor. Se os roteiristas tivessem sido honestos desde o início e colocasse a história voltada para Ben cheio de segredos, trabalhando para a Empresa Kensington, e sendo forçado a cooperar e, em seguida, a Alice descobrindo que ele estava em apuros e elaborasse um plano para salvá-lo, certeza que faria muito mais sentido. Ou então não precisa ir muito longe, mas ao menos que não romantizassem a história como se o ponto central fosse o amor entre eles (?). Verdade seja dita, a série não conseguiu transmitir nenhuma passagem, nenhuma mensagem que significasse, tampouco conseguiu corrigir seus erros durante a temporada. Fica a missão para a próxima, que é quase uma questão de sobrevivência nesse mundo televisivo que por mais bonzinho que pareça, as vezes tende a surpreender.

alice 1x10

E se não bastasse tudo que vimos até aqui, a mudança brusca de comportamento que o Rhys sofreu nesse episódio, de uma hora pra outra, foi super artificial. De um vilão frio, calculista, que atirava nas pessoas sem nem ao menos olhar pra elas, em plena luz do dia (RIP Felicity) ele virou fã e começou a torcer pela felicidade do casal. Lembrando que o que não faltou foi motivo para ele querer se vingar, ainda mais que ele foi passado pra trás e foi traído pelo Ben.

De resto, os personagens secundários tiveram pouco tempo de tela, e tiveram seus arcos fechados bem superficialmente. Espero que eles tenham mais presença na próxima temporada e que ela, por inteiro, seja trabalhada de forma gradual e não aleatória. Ademais, segue a lista dos pontos positivos dessa season finale:

  • Que voz maravilhosa a da Sophie!!! Achei um amorzinho ela cantando e fiquei chocada com a revelação do Shawn. Não deram nem a oportunidade da gente suspeitar!!
  • Se a série fosse sobre a Margot, o mundo seria muito melhor. Isso sim que foi evolução de personagem.
  • “Como vota deputada?” O que dizer dessas legendas maravilhosas <3
  • “You’re the worst FBI Agent ever” Não poderia concordar mais, Val!!!!!!!!!
  • Indra rainha até na série dos outros <3 Pegue visão, viu Alice. “Blood must have blood”
  • Togo é o nome do meu cachorro, então achei bem ótimo a homenagem. Obrigada, The Catch!!

Então é isso, pessoal! Até a próxima, nos vemos por aí. Bjão!

 


Helaine Marina

Assiste séries com a mesma frequência que sente fome. Estudante de Direito, futura professora de Inglês e louca pelos animais, em especial, seus amigos. Uma aquariana que não é brinquedo não .

Salvador BA

Série Favorita: Impossível decidir

Não assiste de jeito nenhum: Glee

  • Camila Marques

    Não entendo como a atriz entrou nessa fria nesta serie, ela é espetacular e essa serie não é nada disso, eu desisti no 5 episódio, quando ela ainda tava caída de amores pelo BEn depois de tudo aquilo, no começo achei que ela seria uma personagem feminina forte, mas me enganei.
    Acho que estava agarrada a personagem dela em The Killing ainda. :/
    Achei bem decepcionante a serie toda e depois que desisti só vim acompanhando as reviews daqui só para ver no que daria.
    A construção de personagem da Margot foi demais, apesar de ter desistido da serie, acompanhei videos da Margot no youtube.
    Convenhamos que também esse papel de Ben para esse ator não combinou, tanta coisa errada com essa serie hahah.

    • Helaine Marina

      Pô, Camila! As vezes eu fico me perguntando como é que escrevem um negócio desses e ainda renova. A série tem tanto erro, tanto erro, que fica mais que difícil defendê-la. Margot foi a grande evolução, o grande acerto da série. Muito me surpreendeu até, porque eu esperava mais do seu irmão, o Rhys. E sobre o ator que faz o Ben: deixo aqui a minha nota de pesar.
      Obrigada por ter aparecido, mesmo sem ter continuado, valeu!! Bjão =)

  • Rhayra Gusmão

    “You’re the worst FBI Agent ever” pois é, ele devia ser o cara que da um banho de realidade na serie… e não mais um Team Ben/Alice uhsauahususah. Só pra ficar claro eu sou desse time… kkkkkk
    Mas essas perdidas da serie reduzem o publico, aumentam as criticas negativas e possivelmente o cancelamento.Acredito que a serie esta tendo uma chance por que faz parte de shondaland, e estão dando uma chance pra shonda… mas não sei se ela esteve presente nesse projeto ou só no primeiro ep. o.O

    O legal dos primeiros eps era os flashback,(Que davam mais embasamento para o Romance) podiam ter posto alguns que embasassem o descontentamento do Ben com essa vida e o por que dele querer ficar com a Alice e de achar que pode(Ao meu ver… a Pricesa foi a unica inserção nesse sentido). Enfim, podiam ter mostrado como Ben convenceu o Dao… da mais realismo a aliança… ate onde eu me lembro Dao achava que Ben tinha matado aquela amiga florista dele.

    Rhys ainda não mostrou para o que veio… mas já mostrou do que é capaz, tenho esperança de que a rapida aliança com o Team B.A seja por motivos pessoais, tipo sair do meio da guerra da mãe e irmã ou ate pra se livrar do controle da mãe… no fim Margot passou a perna no plano de todos e se mostrou a personagem mais constante e fiel as próprias ações.

    Eu gosto do romance, gosto da cara de bobo do Ben, esconde quem ele é, falem o que falar eu gosto do personagem… mas esta faltando substancia, motivos… NINGUEM SABE por que ele ta nessa vida, que ele é contra matar gente deu pra perceber em vários epsodios… ate o Rhys fala… “Ele ainda age assim, nos somos gangsteres elo amor de deus”

    Acho que os casos precisam melhorar, tipo a passagem da princesa onde ela deixou uma lição ou adicionou ao epsodio.
    Acho que o passado dos personagens deve ser explorado… precisamos entender por que eles tomam determinas decisões que nos”os poderosos” telespectadores não concordamos…
    Acho que a ALICE tem que ser MAIS difícil pelo amor de deus!
    O Ben ter se entregado pelo roubo que ele fez foi sim um ato legal… ele precisava provar para os outros que realmente, verdadeiramente se importa… independente se o erro/roubo foi dele ou não… a questão é que ele podia ter sido egoísta e fugido… podia ter ficado e não se entregado… mas os produtores querem vender o bom moço que se importa então acho que foi um boa decisão assim ele meio que conquista um pouco os outros…

    A minha duvida é… se a serie é THE CATCH e o Ben logo de cara se entregou pra Alice… de quem então vai ser a brincadeira de gato e rato? Sera que esses 10 epsodios foram uma introdução pra guerra ALICE X MARGOT?

    Ps. Estarei aqui na próxima temporada… espero que vc não desista, mesmo não concordando com alguns, só alguns pontos… eu gosto e agradeço pelos reviews .

    P.s DESCULPA PELO TEXTÃO! O.O

    • Helaine Marina

      Oi Rhayra!! Não precisa se desculpar, você já é de casa <3

      Pois então, né! Concordo contigo, o legal eram os flashbacks, faltou mostrar muuuita coisa, eles se perderam demais, é como eu disse… fizeram de qualquer jeito e cagaram com quase tudo. Eu não consegui entender a motivação que ele teve, nem como ele chegou nessa vida, não sabemos nada sobre ele, e não há nada pior que assistir uma temporada inteirinha no escuro. Sem saber colé a dos caras, sabe?

      A série não teve uma história para se apegar, teve MUITA ponta solta e até quem é team alguma coisa nesse negócio, conseguiu captar que eles não fizeram um bom trabalho.

      Definitivamente veremos mais da Margot, justamente por ela ser o foco central, na próxima temporada. E se serve de ajuda, eu acho que eles ou focam mais no caso da semana, trazendo alguma ligação com a história central, pegar a Margot e pá, ou eles acabam logo com isso de procedural, porque claramente não funcionou.

      De toda sorte, obrigada por ter acompanhado tão fielmente as reviews, obrigada de verdade pelo carinho. Apesar de termos opiniões diferentes, até que a gente concorda em bastante coisa, né non? Não vou desistir, podexá! Mil bjos e até qualquer dia desses em qualquer review de série.

  • Juk

    A série é boa o problema é que certas pessoas (não estou falando de você) querem ficar comparando com as outras séries da Shonda.

    • Helaine Marina

      Oi Juk!! Entendi o que você quis dizer, mas ainda acho que o problema da série não é só esse. Apesar de ser séries com histórias diferentes, ainda assim a gente não pode deixar de comparar a dedicação em uma e o desleixo em outra, sacas?

  • Luiz Philipe

    Oi Helaine, tudo bem?

    Então, acompanhei a série e as reviews, (não semanalmente pois tive alguns problemas e acabei maratonando do quarto ao decimo episodio). Mas vamos as minhas considerações sobre a série em geral:
    1. O piloto me prendeu bastante, o fato de ter vários twists no jogo de “gato e rato” me deixaram bastante empolgado com a série, mas ao mesmo tempo me deixou com medo disso ficar cansativo e como eles iriam construir os próximos episodios.
    2. Eu não achei tão forçado assim o fato da série ter seguido o caminho do romantismo, apesar deles não terem mostrado muito o passado dos dois e o romance ter partido de um golpe, acho que os dois tem química e combinam juntos. Os episódios em que a Alice participou dos crimes junto com o Ben foram espetaculares e confesso que não ficaria nem um pouco triste se a série focasse nisso num futuro próximo. E olha que temos combustível pra isso, visto que agora o Ben vai pra cadeia. Eu entendo que fica super absurdo desconstruir uma personagem que trabalha pra combater o crime, trabalhando com um criminoso, mas isso é uma coisa que acontece. Não é a toa que tinham agentes duplos trabalhando com Allie que conseguiram facilmente libertar Margot.
    3. Achei extremamente absurdo o casamento como um todo. Não entendi porque eles simplesmente acabaram com os disfarces na frente de todo mundo, tanta coisa ruim podia ter acontecido ali, meu deus. A Margot ter denunciado a Alice pelo quadro foi merecido depois daquele absurdo que fizeram no casamento.
    4. No geral eu considero a série boa, mas fica umas pontas soltas ao quererem apressar demais as cenas de tensão, os cortes, nesse caso, são um recurso que acaba ocultando informações demais e acaba deixando a gente meio perdido. Concordo que eles tenham pecado bastante nesse aspecto.
    5. Também sinto falta dos flashbacks, talvez eu gostaria mais ainda da construção do plot princiapl se eu soubesse mais sobre isso.
    6. Danny e Sophie são muito amor <3 shippo muito os dois desde o começo. Geralmente eu tenho um carinho especial pelos personagens hackers das séries e AMO mais ainda quando são mulheres <3.

    Enfim, no geral estou contente com a primeira temporada. Poderia ser melhor? Sem dúvidas. Mas, apesar do piloto ter feito uma grande propaganda das tensões e twists da série, no geral ela conseguiu me manter interessado e fico contente que foi renovada, assim eles tem chance de melhorar onde estão pecando e eu espero que aconteça isso.

    PS: Eu só assisto HTGAWM da Shonda, então eu nem tentei procurar semelhanças porque são estilos completamente diferentes, então não peguei muito as críticas dos outros comentários.

    • Helaine Marina

      Olar Luiz Philipe! Tudo beleza? Pois bem. Agradeço desde já a paciência e a companhia =)

      A premissa da série era muito boa, a sinopse, juntamente com o trailer e elenco traziam a ideia de uma série tão boa quanto qualquer outra de sucesso atualmente. Apesar da desconfiança nesse aspecto que você mencionou, a série teve várias formas de escapar do comum, do rotineiro, mas ainda assim preferiu o clichê. Tem muita coisa para melhorar, todos concordam com isso e eu espero que elas aconteçam, porque por mais que haja química entre os protagonistas de nada adiantar se tem um roteiro ruim e cheio de furos.

      Bom, a qualidade das séries da Shondaland é excepcional e isso se deve também as suas protagonistas, portanto, é natural que exista possíveis comparações, não com o enredo em si, mas com a forma que é discrepante uma série da outra. Não precisa ser do mesmo estilo para ter o mesmo talento.

      Até a próxima, bjos!

×