Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Exorcist – 1×04 Chapter Four: The Moveable Feast

Por: em 16 de outubro de 2016

The Exorcist – 1×04 Chapter Four: The Moveable Feast

Por: em

Como esperado, The Exorcist continua melhorando cada vez mais. Com um roteiro bem escrito, diálogos inteligentes e uma trama instigante, a série segue para seu clímax enquanto ocupa seu lugar como uma das melhores estreias da fall season.

Deanna Dunagan - The Exorcist

Tomás, mesmo tendo o pedido de exorcismo negado pela Igreja, insiste em continuar. Essa devoção aos seus paroquianos só mostra o quão bom ele é como pessoa. E isso pode acabar sendo sua ruína. O demônio não vai entrar para brincar, mas para vencer. O assunto não terminado dele com Jessica pode ser uma das principais armas contra ele mesmo. Mesmo se tornando Padre, é perceptível que os dois ainda possuem sentimentos um pelo outro.

E, como todos já estamos cansados de saber, o demônio usa seu passado, seus segredos, seu lado mais sombrio e escuro da alma para te atacar. Mas será que Tomás estará preparado para aguentar isso? O jovem Padre tem uma alma boa demais e está entrando em um local onde nunca esteve. Um exorcismo é algo muito sério a se fazer, principalmente sem o apoio da Igreja. Será que ele estará preparado para arcar com as consequências?

Seja como for, o importante é ele encontrar forças para continuar. E é onde Marcus entra. A química deles, mesmo tendo contracenado pouco, é incrível e é possível ver como um depende do outro. Tomás não tem a experiência necessária para fazer isso, mas Marcus tem e é ele que vai guiá-lo por esse caminho. Já Marcus não tem a força que tinha antes por medo e trauma, mas a coragem de Tomás é o que pode acabar ajudando-o a superar e ir em frente.

O encontro com as irmãs no convento é a prova de que ele tem tudo que precisa, mas precisa acreditar em si mesmo. A nova forma de exorcismo, apesar de ser um pouco mais lenta que a convencional, abre diversas portas e soluções para esse caso em particular. Um dos problemas de Casey é não se sentir importante o suficiente, sempre estando com inveja da irmã. E se é preciso de força bruta para que o demônio saia, também é preciso que ela se sinta amada para não se perder no processo, entrando então o novo método.

Hannah Kasulka - The Exorcist

E falando em Casey, a garota finalmente está caminhando para a possessão completa. O incidente no metrô realmente não passou despercebido e ela teve que arcar com isso. Apesar de ter sido rápido e não ter tido o aprofundamento necessário, foi interessante ver por um momento a perspectiva psicológica e medicinal. Já é certo que eles não podem a ajudar mais, e a única esperança é na religião.

Foi impossível não se lembrar do filme clássico durante sua mudança. A pele machucada, marcas de corte, brilho nos olhos… Tudo lembra a transformação de Regan. E um dos pontos mais interessantes da série foi que, diferente do filme, conseguimos ver também o que se passava dentro da cabeça de Casey e sua luta diária. Ela conseguiu perceber que alguma coisa estava errada, mas era tarde demais. Ela ainda não disse seu “sim”, mas, se disser, será que o exorcismo será capaz de reverter a situação?

Sua família, no momento, se encontra cada vez mais despedaçada. Kat, sua irmã, ainda não acredita que um demônio está por trás de tudo isso. A relutância dela, no entanto, pode ser um sinal de medo e não-aceitação. Afinal, se fosse você, acharia isso normal? Ela nunca teve a fé da mãe, e é por isso que o primeiro instinto foi recusar essa história e se apegar a ciência. O problema é que, talvez, ela seja a única que possa salvar Casey de si mesmo. O relacionamento das duas, apesar de conturbado, é profundo. Elas são irmãs, e mesmo em constantes brigas, elas ainda têm uma ligação especial. Kat ainda pode não ter superado a morte de seu amor, mas vai precisar logo. Quando a situação piorar, ela precisa estar preparada para tudo o que possa acontecer.

Já Angela se encontra cada vez mais desesperada. Seu marido está se esforçando o máximo que pode em assumir seu papel como pai, mas é possível notar que ele ainda não está completamente bem. Agora, ela precisa ser forte pela filha. O exorcismo provavelmente a machucará, afinal, Casey vai sofrer muito. Mas, apesar de tudo, isso é necessário para salvar a vida dela.

Geena Davis - The ExorcistE enquanto isso, a trama da Igreja está se desenvolvendo cada vez mais rápido. Ainda não sabemos o que é, mas alguma coisa grande está para acontecer. Esse ritual pode ser o responsável por definir um segundo ano para a série. E, enquanto muitos acham que as pessoas da Igreja estão corrompidas e o Papa corre perigo, isso pode acabar se tornando o contrário. Afinal, qual a melhor pessoa para tomar controle se não alguém que está no topo? Os constantes avisos de que “ele está vindo” parecem ser, no mínimo, suspeitos.

Ainda, temos os segredos guardados pela família Walters. O acordo de Maria com Tomás ainda aparenta ser perigoso, e toda essa confiança pode acabar terminando mal. Ainda, a influência dela na Igreja é estranha e questionável. Será que ela está envolvida com o ritual tão mencionado? Ou será que ela é parte de um plano maior? Seja como for, ela não aparenta ser uma personagem simples.

Kirsten Fitzgerald - The Exorcist

No geral, a história está progredindo muito e o roteiro começa a abrir espaço para seguir em diversas direções. E se preparem, pois conforme divulgado pela própria equipe, o nível de insanidade do próximo episódio será bem alto. Resta saber se a série conseguirá manter sua qualidade até o final. Mas, de todo modo, é explícito que The Exorcist ainda tem muito a oferecer.

Observações:

Coitada da Enfermeira. Vai ser a próxima a ser internada agora.

A cena em que o demônio se aproxima de Casey e surge Angela… Que cena!

Ainda não acredito no poder que a abertura tem de me fazer arrepiar.

Adoro corais religiosos. Espero que o convento apareça novamente.

Meu amor por Davis e Herrera só vai aumentando.

Acho a atuação de Daniels uma das melhores da série.

A Abadessa é, claramente, a melhor personagem até o momento.

Existe um casal melhor que aquele? Hahaha

 


E você? O que achou do episódio? Não se esqueça de deixar sua opinião e continuar acompanhando as reviews aqui, no Apaixonados por Séries.


Lucas de Siqueira

Apaixonado por Tom Holland, séries históricas, documentários sombrios e guerras. 19 anos de pura imersão em diferentes universos através da leitura e pronto para criar outros através da escrita.

Santa Branca/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Revenge

×