Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Good Wife – 7×01 Bonds

Por: em 6 de outubro de 2015

The Good Wife – 7×01 Bonds

Por: em

Policias apreendendo criminosos em flagrante.

Trilha agitada sobre a mentira.

Assim é a sequencia inicial de Bonds, estreia da sétima temporada de The Good Wife, que dá todo o tom do humor irônico presente nesse episódio.

The-Good-Wife-Alicia

Alicia agora trabalha como advogada criminal de pequenos casos, onde lida com fianças. Diferente do seu habitat natural, as opulências das grandes corporações e dos casos milionários, ela vai enfrentar resistência por parte dos outros advogados e do próprio juiz, que questionam as motivações por trás da mulher do governador e quase procuradora geral. É Lucca Quin, nova personagem, quem oferece um voto de amizade e possível ajuda nesse novo recomeço.

The-Good-Wife-Alicia-David-Lee

O caso da semana é sobre dois irmãos presos numa disputa pela herança deixada pela mãe, que envolve um quadro estimado de 8 milhões. A mãe, antes de morrer, coloca pequenas etiquetas nos moveis, nomeando seu desejo. O problema é que a cola desses papeis é perdida e não é possível determinar o que foi deixado para cada irmão. É a primeira vez  que Alicia enfrenta Diane e David Lee, um duelo arquitetado por Canning, como descobrimos ao final do episódio. A graça está na presença dos inúmeros especialistas convidados para discursar e teorizar acerca cola dessas etiquetas, tanto que a juíza ri e pergunta “Isso é realmente uma profissão?”

As tramas paralelas, assim como no caso da protagonista, tiram os personagens de suas zonas de conforto. Cary se encontra numa posição invejável, mas nenhum pouco desafiadora. Ambicionando mudanças na firma, tenta se aliar aos novos associados. O plano não dá certo e ele inclusive é cantado por um dos advogados, que pensou que a boa vontade do chefe fosse um flerte.

The-Good-Wife-Eli-Gold

E quanto ao Peter, num gesto de mais alta traição, ele demite Eli para contratar Ruth Eastman. A explosão de Eli é uma das melhores cenas nesse episódio, onde ele joga na cara do ex-chefe sua importância e lealdade. Peter não só perde um amigo. Também ganha um grande adversário. A atuação de Alan Cumming só agrega valor ao camarote da CBS, como um percurso brilhante, que só cresce na trama.

O episódio serve também para Alicia reiterar a questão de sua própria liberdade. Ela recusa a todo instante receber qualquer espécie de ajuda de Canning, que inclusive, em mais uma de suas ofertas, a chama para trabalhar para ele. É a confusão nos advérbios que aponta para o lugar ao qual ela não quer pertencer; o que importa é a liberdade e não ter a necessidade de responder a ninguém. Logo após a problemática do seu próprio escândalo de corrupção, é interessante ver Alicia tornando-se independente. Ela não é mais inocente do mundo como já fora outrora, mas, novamente, precisa assumir a responsabilidade acerca de sua vida.

The-Good-Wife-Alicia-Peter

A primeira entrevista do casal Florrick reforça o senso de humor de Bonds. Depois de saber da demissão de Eli, de mãos dados com o marido e ao vivo, ela discorre sarcasticamente sobre lealdade e os motivos que deveriam fazer com que o eleitor escolha Peter. As mãos dadas, metáfora usada tão ricamente ao longo das sete temporadas, ganham aqui, mais uma vez a dimensão do mutualismo, essa relação onde ambos ganham. Se no piloto a mão de Peter tomando a de sua esposa após a revelação de um escândalo revelava perplexidade; se na temporada passada, após se abster do cargo, Alicia toma as mãos de seu esposo como refúgio, no atual episódio elas são a prova da fina ironia que cerca a política.

Com um roteiro excelente, The Good Wife apresentou seu melhor episódio desde Oppo Reserach (06×04), numa season premiere dinâmica e diferente de todas as outras temporadas. Foi dada a largada. Agora é esperar que Alicia seja canonizada.


Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×