Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Knick – 2×01 Ten Knots

Por: em 20 de outubro de 2015

The Knick – 2×01 Ten Knots

Por: em

Um dos pontos altos de The Knick é a sua habilidade em desenvolver todos os personagens, enquanto utiliza o hospital como pano de fundo para expor a ignorância da época em relação às novas tecnologias e abordar diversas questões sociais referentes à época, como as discriminações de classe, de gênero e racial( o mais abordado de todos os temas). Nessa premiere não foi diferente. Soderbergh inicia o episódio revelando de forma rápida a atual situação do hospital Knickerbocker, um ano após os tensos acontecimentos da temporada anterior.

O episódio inicia-se com uma cena carregada de simbolismo. Um rosto desfocado de uma garota em uma vestimenta branca encara a câmera. Atrás dela, o céu da tarde. A imagem vai tornando-se mais nítida, até enfim vermos o rosto. Dr. Thackery acorda de seu sonho, arregalando os olhos. A menina era a paciente anêmica que morreu durante uma transfusão mal-sucedida de John, em sua tentativa obcecada de superar o Dr. Zinberg e sua teoria de que o ser humano possuía mais de um tipo sanguíneo, e que através da identificação desses tipos, seria possível eliminar o índice de mortes por transfusões de sangue, um problema recorrente na época. Como se já não bastasse o vício em cocaína, John agora terá de conviver com um novo demônio: a culpa pela morte da menina.

Sonho de Thackery

De forma rápida, ouvimos, através de uma narração de Lucy, a leitura da carta da enfermeira ao John, narrando a situação atual do hospital desde os eventos que encerraram a temporada passada: Dr. Edwards agora é cirurgião-chefe do hospital, Gallinger ainda não retornou de sua licença, a inauguração do novo hospital Knickerbocker será em uma semana, e Harriet aguarda julgamento em uma penitenciária feminina, Blackwell’s Island. Uma surpresa que trouxe duas reviravoltas curiosas: se a madre superiora, que a encontrou ainda bebê em um trem, abandonada pela mãe, e a criou em um convento, foi visitá-la apenas para humilhar e desprezar a irmã, o rude Cleary demonstrou uma tocante inquietação em vê-la naquela situação, o que gerou uma cômica e ao mesmo tempo singela inversão de papéis, em que um Thomas ríspido e sério era respondido com piadas e risadas pela Harry.

Se os traços de humanidade de Cleary foram uma agradável surpresa, uma novidade lamentável é a nova atitude do Bertie, que abandou toda a sua antiga doçura para assumir a atitude babaca característica de seus companheiros de trabalho. Independentemente de sua frustração com o John, e o seu pensamento de que ele é uma fraude e que sua pretensa genialidade só existe enquanto durar o efeito da cocaína, descontar isso nos seus companheiros de trabalho é de um baixo nível  que se espera do Everett, não do Bertram. Para o  seu pai, isso sem dúvida é uma feliz reviravolta.

Bertram

O já famoso babaca-mor, Everett, resolveu voltar ao trabalho, apenas para descobrir que o cirurgião-chefe é o Dr. Edwards, e sair em uma busca desesperada para retirar o John da clínica de reabilitação. Mesmo com as intenções erradas (tirar o Algernon do seu posto atual), a atitude pode dar bons resultados, ao tirar o John de uma clínica que não estava lhe fazendo o bem que deveria e o levarem a uma reclusão e a um período de introspecção que o levaram a refletir sobre sua dependência química e a possibilidade de cura. Se o Dr. Thackery ficou tão obcecado com a possibilidade de realizar uma transfusão sem riscos, é possível que fique ainda mais agora, que a questão é pessoal.

E o Algernon, que já tinha problemas na temporada anterior, desta vez, tendo que encarar toda a alta cúpula de diretores do Knickerbocker para se manter como cirurgião-chefe, e com o retorno da Cornelia à cidade, as complicações só tendem a se acumular. Felizmente, ele conta com um amigo realmente determinado a elevá-lo e a mudar gradativamente a mentalidade da sociedade e da cúpula.

Com uma première com pouco foco nas questões médicas e mais preocupada com os personagens principais (o que cumpre o que vem sido prometido há um tempo pela equipe de produção), The Knick continua intensa e afiada, e abriu brechas para grandes arcos. Torçamos para que essa temporada se equipare à ótima primeira temporada.

P.s.: A atitude da Cornelia de vender um presente do marido que estava na família dele há gerações para comprar comida às pessoas da área de quarentena mostra o porquê da personagem ser uma das mais interessantes dessa série. Espero que em breve ela mande um sonoro recado ao pai e ao Mr. Showalter. Não custa sonhar.

Quarentena


Lucas Ferreira

Petrolina - PE

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Elementary

×