Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Knick 2×03 – The Best With the Best to Get the Best/2×04 – Wonderful Surprises

Por: em 11 de novembro de 2015

The Knick 2×03 – The Best With the Best to Get the Best/2×04 – Wonderful Surprises

Por: em

02×03 – The Best with the Best to Get the Best

O episódio começou com o que era esperado: Thackery provando a mistura sugerida pela Kate, sua nova companheira de drogas. E durante todo o episódio, tivemos apenas duas novidades, que falarei adiante. No mais, The Best With the Best to Get the Best foi extremamente previsível, e trouxe uma queda de roteiro considerável em relação aos dois episódios anteriores.

Tudo bem que é um ponto positivo vermos os problemas se desenvolvendo sem enrolações, mas quando nada acontece além do que foi prometido, fica difícil defender a obra. Vemos o Bertram começando no trabalho novo com o Dr. Zinberg, e o vemos começar um relacionamento com uma jornalista que conheceu no hospital (se ela será uma boa adição ao elenco, só o tempo dirá. Mas sua apresentação não foi particularmente interessante, ao contrário da outra que vimos no fim do episódio: Opal Edwards. Caramba, Algernon tem uma esposa!). Vimos a já citada experiência de Thackery, e o início dos testes para encontrar a cura para a dependência química.

fghfghfghfghf2

A outra novidade ocorreu durante uma reunião de classe de Gallinger em sua mansão. Enquanto recepcionava sua antiga turma (escondendo sua esposa de todos, em uma atitude desprezível que, por mais que tenha sido sugerido pela esposa, foi aceita sem hesitação pelo Everett), ouviu brevemente uma parte de uma conversa entre dois médicos, que discutiam uma teoria nova que “provava” a inferioridade dos negros: a eugenia, uma ciência popular na época que defendia que algumas raças eram superiores às outras. O que, obviamente, chamou sua atenção. O personagem mais nojento do elenco parece não estar repugnante o bastante ainda.

02×04 – Wonderful Surprises

Se recuperando de um episódio fraquíssimo, Wonderful Surprises foi o melhor episódio da temporada até então. O título não poderia ser mais apropriado: a esposa de Edwards, Opal, se mostra mais interessante do que aparentou na sua cena de apresentação, a Lucy deu sinais de querer abraçar a luta pela igualdade de gêneros, o Bertram perdeu sua virgindade num bordel, um médico foi queimado vivo durante uma cirurgia.

Essas divagações da Lucy sobre os problemas das mulheres, inclusive, são o novo tema principal dessa nova fase de The Knick. Depois de uma primeira temporada focada no racismo, e com a luta das mulheres sendo posta em segundo plano, nada mais justo, afinal, a mentalidade da época era mesquinha em todos os aspectos: raciais, sociais e de gênero. Seguindo a lógica, torçamos para que as questões de classe permêem a próxima temporada.

Sem título2

Voltando à nova personagem, Opal Edwards, durante praticamente todas as aparições a esposa do Algernon foi capaz de roubar a cena, o que, considerando que na grande maioria dessas ela estava acompanhada pelo excelente Andre Holland, intérprete de Edwards, foi um grande feito. Acredito que ela vá acrescentar muito à série, e espero que ela permaneça falando sempre tudo o que vem à mente.

E Harry saiu da prisão, finalmente! Com a estratégia épica do Cleary de reunir todas as mulheres que realizaram aborto com a Harriet e ameaça-las caso elas não se movimentassem para tirar a irmã de lá, foi sensacional ver a impagável expressão contrariada do juiz com a liberação da réu e a contestação do júri. Vamos agora esperar para ver a irmã voltando a realizar seus abortos (afinal, não tivemos nenhuma pista de que ela pretendesse parar), e agora com vários olhos de julgamento ao seu redor.

Sem título4

O arco da busca de Thackery pela cura da dependência química avançou consideravelmente, sinalizando que talvez não tenhamos que esperar tanto até ver a doença ser curada (supondo, obviamente, que a teoria da temperatura dará resultado). Enquanto isso, o doutor procura uma cura para a sífilis, convencendo sua ex a se oferecer como cobaia. Mas o peso na sua consciência pela transfusão de sangue mal-sucedido o aflige o suficiente para moderar sua mania de usar pacientes vivos de maneira irresponsável. O que nos levou a um dos momentos mais lindos da série, quando ele deita na cama e se abraça a ela.

O que estava faltando no último episódio foi o que mais tivemos em Wonderful Surprises: saímos da previsibilidade que estava prejudicando tanto a produção, para termos mudanças e surpresas agradáveis. O futuro agora é promissor, e parece caminhar com a intenção de estabelecer The Knick como uma das grandes séries da atualidade. Amém.

Sem título6


Lucas Ferreira

Petrolina - PE

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Elementary

×