Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Knick – 2×08 Not Well At All

Por: em 7 de dezembro de 2015

The Knick – 2×08 Not Well At All

Por: em

É uma agradável surpresa ver o episódio, logo nos seus minutos iniciais, ressaltar que o Bertram realmente evoluiu durante seu curto período trabalhando para o Dr. Zinberg. Talvez seja o fato de ter sido o único não-judeu no hospital Monte Sinai, talvez (o que acho mais provável) tenha sido o seu relacionamento com a Esther que tenha feito bem ao garoto Bertie, mas, seja qual for o motivo, é bom poder gostar dele novamente e vê-lo ajudando o John.

Surpresas não faltaram em Not Well at All. Até mesmo Gallinger, que todos sabemos que não vale um real, conseguiu nos mostrar que é ainda pior do que se poderia esperar: além de termos conhecimento do número de adolescentes que foram operados involuntariamente por ele (52 garotos entre 15 e 18 anos!), Everett levou a própria esposa ao sanatório (!!) e pouco tempo depois já estava na cama com sua cunhada (!!).

The Knick

Das atitudes de Everett, a única que pode ser defendida é ele ter internado a Eleanor. Contestável, mas justificável, afinal, a mulher convidou o Dr. Cotton para a sua casa apenas para envená-lo (e se isso não era suficiente para vermos que ela não está mentalmente saudável, o fato da Sra. Gallinger não imaginar que seria pega tão rapidamente por um crime tão pobremente executado deixa pouca margem para dúvidas). Veja bem, não estou afirmando que era a melhor solução, o tratamento nessas instituições é desumano, mas na época isso não era de conhecimento geral ainda.

Outro casal que pôs as cartas na mesa (finalmente) foi o Cleary e a Harriet. Ainda tinha esperanças de que isso pudesse acabar de outra forma, mas a atitude de Cleary gerou o resultado mais provável: Harry recuou, e se sentiu profundamente ofendida. Torçamos para que ao menos a amizade permaneça, porque a interação entre eles era a mais bonita da série (ao menos para este que vos escreve).

The Knick 02

Achou que The Knick abordava questões demais? Soderbergh (felizmente) parece achar que sempre há um espacinho para mais: a conversa da Lucy com a enfermeira gorda sobre a intenção da alta cúpula do hospital de contratar apenas “modelos” para o novo Knickerbocker sugere fortemente que os padrões de beleza podem ser mais uma problemática a ser discutida daqui em diante.

Esse sem dúvida foi um episódio dedicado a desenvolver casais: além dos casos citados acima, outros dois relacionamentos tiveram fim, um de forma escrota (Barrow sendo ele mesmo), e outro de forma trágica, com a morte da Abigail, sem dúvida a mais triste até o momento.

The Knick 03

 

E justamente quando John parecia melhor, acontece uma tragédia que deve levar o Thackery novamente para o fundo do poço. Empenhado em sua pesquisa, vivendo tranquilamente com a sua ex, interagindo com Bertie como nos velhos tempos, tendo resolvido seu problema com o explorador das gêmeas, e com os traumas longe de sua cabeça, o nosso doutor parecia bem, até a vaidade levar uma das novidades mais legais dessa temporada: a interessantíssima Abby . Você vai deixar saudades, Abigail Alford.

P.s.: Aquela cena em que Cleary e a irmã se assustaram com o filme foi ótima, e é mais um exemplo do esmero histórico da série. O filme que eles assistiram existe: chama-se The Big Swallow, e foi o primeiro filme da história do cinema a utilizar a técnica de close-up, plano que consiste em mostrar apenas uma parte do objeto ou assunto filmado (a boca do rapaz, nesse caso). O filme tem pouco mais de um minuto de duração, e vocês podem assisti-lo logo abaixo:


Lucas Ferreira

Petrolina - PE

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Elementary

×