Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Night of – 1×04 The Art of War

Por: em 4 de agosto de 2016

The Night of – 1×04 The Art of War

Por: em

O quarto episódio de The Night of foi sobre os acordos que Nasir precisou aceitar ou recusar. Se no primeiro episódio ele viu sua vida ser transformada por algo que ele nem sabe se fez, agora as consequências serão frutos de decisões que ele tomou em plena lucidez.

naz-freddy

Vamos falar sobre Freddy. Sabemos que ele é poderoso dentro da cadeia, que quem tem uma aliança com ele está relativamente protegido, que ele é um homem inteligente, formado em uma universidade e muito mais instruído que a maioria dos presos e guardas dali. Ele tem interesse em Naz e fez o que pôde para conseguir uma aliança com ele. A cadeia é um ambiente hostil e pode ser que tudo que aconteceu neste episódio tenha sido obra do acaso, mas sendo Freddy um entusiasta de “A Arte da Guerra”, não acho impossível que o “mentor” de Naz tenha sido instruído pelo próprio Freddy a ganhar a confiança dele e depois traí-lo.

Teorias da conspiração à parte, talvez a série não tenha tempo de se embaralhar tanto assim, então considerando que o que vimos foi tudo o que aconteceu, ainda fica a dúvida: Foi uma boa decisão aceitar o acordo com Freddy? O que ele quer é apenas exercitar o cérebro com alguém que sabe onde fica a faixa de Gaza ou Naz vendeu a alma por algo maior do que consegue enxergar agora? Será que ele vai pedir retaliação pela queimadura? Porque o Nasir de antes da prisão era tão passivo e ingênuo que nem pensaria em vingança. Só que ele pode não ser mais o mesmo depois de tudo que aconteceu.

Aceitar um acordo na prisão, rejeitar um acordo fora dela. A advogada que assumiu o caso de Nasir chegou até seus pais criticando Jack por apelar imediatamente para um acordo, mas ela não fez nada diferente disso. Aliás, considerando que tem um escritório tão grande e que o caso tomou proporções nacionais, o mínimo que se esperava seria que ela tivesse usado um investigador. Chandra, pelo menos, parece mais empenhada em ajudar de fato, e não só contabilizar o caso no saldo da carreira. No melhor dos mundos, Jack e Chandra trabalhariam juntos, mas quem pagaria a conta dupla?

Aliás, o advogado pode até cobrar caro e ser a favor dos acordos com a promotoria, mas talvez seja a única pessoa que acredita na inocência de Naz. Ele conhece o sistema e sabe que em grande parte das vezes, a verdade é irrelevante, mas como pessoa, ele confia na versão do estudante. Se não confiasse, não continuaria acompanhando o caso de perto, investigando, se arriscando e tentando ajudar de alguma forma, mesmo depois de ser dispensado e desprezado pela família e pela nova advogada. Ele pode ter começado tudo isso por enxergar uma boa oportunidade, mas as coisas são diferentes agora, e ele merece estar à frente do caso mais que qualquer outro advogado.

jack stone

A clínica psiquiátrica e a conversa suspeita do padrasto de Andrea com o homem no enterro podem ser becos sem saída, mas também podem ser um caminho para que Naz tenha alguma esperança com o júri. Não se trata de culpar a vítima, como Chandra imaginou ao ver os arquivos, mas olhar o quadro um pouco mais de longe para entender quem a rodeava, e se alguém poderia ter interesse em vê-la morta. Ir para o tribunal apenas com a informações daquela noite não vai convencer o júri. Durante sua meia confissão, Naz começou a lembrar de alguns pedaços perdidos da memória. Ainda não é nada que ajude, mas é alguma coisa. Falar sempre é um bom exercício, mas a maior orientação que ele recebeu é: não fale com ninguém. Talvez durante o processo ele consiga recuperar alguma informação relevante sobre as horas em que apagou.

Algumas observações:

– Jack podia aproveitar que está tomando esteroides pro pé e dar uma malhada. Vai ficar monstro.

– A cara da prostituta vendo o remédio de coceira foi impagável.

– A promotora vai atrás de Nasir com sangue nos olhos agora que ele a fez perder tempo com um acordo que não aconteceu.

– Minha maior preocupação na série não é se o Naz vai sair da cadeia e nem descobrir quem matou Andrea. É só que não matem o gatíneo.

E você, acha que Naz tomou as melhores decisões neste episódio ou vai se arrepender de alguma delas em breve? Deixe seu comentário e até semana que vem!


Laís Rangel

Jornalistatriz, viajante, feminista e apaixonada por séries, pole dance e musicais.

Rio de Janeiro / RJ

Série Favorita: Homeland

Não assiste de jeito nenhum: Two and a Half Men

×