Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The Walking Dead – 5×01 No Sanctuary

Por: em 15 de outubro de 2014

The Walking Dead – 5×01 No Sanctuary

Por: em

“They’re fucking with the wrong people”

The Walking Dead se despediu do quarto ano com essa declaração. A confiança que Rick demonstrou nos últimos segundos daquela temporada ressoou nos ouvidos dos fãs do show e ativou nos seguidores das HQ’s uma ligação com um arco muito interessante da história original. Visivelmente, estávamos na presença de um personagem transformado. Rick Grimes agora percebia que seu grupo não era frágil e que, por mais exposto que estivesse, poderia virar o jogo para seu lado.

Essa transformação é essencial para a série.

Na terceira temporada tivemos um Rick atormentado. Na quarta o fazendeiro amigão da vizinhança. Já passou da hora de conhecermos o Rick badass, pistoleiro pós-apocalíptico, líder incontestável e pai nas horas vagas. Tivemos alguns vislumbres dele em alguns episódios, como a pós-morte de Lori (Rick lenhador de zumbis) e o confronto do episódio “Nebraska”, da segunda temporada da série (Rick “Clint Eastwood“, a pistola mais rápida do velho oeste).

TWDs05e01(4)

– Confiança em primeiro lugar –

Enfim… The Walking Dead voltou.

Essa volta indica não somente a nova temporada que se inicia, mas uma volta às raízes mais corajosas. Enquanto a terceira temporada foi covarde – salvo a morte de Lori – e a quarta lutou para reparar erros e trabalhar personagens, vemos agora com a première do quinto ano uma energia pura que, se direcionada, impulsionará a série a caminhos incríveis!

Logo no começo do episódio voltamos no tempo para ver que os habitantes do Terminus já estiveram em situação similar a de nossos ”heróis”. Presos em containers eles lamentam a situação: “Nós os trouxemos aqui” comenta um homem, “Estávamos tentando fazer o bem… Estávamos sendo seres humanos” responde Gareth (Andrew J. West).

Descobrimos que o Terminus de fato já foi um santuário, abrigando os necessitados, mas que nesse mundo cruel, não tardou a ser profanado por um grupo que matou, estuprou e traumatizou a todos. Tendo êxito em insurgir diante de seus invasores, aqueles que lá viviam prometeram que aquilo nunca mais voltaria a acontecer. “Never again, never trust, we first, always” ecoam nas paredes. Então, ao invés de receber viajantes necessitados, passaram a aprisioná-los e se alimentar de suas carnes.

Canibais! Ah… Como estavam faltando eles no universo de TWD.

TWDs05e01(3)

Esse processo de humanização dos vilões é bastante interessante e faz com que percebamos os diferentes efeitos dos acontecimentos grotescos nos grupos que habitam este mundo, afinal, Michonne, Carol, Rick, todos cometem atrocidades – o próprio Rick abocanhou alguns gramas de pescoço no último season finale – é difícil julgar quem é o pior dos piores. Perspectiva é tudo… Sobrevivência é tudo, e como disse sabiamente Gareth, ou você é o açougueiro ou é o gado.

Este discurso permeia todo o episódio em seus diversos núcleos. Vemos uma verdadeira linha de abate onde, convenientemente, quatro coadjuvantes são degolados (aliás, um deles é conhecido de Rick, e também o pinguim de GOTHAM!) antes de chegarmos a nossos personagens. Vemos Tyreese ter um confronto filosófico com um perfeito THUG, que está ali só pra endossar tais questões (GADO x AÇOUGUEIRO) e nunca parece ser um personagem de verdade. É o ponto fraco do episódio.

TWDs05e01

Não demora muito e as coisas começam a explodir e bundas começam a ser chutadas.

Carol atinge o ápice de sua trajetória na série. Ela está incrível e sua invasão é perfeita (os fogos forçaram um pouco a barra, mas OK), já está claro que ela assumirá o papel que Andrea tem nas HQ’s e acho que estou em paz com isso. Ela impõe o respeito necessário.

Em suma, a batalha por Terminus foi realmente sensacional. Até arrisco dizer que gostei mais do que a da prisão. Tantos momentos incríveis: Rick stealth mode – Michonne improvisando uma arma – Daryl sem a finesse do arco (ferro neles) – Eugene covardão. Foi tudo muito lindo e empolgante.

No fim, até momentos fofos de reencontro rolou. Depois de um abraço caloroso dos amigos Carol e Daryl (ao refletir, vi que a amizade deles foi realmente bem construída na série), ainda coube a reunião emocionante de Rick e Carl com Judith. Família reunida… Esperança restituída… Um relance de brotheragem de Rick e Tyreese… Tudo está em seu devido lugar.

RICKNEW

O grupo segue seu caminho e nós seguiremos cada passo.

Observações

– Nova abertura! Ficou bem legal.
– Frigorífico humano, grande cena! Bastante impactante.
– Rick, pichador do bem, avisando os viajantes que o Terminus não é um santuário. Ótimo final!
“Hunt or be Hunted” (cace ou seja caçado) foi uma das chamadas dos teasers da quinta temporada. Torço para que role esse jogo de gato e rato entre Team Rick e Team Terminus por um tempo.
– Muito bom ver Carl sem resmungar e já demonstrando sólida confiança de que seu pai é imbatível. Vai garoto!
– Núcleo Tyreese sofreu com o contraponto fraco do THUG, mas a conclusão é ótima! Tyreese+Porradaria é sempre justificável…
… Porém; APOSTA: Tyreese não matou o THUG e ele voltará para ensinar uma lição para ele no futuro.
MORGAN IS BACK!!!!!!!!!!

E o prêmio de Morte Zumbi Da Semana vai para DARYL DIXON e sua arma improvisada:

 

ZUMBINEW

– SPLASH! –

Até a próxima semana!


Pedro Matteu

Além de séries, apaixonado por cinema, HQ's, Stephen King e livros de dragõesinhos.

Jaguariúna/SP

Série Favorita: Game of Thrones

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×