Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

The X Factor UK – 13×05 / 13×06 Auditions Parts 5 & 6

Por: em 12 de setembro de 2016

The X Factor UK – 13×05 / 13×06 Auditions Parts 5 & 6

Por: em

O 3º (e penúltimo) fim de semana de audições do The X Factor das terras da rainha veio com coisas muito boas e coisas muito mais ou menos. A Arena está realmente fazendo falta nessas audições, e dificulta a criação de grandes momentos que só os gritos de uma plateia podem construir. Por outro lado, tivemos finalmente um bom destaque para os grupos, que tiveram bons potenciais finalistas tendo suas audições exibida nos episódios, e 3 acts retornantes que acrescentam uma nova camada na competição que não dá pra negar. Sem contar que, ver a suprema presença de Mel B, mesmo que por poucos e fugazes minutos, abre um sorriso de orelha a orelha na cara de qualquer um (quer dizer, tem a galera que acha ela rude demais, e eu entendo vocês! mas amo Melanie Brown e vou defendê-la).

Mas eu vou ter que ser chato e falar que a quantidade de joke acts está IMENSA, quase ocupando mais tempo de tela que as audições “reais”, e a trama que elas criam não está sendo tão interessante quanto poderia. Eu entendo perfeitamente que esses “candidatos piada” fazem parte do X Factor e são variável fundamental na fórmula de sucesso do programa, mas nessa temporada particularmente a coisa está tomando uma dimensão enorme demais.

Filtrando todos os joke acts (mesmo os aprovados, já que não tivemos nenhuma Honey G com chances reais de aprovação), e filtrando mais uma vez, selecionei as principais audições dos 2 episódios para discutir um pouco sobre elas. Vamos?

Auditions 5

Gifty Louise No More Drama (Girls)

Gifty passou batido ano passado, mas fez uma ótima escolha em voltar esse ano. Fez uma performance digna de nota com uma versão acústica (?) de No More Drama. Mostrou todo o alcance da voz com dinamicidade e sem cair no clichê de berrar todas as notas possíveis – considerando que ela apostou em calcar a performance na atitude dramática, essa era uma saída óbvia que ela fez bem em não seguir. Fiquei bem com vontade de ver ela cantando No More Drama com um montão de luz e um vestido lindo de morrer nos lives.

Girl Next Door – Yeah (Groups)

Achei tudo bem médio. As harmonias meio que funcionaram, meio que não, a química foi meio forçada, a coreografia meio bléh também. Parecia que elas tinham se juntado uma semana antes e feito a audição. Só pensar na distribuição dos solos: a loirinha não é a melhor vocalista mas mesmo assim ganhou a maior parte da música pra cantar sozinha. Eu concordo com Nicole (shok), falta maturidade e um pouquinho mais de identidade na banda. A minha parte favorita da audição foi o draminha com o “não” de Nicole, que deixa um excelente material para futuros VTs em outras fases da competição. Já consigo ver no Bootcamp: “será que Girl Next Door vai finalmente conquistar o sim de Nicole?”.

5AM – One Dance (Groups)

Eu ia dizer que 5AM foi o melhor grupo até aqui, mas há uma chance de ter sido a melhor audição de todas! Ok, minha queda pelos Grupos pode estar falando mais alto que a razão, mas é inegável que a audição foi muito boa. A banda – ao contrário de Girl Next Door – estava muito bem dividida, e os 3 tiveram seu momento e mostraram que são 3 excelentes vocalistas. As harmonias foram quase perfeitas, e jogaram as desculpinhas de certos grupos de que “é difícil cantar e dançar” no lixo. Até porque eles dançaram MUITO. Estou bastante ansioso pelo Bootcamp e principalmente pelo Judges’ Houses de 5AM, sinto que vai ser muito bom.

He Knows She Knows – Love Yourself (Groups)

Eu achei médio. Assim, ela canta muito bem e o garoto fez um papel bastante razoável de backing vocal pra ela (até porque ele não é nenhum grande cantor), mas acho que ficou faltando um pouquinho da paixão que rolou na hora do pedido de casamento. Acho que é importante que ela não tenha ofuscado o rapaz como poderia ter feito, mas ficou MUITO desequilibrado – e considerando que já temos uma dupla de casados no Bootcamp que teve um pouquinho mais de equilíbrio entre as partes, isso pode ser uma questão. O ponto é que nada disso importa: rolou o pedido de casamento e é tudo que vai repercutir, e é tudo que a edição vai lembrar sobre a audição de He Knows She Knows (aliás, que belo nome!)

Eu vou fingir que os últimos 10 minutos de programa, com a audição de Beck Martin e a sua Friday Night, nunca aconteceram, tá bem? Então tá bem. Me diverti a beça, mas tudo tem limite. Parece que não mas HÁ REGRAS.

Auditions 6

Faye Horne – Writing’s On The Wall (Girls)

Começamos o episódio de domingo com uma audição interessante, ou diferente. A princípio, achei que Faye fez muitas caras e bocas que não estavam coerentes com a “falta de esforço” vocal que ela estava fazendo – bem do jeitinho que Sam Smith faz inclusive. Por outro lado, ela mostrou um alcance bem grande e, por mais que não tenha sido totalmente consistente, houve alguns bons momentos, em especial a linha crescente entre a última estrofe e o refrão. Porém, fica a sensação de que se não houvesse rolado aquele flertezinho com Simon a audição teria passado batido, o que indica uma forte tendência de Faye ficar no meio do bolo no Bootcamp.

The Brooks – Runnin’ (Lose It All) (Grupos)

Ah, eu me lembro muito bem desses dois pestinhas. Lembro do Six-Chair deles, quando eu fiquei gritando desesperado me questionando porque pessoas de 15 anos deveriam passar por uma situação tão bizarra e assustadora (eu tinha 16 hehe). Isso vai soar clichê, mas eles realmente não estavam preparados dois anos atrás. Eu gostei muito deles na época, até rolou uma pequena torcidinha, mas olhando com outro olhar dá pra ver que faltava um pouco de maturidade – tanto em termos de voz quanto em termos de personalidade. Eles estão mais sólidos, mais confortáveis, mais bonitos e com mais química, então a vaga deles no Six-Chair é quase certeza. A escolha da música para a audição não foi muito do meu agrado, achei que o violão mais atrapalhou que ajudou e rolaram alguns melismas desnecessários. Porém, as harmonias foram IMPECÁVEIS e, com um(a) bom(boa) mentor(a) (#fikdik), cresceriam exponencialmente.

Ivy Grace Paredes – All The Man That I Need (Overs)

5AM acaba de ganhar forte competição na categoria “audição favorita”. Posso amar e defender Ivy Grace como se não houvesse amanhã? Adoro fãs de 4th Impact, ela já me ganhou por aí. Depois, que voz! Quase perfeita pra sair dali direto pra um estúdio; uma voz fluida, cheia, tão comum nos anos áureos do programa mas que agora vêm em escassez. Apesar de alguns momentos de descontrole, a audição foi muito sólida e equilibrada, com doses adequadas de drama e paixão. E ainda tivemos direito a uma glory note digna de Semi Final. Fiquemos de olho em Ivy Grace!

Aeron Smith – Heaven (Boys)

De todas as audições que mereceram destaque nesse fim de semana, talvez a de Aeron seja a que menos se destacou (assim como a de Matt Terry semana passada). O timbre grave e rouco que tão bem funcionou no cenário pop rock dos anos 2000 funcionou aqui também, mas aqui veio com um probleminha que foi a emissão exagerada pelo nariz que deixa a performance com uma cara meio fanha que é um tantinho incômoda. Acredito que haja alguma gordura pra ele queimar no programa, pelo menos por um tempo – e nesse tempo ele vai ter que se provar um pouquinho mais com uma performance mais marcante.

Olivia Garcia – Empire State Of Mind (Part II) (Girls)

Em termos de voz, a performance de Olivia fica no meio do bolo. Foi inconstante, com eventuais semitonâncias (uau) e um certo desespero a la Rebekah Ryan, mas Olivia esbanja personalidade e isso de algum modo compensa os probleminhas de interpretação. Acho Olivia uma grande potencial vilã no Bootcamp, com essa pegada meio respondona ela pode causar bastante no caso de haver desafios em grupo. E considerando que a edição não se esforçou muito pra gente gostar dela, não seria nenhuma surpresa ela ser eliminada cedo.7

Anelisa Lamola – Natural Woman (Girls)

Depois de alguns pimp spots deixado com joke acts meia boca, o lugar de honra do penúltimo domingo de audições foi deixado para uma performance – e uma história – de excelência. Anelisa tem uma das melhores histórias de superação internas do X Factor de todos os tempos, porque a) faz muito tempo que ela esteve no programa, b) a saída dela foi bastante dramática e c) ela melhorou absurdamente. Ela tem uma nova camada de personalidade que conseguiu transmitir pela canção (muito bem escolhida, aliás, ainda que clichê) e mostrou uns vocais “temperados” que certamente adicionam mais umas toneladas de pressão na categoria dos Overs, que está repleta de powerhouse divas – poucas tão interessantes quanto Anelisa. A performance me convenceu do começo ao fim e certamente vai ser bem explorada pela edição num futuro próximo.

The Xtra Factor 1: Adorei o look cadarço de All Star que a Nicole tava usando nas últimas audições (reparei nisso porque ela resolveu subir na mesa e dançar insanamente, roubando toda a atenção pra ela como de costume).

The Xtra Factor 2: A audição de 5AM tá fixada no topo do canal do Youtube do programa. Certeza que vão pros lives.

The Xtra Factor 3: O terninho vermelho-comunista de Nicole Scherzinger é o meu look favorito dela até agora. Pena que apareceu tão pouco.

The Xtra Factor 4: Não apenas tivemos o retorno de Mel B como tivemos uma rápida aparição de Dannii Minogue em forma de VT. Fofa demais.


Gustavo Soares

Estudante de Cinema, fanboy de televisão, apaixonado por realities musicais, novelões cheios de diálogos e planos sequência. Filho ilegítimo da família Carter-Knowles

São Paulo - SP

Série Favorita: Glee

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×