Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

This Is Us – 1×10 Last Christmas (Fall Finale)

Por: em 11 de dezembro de 2016

This Is Us – 1×10 Last Christmas (Fall Finale)

Por: em

Ah, o Natal! Uma época amada por tantos e odiada por outros. Época dos clichêzinhos de leve, de muita comida, de amigo secreto, de festa, diversão, de falsidade, de perguntas inconvenientes e muita treta. Mas também, natal é sinônimo de hiatus, já que as séries da fall season, quando não terminam sua temporada no mesmo ano, só retornam no ano subsequente. Então nesse sentido, natal é sinônimo de tristeza, sofrimento e angústia. E seguindo o exemplo de muita série por aí, This Is Us fez o favor de nos colocar em uma péssima posição, a da dúvida. O nome do episódio é bem sugestivo, e ainda que não tenhamos conhecimento de onde esteja vindo o tiro, ele certamente nos atingirá.

457067

Last Christmas começa suave e emocionante. O problema de apendicite da Kate é o pontapé inicial, que nos remete a um flashback cheio de emoção e lembranças. Foi muito bonito ver todos preocupados com a Kate, assim como rever o Dr. K dando o ar da graça, ainda que em uma situação um pouco quanto preocupante. Engraçado que durante o episódio a sensação que fica é que certamente ali eram seus momentos finais. Graças as deusas e deuses que isso não aconteceu.

A união da família aliada com o amor dos pais é o que move todo o natal. A Rebecca é uma mãe excelente e as vezes a gente meio que esquece de elogiá-la ou de reconhecer o que ela faz para seus filhos. A gente sempre lembra do Jack e o quão bom pai ele é, sempre com excelentes conselhos e atitudes maravilhosas, mas a gente não pode deixar de lembrar que a Becca sempre foi para seus filhos a melhor mãe que eles poderiam ter e assim como o Jack merece tanto reconhecimento quanto. Esse esquecimento é proveniente do sistema patriarcal, por entender que o papel da mulher é e sempre será a maternidade, impedindo, assim, que possamos desassociar o papel de mãe e o fato de ser mulher. Sendo assim, atitudes como a da Rebecca nada mais são do que comuns e obrigatórias para nós. É claro que ela errou, mas assim como já foi dito em reviews anteriores, é compreensível seus motivos, aliados com suas angústias e medos. Então, a Rebecca tá de parabéns, justamente por ser para todos eles aquilo que eles mais precisam. 

457071

O que tinha tudo para dar errado acabou dando certo no final (mas não tão final assim, e mais tarde a gente vai falar sobre isso) e todo mundo conseguiu chegar na casa do Randall. A vontade de estar junto foi maior que orgulho, que a decepção e o espírito natalino prevaleceu no final das contas. A chegada do Toby foi o pico do episódio, já que pelo episódio passado ele e a Kate não davam indícios de volta, tampouco de passar natal juntos, ainda que como amigos. Mas para nossa surpresa, Toby mostrou o porquê de ter sido um dos personagens que a maioria dos fãs da série se apegou logo no comecinho, justamente pela sinceridade, carisma e amorosidade.

A chegada do Toby talvez tenha se dado em razão da falta de apoio que a Kate recebeu das pessoas mais próximas a ela. Em um diálogo com sua mãe ela fala que a única coisa que ela deseja é que uma pessoa diga que ela está fazendo a coisa certa. E é nesse ponto que eu imagino o porquê do Toby ter aparecido, como uma forma de encorajá-la a fazer aquilo que ela já tem certeza e para dar um empurrão necessário, mesmo com tantos riscos e dúvidas. E é justamente nesse diálogo com a Rebecca que a gente vê o quanto a relação das duas está desgastada e é totalmente distanciada uma da outra. As coisas, de fato, não foram fáceis para Kate, e vimos isso com mais proximidade a cada episódio. Toda realidade contada por ela para a Rebecca, já são conhecidas por nós, telespectadores, que acompanhamos o sofrimento da Kate bem de perto. Com o afastamento das duas, Rebecca deixou de fazer parte e hoje não entende como é possível que isso tenha acontecido e de que forma reparar esses danos emocionais na Kate. É por isso que a fatídica pergunta sempre vem à tona: de quem é a culpa? Essa questão enfrentada pela Rebecca vai muito além de culpados. De nada adiantar procurar o responsável, a ideia é diminuir os danos e evitar que o sofrimento piore e para isso Kate vai precisar de todo o amor e apoios existentes e inimagináveis.

457072

Eu geralmente não costumo ler notícias de personagens novos nas séries, nunca abro as noticias e só me contento em ver as imagens da matéria mesmo e pronto. Mas assim que terminei de ver o episódio, eu fui ler uma notícia que vocês podem ver na íntegra aqui e no finalzinho da matéria ela fala que o personagem novo vai dar suporte a Kate em um momento de dificuldade. OK. E daí, Helaine? Por que cê tá dizendo isso? Primeiro, a matéria foi publicada no mesmo dia em que o episódio foi ao ar, na terça feira. Segundo, até então não tínhamos ideia do que ia acontecer com o Toby. Terceiro, o nome do episódio é último natal. E quarto, juntando o primeiro com o segundo e terceiro vamos chegar a seguinte conclusão: algo de ruim acontece na véspera de natal.

O acidente com o Toby conseguiu ser tão surpreendente quanto inúmeras seasons finales por aí. Ninguém imaginava, ainda que tivesse lido a notícia antes de ter visto o episódio, que algo tão drástico aconteceria com ele. Talvez com o William, mas nunca com o Toby. É claramente aquela frase: querido, você não tinha nem que tá aqui. Mas já que tá, acho difícil sobreviver a tantas situações apontando pro inevitável. Se o Toby morrer, a tristeza vai ser grande, até porque a Kate sempre foi clara de que não queria se envolver com ninguém. Mas se os deuses novos e os antigos resolverem operar aqui, o único sofrimento vai ser esperar pelo retorno da série.

The Big Eight

P.S.: “Dad, grandpa’s gay. Or at least bi.” A cara do Randall!!! Mortinha. Maravilhada com a naturalidade que Tess fala sobre o assunto. Qual a dificuldade das pessoas encararem esse assunto e acabar com o tabu?
P.S.: Quem assiste Westworld sabe que a vida não tá nada fácil, né Will?
P.S.: Até fazer alguma merda, a Sloane é mais legal que a Olivia.
P.S.: Que trilha sonora amorzinho <3
P.S.: “The one thing I cannot live without is you.” Achei clichê, achei profundo.
P.S.: O Miguel é tão malinha, rs.
P.S.: Espero que no restante da temporada a relação da Kate com a Becca seja mais explorada.
P.S.: Se tudo acontecer conforme eu tô pensando, a Kate provavelmente vai se sentir culpada pela possível morte do Toby.

Pessoas, This Is Us retorna no dia 10 de janeiro de 2017. Isso mesmo, o cliffhanger é real, vamos todos lidar com isso. Boas festas pra vocês, divirtam-se e a gente se vê ano que vem!! Beijocas e não esqueçam de compartilhar a tristeza nos comentários. See ya! :*


Helaine Marina

Assiste séries com a mesma frequência que sente fome. Estudante de Direito, futura professora de Inglês e louca pelos animais, em especial, seus amigos. Uma aquariana que não é brinquedo não .

Salvador BA

Série Favorita: Impossível decidir

Não assiste de jeito nenhum: Glee

×