Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Um Dexter que você ainda não viu

Por: em 6 de agosto de 2009

Um Dexter que você ainda não viu

Por: em

Uma boa parte dos fãs de Michael C. Hall, o Dexter Morgan, da série que leva seu nome e é exibido pelo canal Showtime, ainda não conhece a origem da saga. Para aqueles que não acompanharam os episódios desde o início de exibição, certamente irão deliciar-se com este post! 

Dexter é baseado nos livros da autoria de Jeff Lindsay (foto), que mora coincidentemente (ou não) na Flórida, mesmo estado americano onde se passa a história de seus personagens. Lindsay já publicou 4 obras envolvendo o personagem Dexter, que são historicamente:

2006 – Dearly Devoted Dexter (Querido e Devotado Dexter);

2005 – Darkly Dreaming Dexter (Dexter – A Mão Esquerda de Deus);

2007 – Dexter in the Dark (Dexter no Escuro);

2009 – Dexter by Design (Dexter: Design de um Assassino).

Apesar do “Darkly Dreaming Dexter” ter sido escrito antes de “Dearly Devoted Dexter” a sequência foi re-editada pelo autor alterando assim a ordem dos livros, o que não aconteceu com o seriado, onde os produtores optaram por manter a ordem cronológica das histórias.

No primeiro livro, “Darkly Dreaming”, Dexter Morgan é apresentado ao público, um policial forense que também é um serial killer que as vezes não é uma pessoa tão má assim de se pensar. Ele segue firmemente um código ético, que lhe foi ensinado por seu pai adotivo na tentativa de não ver seu filho ir preso devido aos seus “instintos” um pouco diferentes de outras crianças. O código tem como regra número um “não ser pego”, e então uma série de métodos e procedimentos são seguidos para que não fique rastro algum de seus crimes.

O que faz os fãs talvez se identificarem com Dex, é que ele mata somente àqueles que cometem crimes e saem ilesos, uma forma de fazer justiça com suas próprias mãos. Entre um assassinato e outro provocado por Dexter, a história principal do livro gira em torno de um outro serial que apareceu em Miami, conhecido como o “Ice Truck Killer” por retirar completamente o sangue de suas vítimas e entregar algumas partes, como a mão de uma prostituta, dentro de um grande cubo de gelo. 

A continuação, “Dearly Devoted”, narra os acontecimentos entre Dexter e seu colega de trabalho, Sargento Doakes, que acredita firmemente que Dex é um maníaco homicida (fato que realmente o é) após serem encontrados vários sacos de lixo casualmente por mergulhadores no oceano com os corpos esquartejados por Dexter, Doakes passa a investigá-lo extra oficialmente, seguindo-o em todos os lugares (desde jogos de boliche até noitadas na casa de Rita, sua namorada). Nesse meio período Dex vê-se obrigado a se livrar do ex marido de Rita com uma estratégia que deixou todos boquiabertos.

As investigações sobre os pedaços de corpos encontrados no mar sugerem um título para esse novo serial, denominado agora como “Bay Harbor Butcher”, o qual não agrada nem um pouco Dex. Quando Doakes finalmente consegue provas materiais para incriminar Dexter, a história surpreende novamente com um final
empolgante. 

O terceiro livro “Dexter in the Dark”, acontece um fato inédito ao cruzá-lo junto à série. Pela primeira vez os produtores arriscam criar uma história à parte das obras, então toda a terceira temporada da série é feita a partir de roteiristas, não mais obedecendo à ordem histórica ou cronológica de Lindsay. A única comparação direta do livro com os episódios é a voz que Dexter tem dentro de sua cabeça, que foi explorada pelos produtores como se fosse a alma de seu pai indicando rumos ao filho.

O livro trata de um momento diferente de Dexter, onde ele passa a “trabalhar” apenas com aqueles criminosos que considera “muito maus”. Porém sua pacata vida é virada de ponta cabeça quando um crime na universidade acontece e seu departamento policial é acionado.
A adrenalina é maior neste terceiro volume, pois aos poucos Dexter percebe que está sendo caçado por um inimigo mais astuto e sinistro do que ele sequer imaginava, obrigando-o a por em prática todos seus conhecimentos de investigação e de assassinato em prática. 

Finalmente o até agora último livro da série “Dexter by Design” (uma clara referência à arte de espalhar sangue de Dex), narra a história após a lua de mel de Morgan que se passa em Paris. Suas características principais não mudam nessa última obra. Ele é um marido dedicado, seu estômago está sempre satisfeito (fato bastante explorado no seriado, Dexter sempre come desesperadamente!) e é claro, continua com sua limpeza de assassinos como seu principal hobbie, sem chamar a atenção de quase ninguém.

Porém um cadáver que apareceu na praia em Miami dá o início a uma série de acontecimentos promovidos por um novo serial killer que surge e está à solta nos “terrenos” de Dex, que obriga nosso anti-herói – Dexter, voltar à ativa!
Ao que parece, o quarto livro também irá referenciar muito pouco na nova temporada da série (setembro), agregando apenas detalhes ao roteiro original que está em pré -produção. 

Infelizmente os livros ainda não estão sendo comercializados em português em nossa terra tupiniquim. Já temos venda do primeiro e do quarto livro da saga em sites especializados, porém sem tradução por enquanto. Aos fãs, vale a pena ler todos os exemplares, afinal, a paciência, calma e racionalidade de Dexter são viciantes!


Leandro

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×