Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Van Helsing – 1×05 Fear Her

Por: em 16 de outubro de 2016

Van Helsing – 1×05 Fear Her

Por: em

Eu me sinto andando em círculos vendo essa série. Estamos na metade da primeira temporada e até agora não saímos da introdução. Parece aqueles games que tem tutorial obrigatório de mais de 3 horas e, quando finalmente você está livre para jogar, perdeu a vontade, ou nem acredita e acha que a qualquer momento o tutorial volta.

Começamos o episódio com Vanessa sendo testada por Julius, para saber se vale a pena iniciar uma guerra contra Dmitri. E quem melhor para servir de cobaia do que Susan, sua ex vizinha? A luta entre as duas foi a parte mais interessante do episódio – e só dura uns 2 minutos. A cara que a Vanessa faz depois que transforma Susan gritando pelo próximo, me assustou um pouco. Quer dizer, ela mostrou a mesma ferocidade que os vampiros demonstram, além de ter super força e visão noturna. Pode ser que ela não seja exatamente humana, nem a salvadora, mas um híbrido. Como ainda não sabemos se ela tem algum tipo de memória perdida que a ligue de verdade aos Van Helsing, ela pode estar nos enganando esse tempo todo.

Van Helsing 1x05 Vanessa transforma Susan

Após transformar Susan, Vanessa inicia a fuga, contando com o medo que seus poderes causaram nos vampiros. E nessa fuga descobrimos duas coisas. A primeira: há um outro nível de criaturas que até os vampiros sentem medo, mas não impedem que Vanessa vele Susan e tentem fugir passando por eles. O provável é que o proximo episódio inteiro seja essa fuga. O ponto positivo que mais me agradou episódio passado – atividades em locais abertos – se perde aqui, com toda a ação acontecendo nos esgotos e dentro do hospital. De volta ao sufoco.

A Segunda: a filha de Vanessa, Dylan, estava viva quando foi levada pela polícia e pode ter tentado seguir para Denver, onde seu pai vive. Essa informação foi passada pelo showrunner Neil LaBute no site oficial. Denver é uma cidade com mais altitude, portanto, a nuvem vulcânica se dispersaria mais rápido, fazendo com que as pessoas ficasse mais seguras lá. O problema é que a informação só fica no ar. Ainda não nos dão um objetivo. E pelo desenrolar dos eventos, esse destino só deve ser definido ao fim da temporada.

A dinâmica entre Rebecca e Sheema também é interessante. Ela não teria motivo nenhum para deixá-la fugir assim tão facilmente, ainda mais levando um mapa. A minha aposta é que, por ser uma vampira tão antiga, ela esteja entediada, buscando adrenalina. Se ela passou séculos fugindo e se escondendo e matando humanos, essa nova era deve ser muito chata. EU acho que ela deixou que Sheema fugisse apenas para poder caçá-la depois e utilizá-la para seus experimentos de reprodução.

Minha duvida é, Rebecca não está ligada à Dmitri? Quer dizer, não apareceram mais juntos, e Julius nunca à mencionou. Talvez seja possível que Rebecca seja a líder de uma horda separada, mas ainda assim aliada a Dmitri, ou eu apenas esteja interpretando erroneamente. O que importa é que Rebecca está fazendo coisas enquanto Dmitri prefere beber o sangue de sua irmã apenas por prazer, já que sangue de vampiro não tem nutrientes (eca, em tantos níveis que nem sei descrever).

No hospital, os novos sobreviventes liderados por Brendan (delicioso, fortão e cheio de tatuagens) se provam verdadeiros saqueadores. Eu entendo que após descobrirem que existe um assassino entre as pessoas que te acolheram e esperar que fizessem algo, devemos lembrar que eles já tramavam uma ocupação antes dessa descoberta. E se eles sabiam que Mohamad não era o culpado, porque jogar o menino fora sem nenhum armamento? Sim, viver nesse novo mundo transforma as pessoas, mas não muda o seu código moral, e eles não são boas pessoas. Para mim, ou Nicole é a assassina ou é a próxima vitima de John, que eu odeio e quero que morra.

Van Helsing 1x05 Brendan expulsa Mohamad após ele assumir a culpa pelos assassinatos

Apesar de adicionar certo interesse ao núcleo de sobreviventes, não passa de uma desculpa para mantê-los no hospital enquanto Vanessa não retorna. É interessante, mas desnecessário. Eu só quero ver vampiros e humanos lutando pela sobrevivência, afinal, não é essa a premissa de uma série de caçadores de vampiros? Van Helsing foi renovada para uma segunda temporada, mas a atual ainda não mostrou a que veio. Eu ainda não vou desistir, pois quero saber como vão arrumar toda essa bagunça estrutural, mas espero que pelo menos tenhamos algum destino definido para o próximo ano. E que não seja passar mais um tempinho relaxando no hospital.


E ai, o que estão achando de Van Helsing? Empolgados pela renovação para a segunda temporada? Vamos conversar nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×