Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Van Helsing – 1×10 Stay Away

Por: em 24 de novembro de 2016

Van Helsing – 1×10 Stay Away

Por: em

O caso de Van Helsing é bem interessante. A série ainda não conseguiu definir que é seu gênero, muito menos um motivo para acompanharmos a saga, mas não deixa de ser instigante e, em alguns momentos, divertida. Em Stay Away, mais drama acontece, colocando a união do grupo em perigo, mas plantando possíveis arcos futuros interessantes, além de termos uma participação especial. O ponto positivo do episódio foi como conseguiram estruturar o desenrolar das descobertas para nos enganar. Quando pensamos que as intenções deles são claras, levamos uma bela de uma rasteira. Vemos rever tudo o que aconteceu.

Depois de algum tempo (dias?) que conseguiram escapar da Fazenda, o grupo de Vanessa é emboscado por vampiros selvagens. Alguém me explica o que aconteceu com a Susan nessa cena? Se antes ela se virava muito bem sozinha, até mesmo portando rifles e indo em missões de reconhecimento com o Axel, agora virou uma donzela indefesa e quase sendo pega? Foi uma péssima inconstância para a personagem. Mas tudo fica bem pois são salvos pelo aprendiz de Robin Hood Theo (Christopher Russell, ainda não fez nenhum papel de destaque) , que convida todos para se protegerem no Éden. Pelo menos aqui Susan voltou a ser quem era e estava achando a oferta muito boa para ser verdade. Já deveriam ter percebido esse padrão, não é?

Van Helsing - 1x10 Micah recepciona os sobreviventes

Sejam bem vindos. As refeições são servidas à beira da piscina e os sacrifícios humanos começam às 2 da tarde.

São recepcionados por Micah (Tom Cavanagh, de Flash). Estava claro que esse cara era do mal, eu só não consegui descobrir exatamente como. Enquanto são recepcionados, ouvem os sinos, que não estavam vindo do Éden. Os sinos significavam que um grupo de vampiros liderados por Magdalene (Gwynyth Walsh, de Beat Bugs – voz) estava vindo para coletar o pagamento estabelecido para não atacarem a vila. Para melhorar a situação, Magdalene é subordinada a Julius e está em busca de Vanessa, que estava escondida. Pela primeira vez eles tem uma ideia inteligente e não contam para Micah sobre os poderes de Vanessa. Mesmo estando todos deslumbrados, não é possível confiar em um humano que faz pactos com vampiros, não importa o quão pacífico ele pareça.

Todos ficam muito a vontade nas novas instalações, inclusive Vanessa, que fica toda caidinha pelo saliente Theo, despertando o lado ciumento de Susan. Essa dinâmica está bem divertida de acompanhar, ainda mais por não termos conseguido criar uma empatia por Vanessa e Axel como casal, Theo entra para suprir essa falta (e como faz bem olhar para ele, que maravilha da natureza!). Eu acho muito provável que ele esteja na próxima temporada como protagonista masculino ao lado da Vanessa, ainda mais se Axel realmente não retornar.

Aqui começam a nos despistar. Sam vê a camisa de Mohamad pendurada em um varal (literalmente a única camisa preta entre todas as brancas, onde estão achando todo esse alvejante?) e tenta descobrir o que está acontecendo, apenas para acabar preso por um dos habitantes da vila. O fato de Mohamad não estar na vila era muito suspeito, ainda mais por Emma estar andando toda feliz. Se ela o havia levado para lá semana passada, onde ele poderia estar? Será que era prisioneiro ou oferenda para os vampiros?

Eu não sei mais como a Doc pode ser mais odiável. Após (contra sua vontade) fazer uma cesárea e salvar a mãe e o bebê, ela espera Vanessa lhe dar os parabéns pela coragem, apenas para assumir que largou Axel para morrer na Fazenda. Foi uma cena bem tensa de acompanhar. A confiança de Vanessa despedaçando a cada frase. Mas pelo menos ela diz tudo o que queríamos dizer para a ingrata da Doc e a expulsa do grupo. Mesmo ela sendo a única pessoa com conhecimentos médicos entre os sobreviventes, eu acho que eles estarão melhor sem ela, que poderia traí-lo ou largá-los para morrer a qualquer momento.

Para desanuviar a situação, nos mostram que Mohamad está bem, ou quase. Ele está doente pelo cogumelo que comeu, mas está se recuperando, por isso não estava na vila. Deveríamos parar de desconfiar de Micah aqui, mas ele pedir para Flesh se abrir com ele só piora sua culpabilidade. Alguém mais sentiu uma vibe líder de culto vindo dele? Pelo menos a Doc não cai na conversa dele, mas Flesh decide se juntar à comunidade. Sam consegue escapar de onde estava preso, não sem antes encontrar quadros de Micah e de uma Magdalene ainda humana.

Theo e Vanessa resolvem se pegar na frente do túmulo dos pais dele. Eu achei bem de mal gosto o fortão usar a morte dos pais para faturar a mina, mas estamos no apocalipse, não podemos perder tempo com jantares e luz de vela. Eu fiquei um pouco assustado quando a Vanessa morde o pescoço dele, mas é claro que isso será usado mais à frente. Pelo menos essa nova aliança serve para o início da descoberta dos planos de Micah. Ele dizia que as mães e os bebês era enviados para uma base da resistência em Seattle, mas Vanessa sabe muito quem que não ha mais nada na cidade. O que Micah fazia era garantir o nascimento apenas para prover sangue recém nascido para Magdalene. Sim, ele conseguiu ir de salvador para psicopata em questão de 1 dia. Se ofertar adultos já seria horrível, sacrificar bebês é abominável.

Van Helsing - 1x10 Theo treina com Vanessa

Segurar essa espada Freudiana não é nada comparada à barra que é segurar essa vontade de te beijar.

Na sinopse, nos deram o spoiler de que o assassino não era John, e que ele seria descoberto aqui. Em várias cenas vemos vários sobreviventes pensativos e em atitudes suspeitas, ficando impossível descobrirmos quem era antes de jogarem na nossa cara a resposta (mesmo de modo indireto). Sam encontra Mohamad, mas o momento de felicidade do reencontro é interrompido pelo cara que havia prendido Sam, que o mata sem nenhum sinal de remorso. Sam é o assassino do hospital. Mohamad não sabe disso e tenta fugir com o amigo, mas é encontrado por Micah. Felizmente, antes de matarem todos (com Micah exigindo que Flesh os executem) Vanessa chega e revela as atitudes de Micah e que Magdalene era sua esposa, sendo esse o motivo do acordo. Ele ainda tenta virar o jogo, mas é morto por Flesh.

Flesh decide ficar na vila, de modo a proteger os outros sobreviventes, ainda mais agora que Magdalene poderia atacá-los a qualquer momento. Então Doc resolve nos fazer odiá-la ainda mais e vai correndo alertar a vampira que ela estava em perigo. A bandida ainda tem a cara de pau de pedir para ser transformada novamente em vampira. Eu imagino que ela tinha esse deseja a muito tempo, sendo esse o real motivo pode deixar Axel para trás – perto dele, ela jamais conseguiria entrar em contato com vampiros sem interferências. Mas seu plano não dá certo, pois a mordida não tem mais efeito sobre ela. O sangue da Vanessa não apenas faz vampiros voltarem a serem humanos, como os imuniza para sempre. Mas que reviravolta. Infelizmente, como ela não faz mais parte do grupo, ninguém sabe sobre isso ainda. Até o momento, temos Flesh, Susan e (talvez) Theo como imunizados do lado do bem. Como o elenco parece que será trocado com facilidade de agora em diante, imunizar geral seria uma boa opção para garantir que teremos mais líderes espalhados pelo caminho.

Van Helsing - 1x10 Doc chora no cemitério de bebês

O teu amor é canibal!

A musica que toca durante o encerramento é Blue Moon, de Bobby Previte, mas eu simplesmente não achei nada sobre essa versão. Provavelmente devem ter colocado a mais barata para economizar nos direitos autorais. Para piorar, não vejo muita ligação com a cena de desespero da Doc ao perceber que está abandonada e sem nenhum destino para seguir. A música é linda, mas acho que foi utilizada no momento errado.

Foi um episódio mais divagar que os anteriores, mas foi bom para desvendarmos a verdadeira personalidade de alguns dos sobreviventes. A solução (e possível sentença) de Sam deve acontecer no próximo episódio, então estou ansioso para saber como Vanessa reagirá ao saber que matou um inocente e que mais uma vez foi traída por alguém em quem confiava. Tivemos boas atuações, novamente Rukiya Bernard passou muita veracidade para a sua Doc e Gwynyth Walsh estava ótima como Magdalene, mas foi Tom Cavanagh, em sua curta participação, que foi o destaque do episódio.


Estamos próximos do final dessa temporada. O que tem achado? Está valendo a pena acompanhar as aventuras da Vanessa? Deixem suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×