Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Van Helsing – 1×11 Last Time

Por: em 28 de novembro de 2016

Van Helsing – 1×11 Last Time

Por: em

O próximo que eu ouvir reclamando sobre Game Of Thrones e como eles adoram matar personagens, eu vou mandar se sentar, ficar bem confortável, depois vou jogar água gelada na cara e vou obrigar a assistir Van Helsing até ficar em posição fetal. Absolutamente nada poderia ter me preparado para os acontecimentos de Last Time, mas pelo menos agora entendo perfeitamente o título. Esse episódio foi escrito pelo mesmo cara que escreveu o maravilhoso episódio da fuga do hospital, For Me, então eu só poderia esperar coisa boa.

Começamos com o retorno de Julius (meu vampirão favorito) que está torturando Magdalene por ela não ter trazido a iguaria que ele queria comer – sangue de recém nascido (ok, essa parte é meio tensa). Eu não lembro se ele já sabia que o Dmitri também está procurando a Vanessa, mas é agora que ele parece tomar a decisão de contra atacar. Ele ainda está seguindo ordens de sua mãe, o que me parece ser meio estranho, já que, até agora, vampiros não parecem manter esse tipo de ligação familiar. Eu ainda acho que ele está sendo usado por ela, pela sua força bruta. Só queria saber se ele largou a Magdalene acorrentada na árvore ou se ela se juntou ao grupo. Aproveitando, Julius, você pode vir com essa língua toda perto de mim quando quiser!

Van Helsing 1x11 Julius ortura Magdalena por informações

Só um minuto que o meu útero deu um duplo twist carpado ao ver essa língua toda!

Nossos 4 sobreviventes chegam à fazenda onde Susan foi criada. Foi bom acompanharmos a felicidade de Susan ao chegar, assim como a imediata tristeza ao descobrir que sua mãe morreu 5 anos atrás, ou seja, seu pai nem se deu ao trabalho de avisá-la. Em meio a tanto sentimento, Mohamad descobre um rádio amador e conseguem fazer contato com outro sobrevivente (infelizmente não conseguem conversar, pois o microfone está quebrado). Como já havia previsto, o próximo destino é finalmente traçado por essa conversa: Denver (quem lembra do adesivo na parede da Fazenda?). Enquanto ouvem a transmissão, Sam resolve raspar sua barba e cabeça. Que cena mais estranha essa, no sentido horripilante. E ele ainda termina por chorar logo após ficar feliz ao se ver no espelho. Qual é a desse cara, de verdade?

Vanessa e Mohamad querem seguir com a viagem, mas Susan está disposta a ficar, pois a casa é segura e isolada, mas são interrompidos por barulhos vindo do lado de fora da casa. O pai de Susan foi transformado em vampiro, mas é um selvagem, matando o cavalo da família na frente de todos. Vanessa ainda pergunta se deve tentar transformá-lo, mesmo sem saber se vai funcionar, já que os selvagem que a morderam acabaram mortos, mas Susan prefere pintar o estábulo com os miolos dele. Gente, como essa menina sofreu. Todos os caras que estiveram perto dela tentar destruir sua vida, sendo que o pai foi o primeiro. Ela não usa as palavras, mas deixa bem claro que ele a estuprou, sendo esse o motivo por ter saído de casa. Eu já estava com muita dó dela aqui, mas as coisas só estavam começando a piorar.

Enquanto todos cavam a cova, Vanessa percebe que Susan sumiu. Os 3 se separam para procurá-la e é Sam quem a encontra. Mais uma vez a série destruiu meu coração. Sam se aproxima, tenta acalmá-la, apenas para ficar mais próximo e conseguir estrangular Susan. Eu fiquei torcendo para ela estar fingindo e conseguir fugir, mas assim que ouvi o corte da tesoura, sabia que era o fim. Susan não conseguiu escapar de sua sina de tragédia. Eu só queria que ela pudesse ter aproveitado um pouco mais a vida. Ela só teve direito a 1 momento feliz, que foi seu beijo com Vanessa, mas nem isso ela pode desfrutar.

A conversa de Dmitri com Rebecca é interessante. Eu achava que os 2 eram iguais ou parceiros, mas ela é inferior a ele em comando. Muito divertido ver uma vampira que estava comandando suas ações ser subjulgada tão facilmente. Ao mesmo tempo, fica claro que Dmitri é de um outro tempo, com seus movimentos e estratégias extremamente defensivos, apenas aguardando que o ataque venha até ele. Ele sabe que Julius está vindo, mas sua maior preocupação é não deixar que Rebecca se alie a ele, ou seja, ele não considera Julius uma ameaça, apenas Rebecca poderia lhe causar algum transtorno, mas ela parece estar sob suas rédeas, pelo menos por enquanto. Outro ponto de destaque é o motivo para querem Vanessa. Eles sabem que ela pode transformá-los em humanos, mas precisam dela para, ao misturarem seu sangue, conseguirem andar no sol. Não faz muito sentido. Se a usassem para criar uma nova leva de vampiros resistentes ao sol, eu entenderia, mas não para eles mesmos. Mistério.

Van Helsing 1x11 Dmitri mostra para Rebecca quem está no poder

Amiga, vou te dar uma dica: Cicatricure resolve!

Mohamad desconfia quando Sam retorna sem notícias de Susan e resolve investigar os pertences dele. Eu pensei que a descoberta do assassino seria mal feita, com Mohamad e Vanessa conversando e chegam a essa conclusão apenas pelo que ele fez no Eden, mas finalmente os escritores estão trabalhando bem. A coleção de dedos decepados é a prova mórbida que eles precisavam para perceberem o erro que cometeram. Alguém me lembra se foi Sam quem buscou a bolsa do John, por favor? Mas Sam não acha que fez nada errado, admitindo prontamente ter matado Susan. Esse é o comportamento real de um psicopata. Para ele, Susan era fraca e não conseguiria sobreviver (evidenciado por sua vontade de ficar na casa). Mas Vanessa não quer explicações, quer vingança. Eu gostaria de saber o que Sam tenta dizer para Mohamad, mas ele não traduz, infelizmente. Será que Sam tem outros segredos que ainda não nos foi revelado?

A punição de largá-lo no meio da floresta com os tendões cortados teria sido a melhor opção, caso ele não fosse tão esperto e usasse isso a seu favor. Eu queria vê-lo morrer nas mãos de um vampiro qualquer, mas ele consegue empalar seu algoz e se deixar ser mordido. Desde que Flesh disse que o vampirismo cura as deficiências da vida humana, Sam tinha essa alternativa em mente. Temos que lembrar que cada universo tem suas regras. Aqui, ser vampiro não te faz parar no tempo. O vampirismo te melhora, aprimora. Não é apenas a sua audição que retorna (ou começa a funcionar), mas seus tendões também, permitindo que corra em direção a Vanessa e Mohamad. Pior do que um vampiro na sua cola, é um vampiro psicopata com sede de vingança. Pergunta: se a Doc não foi mordida pois seu sangue estava nojento para Magdalene, como o Sam consegue se alimentar do corpo da Susan? Ela também havia sido transformada pela Vanessa. Pecaram no detalhe aqui. E não, não era o pai dela pois dá para ver claramente o dedo faltando na mão.

Van Helsing 1x11 Sam se transforma em vampiro

Eu tive um sonho. E nesse sonho eu matava todo mundo. Foi um bom sonho!

Hoje não tivemos nenhuma música, então teremos que velar Susan com nossos respeitos e o nosso silêncio.

Agora Vanessa e Mohamad estão na fuga de Sam, enquanto Julius deve estar buscando por eles no Eden. Ainda não sabemos onde Doc está, depois de ser rejeitada por Magdalene. O grupo está se despedaçando, assim como a minha alegria em ver a série. Esse foi um episódio muito bom, sim, mas matar Susan destrói o único vínculo que Vanessa ainda tinha com sua vida antes do Levante. Sua amizade com Mohamad é muito recente para substituir essa relação. E pelo andar dos acontecimentos, eu duvido que Mohamad sobreviva ao próximo episódio. É pouco provável que Vanessa transforme Sam e, caso o faça, ela não seguirá viagem com ele. Precisamos de mais gente para fazer parte do grupo principal, ou vai ficar difícil acompanhar a Vanessa sozinha.


E você? O que está achando de Van Helsing? Também ficou triste com a morte da Susan? O que achou de Sam se tornar um vampiro? Deixe suas opiniões nos comentários.


Paulo Halliwell

Professor de idiomas com mais referências de Gilmore Girls na cabeça do que responsabilidade financeira. Fissurado em comics (Marvel e Image), Pokémon, Spice Girls e qualquer mangá das Clamp. Em busca da pessoa certa para fazer uma xícara de café pela manhã.

São Paulo / SP

Série Favorita: Gilmore Girls

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×