Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Video Game é coisa de criança?

Por: em 29 de agosto de 2009

Video Game é coisa de criança?

Por: em

Este especial representa um marco especial para mim. Ele encerra um ciclo de três posts relacionados à três coisas que mais tenho afinidade nos últimos 5 anos. Os outros dois, que já foram publicados por aqui, foram “Um Dexter que você ainda não viu” (Ok, tá indo para a 4ª temporada agora, mas os livros já são “passado”) e o top “Aceita um drink?!“, tema recorrente principalmente no período da minha faculdade! Desde pequeno os jogos fazem parte de mim. Grande tempo aquele do Atari! E unindo, assim, o útil ao agradável, este especial de séries que inspiraram jogos veio em uma boa hora.

Caso você procure este segmento de jogos na internet, certamente encontrará mais títulos presentes online do que os twitts de brasileiros no Twitter. Então, o primeiro critério para seleção é que eles tenham sido realmente desenvolvidos, por produtoras conhecidas, como é o caso da Ubisoft. E o segundo foi o número de plataformas que pode ser encontrado, já que alguns consoles ainda podem ser considerados de “alta classe”, impossibilitando o acesso a todos.

Assim segue abaixo a lista de alguns jogos inspirados em séries que merecem o seu start!

Arquivo X

Arquivo X Jogo
Arquivo X, já traduzindo o título, é um jogo de ficção científica, logicamente, nos moldes da série. No comando de Craig Willmore o jogador é envolvido na busca de informações sobre o paradeiro de outros dois agentes. Apesar da qualidade gráfica ter sido excelente na época que foi produzido, a jogabilidade perde bastante por se tratar da “tecnologia” por pontos de clique, ou seja, você clica em uma gaveta e uma ação ocorre, o que deixa o jogo “travado”. Os consoles ganharam mais duas versões do jogo, mas nenhum se destacou no mercado.

Diversão: 4

Jogabilidade baixa e dificuldades (por ter que clicar em tudo que se vê pela frente) fizeram que o jogo ficasse chato, desse sono depois de um tempinho ligado e perdesse 6 pontos na minha avaliação.

Brothers in Arms

Band of Brothers Jogo

Este talvez seja o único que os fãs de séries não reconhecem logo ao ver a capa do DVD. Brothers in Arms é inspirado na minissérie da HBO (que levou6 EMMYs e o Globo de Ouro) Band of Brothers. Além do Hell’s Highway, também existem os títulos D-Day, Double Time, Road to Kill e Earned in Blood para diversas plataformas, incluse os portáteis PSP e Nintendo DS. É claro que com esses títulos todos não dá pra esperar um jogo não violento, certo? Fãs de Medal of Honor se sentirão em casa ao jogar Brothers. A classificação é 18 anos, então nada de presentes de natal pro sobrinho pensando em jogar com o garoto!

Diversão: 9

1 pontinho a menos por muitos considerarem que o jogo só ganhou evolução por pegar carona em seus concorrentes há mais tempo nas prateleiras.

CSI: Crime Scene Investigation

CSI Jogo
A série investigativa CSI ganhou sua versão para os consoles PS2, X-box 360, Wii e PC, sendo na versão PC o primeiro da série. O jogo é baseado nos detetives forenses que já conhecemos, entre as feras estão Grissom e Warrick. O objetivo do game é desvendar os crimes que acontecem na cidade e, como não poderia deixar de ser, o jogador colhe provas, analisa-as no laboratório e ao desvendar o mistério as famosas sequências de reconstituição da série também dão o ar da graça no jogo.

Diversão: 7

Perde 3 pontos por testar a paciência do jogador, que às vezes pode levar algumas horinhas para desvendar um detalhe.

Desperate Housewives

Desperate Housewives Jogo

Desperate Housewives é um título exclusivo para os amantes de simuladores no PC, e como acredito que a plataforma mais comum atualmente é PC, não poderia deixá-lo de fora. O jogador controla uma nova “personagem” que também mora na movimentada rua Wisteria Lane, com direito a meter o nariz nos escândalos e melo-dramas que acontecem por ali, com as figurinhas já carimbadas: Bree, Gabrielle, Lynette e Susan.

A atmosfera lembra The Sims, agora não sei se isso pode ajudar ou metralhar a vontade dos futuros jogadores de Desperate.

Diversão: 5

O jogo não teria qualquer credibilidade se não estampasse o nome da série e não traz nenhuma novidade no quesito simulador.

Dexter

Dexter Jogo

O jogo do serial killer mais querido de toda a história das séries ainda não tem data de lançamento confirmada, mas já causou um impacto considerável no mundo dos gamers. Até cases temáticos para os brinquedinhos da Apple já foram criados apostando no sucesso do jogo. Apesar de estarem confirmados somente para o iPhone e iPod Touch, os gráficos em 3D surpreendem ao vermos as primeiras imagens e mais recentemente o trailer de Dex. Para quem ainda não conhece a saga de Dexter Morgan não precisa se preocupar, já que o primeiro passo do jogo é um tutorial em que o próprio Dexter explica sua “política de conduta”.

Diversão: ?

As expectativas são altas, e como um velho fã da série acredito que os pontos negativos ficarão apenas pela limitação de plataformas, já que o iPhone não está tão popular quando o iPod, e certamente haverá mudanças de uma versão para outra.

Friends

Friends Jogo

O jogo de Friends, disponível para PC, PS2, X-box e Game Cube, ganhou além de sua versão digital, a também “plataforma mesa”, um tabuleiro para ser jogado com os amigos no melhor estilo ao modo antigo. Infelizmente não tive o prazer de conhecer este tabuleiro pessoalmente, mas conferí a versão digital do game. Como o próprio nome diz, trata-se de um Trivia, ou seja, perguntas relacionadas ao seriado. É narrado pela chatíssima Janice, Gunther, Jack e Judy (pais de Ross e Monica), com as mais de 3.000 perguntas sobre uma das melhores séries da história da TV.

Diversão: 5

Depois de jogar umas 5 vezes o jogo fica “sem sal” e não serve mais nem como passatempo.

Grey’s Anatomy

Grey's Anatomy Jogo

Grey’s que era apenas um “tapa buraco” na grade da ABC, acabou se tornando um grande sucesso entre o público, devido principalmente as relações entre os personagens. Porém o jogo não foi um sucesso como se esparava. A qualidade gráfica é muito baixa e o sistema de jogabilidade também parece muito com Arquivo X, deixando o enredo engessado. Como exemplo, o tutorial inicial já mostra como o jogo será, com uma barra no inferior da tela, que indica o quão perto se está do objetivo.

O ambiente é como se fosse um episódio de Grey’s, cabendo ao jogador apenas optar por determinadas ações e completar alguns “chalenge’s” durante as cenas. Além de plataformas conhecidas do público, também existe a versão para celulares, apesar de ser ainda mais simples que o jogo convencional.

Diversão: 6

Aos fãs de Grey’s cada produto relacionado à série pode parecer fantástico, mas a qualidade de gráficos e o jogo um pouco parado (salvo os desafios) deixam muito a desejar.

Lost: Via Domus

Lost Jogo

Lost é um sucesso de vendas e de público em todos os segmentos que entra no mercado, certo? Quase certo. O jogo de Lost não alcançou o número de vendas desejável, e talvez um dos motivos para isso foi o anúncio de que os acontecimetnos no jogo não teriam nenhuma relevância em relação a série. O personagem que é controlado no game chama-se Elliott e além de ser um dos passageiros do vôo 815 da Oceanic Airlines, é um jornalista que após a queda do avião ficou com amnésia, e sua história vai sendo desvendada com os famosos flashback’s ao interagir com os personagens principais da série. Disponível no X-box 360, PS3 e PC.

Diversão: 6

4 pontos jogados fora se analisarmos qualidade de gráficos e história. Isso que nem considerei o som.

——————————

.

Quem é fã de qualquer série que está envolvida nesse especial, deveria ao menos dar uma chance ao jogo, afinal nunca é demais conhecer aqueles detalhezinhos que só você sabe, não é mesmo? Nem que seja para tirar uma onda com aquele cara chato que acha que sabe tudo e vive te corrigindo na frente da galera!

Além destes 8 que eu conferi, é claro que existem vários outros como: ER, Law & Order, American Chopper, etc. Fica a sugestão para todos nos contarem como são!

Agora dá licença que eu estou ligando meu video-game…


Leandro

Série Favorita:

Não assiste de jeito nenhum:

×