Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Vilões e antagonistas em The Walking Dead

Por: em 18 de outubro de 2016

Vilões e antagonistas em The Walking Dead

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

Apesar do perigo que representa viver num mundo cheio de walkers, todo fã de The Walking Dead sabe que as piores ameaças ainda são os seres humanos. Ao longo das seis temporadas, a série conseguiu criar um enorme número de vilões e antagonistas. Às vezes suas motivações caem na zona cinza da sobrevivência, outras vezes eles são verdadeiros vilões com ambições de poder. Mas atenção, este texto está carregado de spoilers que vão da primeira à sexta temporada de The Walking Dead.

10 – Antagonistas dentro do grupo

Muitas vezes o conflito dentro do grupo é tão importante quanto fora dele. O mundo diminuiu de tamanho, as pessoas que nos cercam se tornam uma família. É exatamente dentro das famílias que a violência ganha tons de cinza, o que fazer quando as pessoas que queremos por perto, ou que gostaríamos de proteger se viram contra nós?

the-walking-dead-merle-dixon

O primeiro antagonista do grupo é Merle Dixon, irmão de um dos personagens mais queridos da série, Daryl Dixon. Daryl e Merle certamente tem problemas que se perpetuaram por toda uma vida. Daryl e Merle sofreram abuso quando crianças, mas Merle saiu de casa e deixou Daryl sozinho com um pai violento. Sempre houve uma tensão entre eles em parte por causa disto, mas também porque Merle é um sujeito bruto, racista e para dizer o mínimo, uma pessoa desagradável. Ele foi a primeira pessoa a tirar Rick do sério depois do apocalipse. Depois de se separar do grupo, ele se juntou ao grupo do Governador e até ajudou a torturar Glenn e Maggie, mas se redimiu ao tentar ajudar o grupo de Rick a acabar com o Governador.

the-walking-dead-carol-peletier

Carol Peletier é uma das nossas personagens favoritas, sem dúvida. Mas ela também foi uma antagonista, acredite ou não. Isso não a torna uma vilã, significa apenas que em algum momento ela contrariou o grupo. Com a melhor das intenções, Carol matou Karen e David, duas das primeiras vítimas do vírus que estava matando as pessoas na prisão. Ela estava tentando acabar com a proliferação e salvar as pessoas, mas naquele momento do apocalipse o grupo ainda não estava preparado para esse tipo de decisão. Rick chegou a exilar Carol, em parte por medo do que ela faria se seus próprios filhos estivessem contaminados e, em parte por medo do que Tyreese, que era namorado de Karen, faria com ela se descobrisse a verdade. Rick teve o apoio de Maggie e até Daryl aceitou quando soube o que havia acontecido. Felizmente, Carol se redimiu ao salvar a todos dos canibais. Ela voltou a fazer parte essencial do grupo e na última temporada Rick admitiu que ela estava certa em matar Karen e David.

the-walking-dead-lizzie

Lizzie Samuels, num mundo onde as regras não se aplicam mais e as crianças crescem em meio à violência, o que pode acontecer com elas? Como elas irão encarar esse novo mundo? Lizzie Samuels era a irmã mais velha de Mika. Lizzie desenvolveu um comportamento psicótico. Em uma das cenas mais bizarras da série, ele quase sufocou a bebê Judith. O problema de Lizzie é que ela encarava os Walkers como uma progressão natural da vida, ela dava nomes para eles, os alimentava com ratos e até falava com eles. Assim, ela não se importava com a morte das pessoas porque elas voltariam como walkers. A gravidade do problema que Lizzie representa só fica evidente quando ela mata a própria irmã para que ela se transforme em walker. Só então Carol percebe que precisará matar Lizzie ou ela acabaria matando Judith e essa morte transformou Carol, eu acredito que este foi o momento em que ela começou a dar sinais do Transtorno de stress pós traumático que se desenvolveu na sexta temporada.

9 – Prisioneiros

the-walking-dead-andrew-thomas

Quando o grupo chega na prisão e começam a limpar os blocos, eles encontram alguns prisioneiros trancados no refeitório, ainda vivos. Dentre eles, Andrew e Thomas. Andrew e Thomas decidem tentar matar Rick para tomar a prisão, mas Rick rapidamente mata Thomas e decide deixar Andrew correr em direção a um pátio cheio de walkers. Andrew sobrevive e volta para se vingar de Rick e retomar a prisão. Ele se torna responsável pela morte de T-Dog e Lori Grimes.

8 – Wolves/ Lobos

the-walking-dead-wolf-owen

“Sabe, os primeiros colonos colocaram recompensas pelas cabeças dos lobos. Eles convenceram os nativos, fez com que os caçassem. Não demorou muito tempo para acabar com eles. Agora, eles estão de volta.” Owen

Não se sabe muito sobre os Wolves (Lobos). Mas eles são perigosos porque são quase uma seita. Eles acreditam que os seres humanos estão voltando ao seu estado natural e que matá-los é garantir uma espécie de libertação. A primeira menção ao grupo acontece quando o grupo de Rick encontra o que restou da comunidade de Noah. Os Wolves mataram a todos e desmembraram alguns dos residentes. Eles criam armadilhas para atrair as pessoas e transformá-las em Walkers. Eles marcam as suas vítimas com a letra “W” e não possuem muitos recursos. Quando eles atacam Alexandria, Carol, Aaron, Maggie, Rosita, Carl, Jessie e Morgan conseguiram impedir que a comunidade fosse destruída, embora algumas pessoas tenham morrido durante o ataque. O líder do grupo, Owen, é mantido secretamente como prisioneiro por Morgan e acaba se tornando um dos personagens mais interessantes dentre os vilões de The Walking Dead. Depois de ameaçar e sequestrar Denise em meio ao caos da horda de walkers, ele se sacrifica e a salva. Com isso, ele prova o ponto de Morgan para Carol: as pessoas podem mudar. E talvez este tenha sido o momento em que Carol assumiu para si mesma que não queria mais matar.

7 – Grupo do Hospital Grady Memorial

the-walking-dead-dawn-lerner

“Quantas pessoas tiveram que arriscar suas vidas para salvar você? Aqui você é parte de um sistema. As enfermeiras mantém os meus oficiais felizes. Quanto mais satisfeitos eles estiverem, mais eles se esforçaram para nos manter. E isso não tem sido fácil. Houve perdas, mas está funcionando. E depois que nos resgatarem, nós ajudaremos a colocar o mundo de volta nos eixos, porque somos os únicos que sobreviveram. Este é o bem que estamos fazendo. E isto faz com que você valha alguma coisa. Mas lá fora… você não é nada. Exceto um morto ou o fardo de alguém.” Dawn Lerner

O arco de história do hospital Grady explora outro lado da vilania, que provavelmente é o mais comum entre os seres humanos e, talvez por isso, Dawn Lerner seja a vilã mais real do universo de The Walking Dead. Dawn é a principal responsável pelo sistema que existe no hospital Grady Memorial. Ela traz pessoas que foram machucadas (às vezes pelos próprios agentes do hospital) para serem tratadas dentro do hospital, entretanto, ela cobra um preço. Basicamente, ela força as pessoas a trabalhar para pagar a dívida. Dawn acha que é uma heroína, uma salvadora. Ela fecha os olhos para os crimes dos seus subordinados, especialmente Gorman, que estupra as enfermeiras. Dawn prefere ignorar a violência que acontece no hospital porque ela acredita que está fazendo um bem maior, que em algum momento haverá um resgate ou uma cura e ela está mantendo a si e aos outros vivos.

6 – Alexandrinos

the-walking-dead-pete-ron-anderson

“Isso é mentira. Seu pai [Rick] só vai conseguir matar mais gente. Porque é isso que ele faz, é isso o que ele é. Seu pai é um assassino.” Ron Anderson

Assim que o grupo de Rick chega a Alexandria, Carol descobre que Pete Anderson é um marido e pai abusivo. Pete é um homem agressivo e um alcoólatra. Rick acaba matando-o depois que Pete mata Reg. Apesar de ser uma das vítimas de Pete, Ron passa a odiar Rick e está convencido de que Rick é perigoso. Por várias vezes ele demonstra o seu ressentimento crescente contra Rick e Carl.

5 – Claimers/Requisitadores

the-walking-dead-joe

“[O mundo] desmoronou. Eu nunca encarei dessa forma. Me parece que as coisas finalmente são como deveriam ser. Ao menos para caras como nós.” Joe

Joe é o líder do grupo que ficou conhecido como Claimers (ou requisitadores), a versão para TV dos Marauders. Rick os encontra enquanto estava descansando em uma casa abandonada após a queda da prisão. Os Claimers rapidamente deixam claro que não são boas pessoas. Eles encontram uma blusa molhada da Michonne e percebem que tem uma mulher morando naquela casa e deixam claro que vão estuprá-la quando ela voltar. Rick tenta fugir da casa sem chamar atenção, mas acaba matando um dos Claimers. Joe então começa a rastreá-lo para se vingar. Apesar de ser um vilão mediano, a cena do confronto entre Rick e Joe é uma das mais icônicas da série.

4 – Termites/Canibais

the-walking-dead-gareth

“Ou você é o açougueiro, ou você é a carne.” Gareth

Após a queda da prisão, o grupo se divide. Aos poucos, todos eles encontram avisos indicando uma zona segura, um santuário chamado Terminus. Todos eles se dirigem para lá. Mas era uma cilada, os Termites (ou canibais) são a versão para a TV do grupo conhecido como Hunters (caçadores) na HQ. Eles aparentam ser amigáveis, mas na verdade são canibais. Terminus realmente era um santuário, até que eles foram atacados por um grupo de estupradores. Então, sob a liderança de Gareth, eles decidiram se tornar os caçadores em vez da caça. A partir do encontro com os canibais, Rick adota a filosofia de não correr mais riscos.

3 – Shane Walsh

the-walking-dead-shane-walsh

“O que foi, Rick? Eu pensei que você não era mais o bom moço. Não foi isso que você disse? Mesmo aqui e agora você não vai lutar por eles? Eu sou um pai melhor do que você, Rick. Eu sou melhor para a Lori do que você, cara. É porque eu sou um homem melhor que você, Rick. Porque eu posso vir aqui e lutar por isso. Você voltou e destruiu tudo! Agora você tem uma mulher triste, um garoto fraco. Você não tem a menor idéia de como consertar isso.” Shane Walsh

Shane é um dos antagonistas dentro do grupo de Rick, mas merece uma posição de destaque. Antes do apocalipse, Shane e Rick eram assistentes de Xerife em Kings County. Eles eram melhores amigos, eram como irmãos. Algum tempo antes do apocalipse Rick foi ferido em campo e entrou em coma. Quando o apocalipse aconteceu, Shane contou para Lori que Rick havia morrido e conseguiu manter Lori e Carl a salvo num acampamento na floresta, junto com outros sobreviventes. Ele e Lori se envolveram, até que Rick os encontrou. Shane liderava o grupo até então e quando Rick chega, ele hesitantemente se torna o segundo em comando. Shane e Rick nunca conseguem chegar a um consenso sobre os próximos passos. Lori abandona Shane para ficar com Rick, mas Shane estava obcecado por ela e se tornou perigoso. Shane estava disposto a matar os próprios aliados para garantir a segurança de Lori e Carl. No fim, ele se virou de vez contra Rick e tentou matá-lo. Apesar de tê-lo matado, Shane foi a primeira grande perda de Rick.

2 – Governador

the-walking-dead-governor

“Você sente o cheiro da pólvora e vê o sangue. Você sabe o que isso significa? Significa que você está vivo. Significa que você venceu. Então você decepa as cabeças para que nunca se esqueça.” Governador

O governador da HQ e da série são personagens completamente diferentes. É é claro que o foco aqui é o governador da série. Philip Blake, o Governador, é introduzido na série como o principal vilão da terceira e da quarta temporada. Ele é o líder da idílica Woodbury. Para os habitantes de Woodbury, o governador aparenta ser um bom homem, ele faz discursos para levantar a moral, oferece distrações e segurança. Contudo, às escondidas ele tortura pessoas, mantém uma sala de troféus cheia de cabeças decepadas e a sua filha, que foi zumbificada, dentro de uma sala em uma camisa de forças, com uma mortalha na cabeça. Em suma, ele mente para se manter no poder e não é uma pessoa sã ou estável. Ele é vingativo e age por impulso, às vezes deixando um rastro muito visível de destruição. Apesar de derrotá-lo, o grupo de Rick acabou perdendo a prisão por causa dele.

1 – Negan e os Saviors/Salvadores

the-walking-dead-negan

“Veja bem, Rick, o que quer que você faça, você não bagunça com a nova ordem do mundo. E a nova ordem é esta, e é muito simples, então se você não for estúpido, o que você pode muito bem ser, você vai entender. Está preparado? Então lá vai. Preste atenção. Me dê as suas coisas… ou eu vou matar você.” Negan

Negan foi apresentado nos dez minutos finais da sexta temporada e será o grande vilão da próxima temporada que estréia dia 23 de outubro. Ele já é o principal vilão da série até aqui, isto porque diferente do governador, ele tem um sistema em volta dele. Ele tem muitos seguidores, recursos, postos avançados. Basicamente, ele escraviza pessoas e as força a obedecerem as suas ordens através do seu grupo armado, os Saviors (Salvadores).

Os Saviors são homens e mulheres que aceitaram viver de acordo com o sistema de Negan. Basicamente eles chegam até as comunidades, matam alguém como exemplo e fazem demandas. Em Hilltop, os Saviors exigiram metade de todo o produto das plantações. O savior mais notório até agora é Dwight. Daryl teve um breve encontro com Dwight e Sherry durante a primeira parte da sexta temporada. Dwight estava tentando fugir de Negan, mas acaba desistindo e voltando para o Santuários dos salvadores, onde foi exemplarmente punido. Quando ele volta a aparecer na série, está com metade do rosto queimado. Nos quadrinhos, onde Daryl não existe, Dwight foi criado para ser uma versão do Daryl, a arma dele também é um besta e ele acaba se juntando ao grupo de Rick. Na série, onde já existe o Daryl, fica difícil saber qual será o rumo que darão ao personagem.

A principal diferença entre Negan e o governador é que Negan é completamente honesto com aqueles que o seguem, ele não tem meias palavras, não usa mentiras para intimidar. Ele também não age às escondidas. E principalmente, ele tem tudo sob controle. Ele não é age por impulso e é perfeitamente estável. Negan é um divisor de águas para o grupo de Rick, eles nunca enfrentaram uma ameaça parecida antes. E agora terão algo para temer de fato. Nós já sabemos que no primeiro episódio desta temporada, algum dos nossos personagens favoritos vai morrer nas mãos de Negan e de uma forma brutal. Por enquanto não há muito mais o que falar dele, vamos apenas esperar pela sétima temporada. Só para dar uma idéia, você pode assistir o sneek peak lançado durante a NYCC.


– Obviamente que eu não falei de todos os vilões, antagonistas e conflitos internos da série, pois são muitos.
– Estou contando os minutos para a próxima temporada, ao mesmo tempo estou aterrorizada com tudo o que pode acontecer no primeiro episódio.
– O que você espera da próxima temporada, leitor?
– E por gentileza, sem spoilers da premiere, gente! 🙂


Gizelli Sousa

Arquiteta, feminista, prefere uma noite de maratona de séries do que sair para a balada.

Brasília/DF

Série Favorita: The Walking Dead

Não assiste de jeito nenhum: Gilmore Girls, The O.C., One Tree Hill, Girls, Love

×