Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

You, Me and The Apocalypse

Por: em 10 de abril de 2016

You, Me and The Apocalypse

Por: em

Um meteoro está prestes a colidir com a Terra e a voz de Johnny Nash canta sarcasticamente “It’s gonna be a bright sunshine day” na abertura de You, Me and the Apocalypse. Criada por Iain Hollands para a Sky1 e importada pela NBC, o drama comédia sobre o fim do mundo nos lembra com personagens cativantes que ainda temos motivos para nos apegar à vida nesse planeta.

O âncora, e de certa forma, protagonista dessa história é Jamie Wilton (Mathew Bayton), um gerente de um banco em Slough (cidade da Inglaterra motivo do título original da série, que foi mudado de Slough Apocalypse para atingir um público mais “global”). Jamie é uma pessoa que faz todos os dias tudo sempre igual e que é chamado à aventura quando descobre que tem um irmão gêmeo (e maligno) chamado Ariel e que sua esposa Layla, que desapareceu misteriosamente há algum tempo, está viva.

Mas, ele não é o único que guia a série. You, me and the Apocalypse mostra histórias heterogêneas de pessoas bem comuns em lugares diferentes do mundo e reúne, assim, um elenco diverso e talentoso.

you-me-and-the-apocalypse-jamie

Rhonda, interpretada por Jenna Fisher de The Office, é uma bibliotecária que foi presa ao assumir um ataque ao site da NSA, que na verdade, foi executado pelo filho, Spyke. A irmã Celine (Gaia Scodellaro) teve tempo para aprender cinco línguas em um convento em Umbria, Itália, antes de partir para uma entrevista de emprego no Vaticano que a levaria para conhecer o mundo.

Todos eles são arrastados para uma vida desconhecida e desconfortável e tem na caminhada parceiros estranhos e interessantes que tornam essa narrativa muito mais intrigante.

Jamie tem Dave (Joel Fry), colega de quarto que reconhece que o melhor amigo precisa de mais caos em sua vida. Rhonda “ganha” a proteção de Leanne (Megan Mullally), uma criminosa com uma suástica desenhada na testa que não tem medo de impor seu sotaque sulista quando preciso. E Celine se une ao padre Jude, interpretado por Rob Lowe de Parks and Recreation e de The Grinder, um servo do senhor que é encarregado de encontrar o próximo Messias.

São muitos personagens e, com o tempo, eles se multiplicam (até Nick Offerman tem uma pequena, mas engraçadíssima, participação) e se conectam. A maestria da série está em conduzir tanta gente com um roteiro bem amarrado e que consegue criar empatia com todos eles (até mesmo com a neo nazista criminosa).

you-me-and-the-apocalypse-rhonda

Outro ponto forte da série é não desvincular os gêneros. You, me and the Apocalyse tem momentos de puro drama, mas também de comédia com uma dose forte de sarcasmo. Dessa forma, a série consegue explorar sub-gêneros que, geralmente, não aparecem em histórias sobre apocalipses. A série tem tramas sobre hackers, espionagem, romance e outros acontecimentos confusos, absurdos e até um pouco bobos, mas que ganham originalidade dentro de um ambiente e de uma série caótica.

Talvez a trama mais interessante seja a presença da fé abordada a partir da relação entre Celine e Jude. Encontrar a pessoa que pode salvar a humanidade e para quem os católicos devem depositar a sua esperança não é uma tarefa fácil, mas as diferenças filosóficas da freira e do padre tornam essa desafiadora experiência em algo muito encantador de acompanhar. Celine é uma pessoa doce que está tendo contato com o mundo pela primeira vez, mas sua suposta ingenuidade não a faz mais maleável a valores que não acredita e isso cria um constante atrito com a teimosia e ironia de Jude. Mas o que mais impressiona na Freira é que ela está aberta as novas experiência desse mundo, mesmo que essa nova vida esteja prestes a acabar.

Essa carecterística está presente na série também. You, Me and The Apocalypse é corajosa em todos os sentidos que você possa encontrar. O plot “o fim do mundo está próximo” pode mostrar o pior da humanidade, mas a série aposta no contrário. Mesmo que a própria sobrevivência seja importante, os personagens conseguem encontrar bondade e empatia ao final de uma longa jornada. Por isso, You, Me and The Apocalypse é autêntica, esperta, fascinante e vale cada minuto.

you-me-and-the-apocalypse-celine-jude

A primeira temporada (e única, pois a Sky1 e a NBC decidiram não renovar a série) tem dez episódios, ou seja é ótima para quem quer uma maratona rápida. De qualquer forma, quero conhecer a sua opinião. Ficou interessado pela história? Já deu alguma chance a You, Me and The Apocalypse? Conte para os Apaixonados por Séries nos comentários!


Nathani Mota

Jornalista, nerd e feminista. Melhor amiga da Mindy Kaling, mesmo que ela não saiba disso.

Salto / São Paulo

Série Favorita: Sherlock

Não assiste de jeito nenhum: Two and Half Men

×