Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

CW: O canal dos guilty pleasures

Por: em 30 de setembro de 2016

CW: O canal dos guilty pleasures

Por: em

O canal The CW Television Network, mais conhecido como CW, é o canal guilty pleasure de todos os apaixonados por séries. As histórias melodramáticas, os triângulos amorosos e alguns atores duvidosos, fizeram o canal ser o de menor audiência dos Estados Unidos, mas nem por isso ele deixa de ser famoso. Suas séries são comentadas pela internet a fora e por mais que muitos odeiem, todos já ouviram falar de pelo menos um seriado.

A CW é um canal relativamente novo. Surgiu a partir da junção das extintas UPN e da The WB (quem lembra de Dawson’s Creek aí?). No dia 18 de Setembro de 2006, a programação foi ao ar, sendo exclusivamente para apresentação do novo canal.

Mas por que a CW surgiu? Bem, um dos canais favoritos dos americanos, a FOX, estava fazendo muito sucesso, enquanto os canais UPN e WB não conseguiam alcançar as médias da concorrente. Então a CBS Corporation, chefona da UPN, decidiu se aliar com a Warner Bros. Entertainment, dona da WB. Ninguém esperava por essa mudança e o impacto que ela causou na televisão americana foi enorme!

smallville

O objetivo do novo canal era simples: alcançar um público alvo que estava crescendo cada vez mais, os adolescentes. É com base nesse objetivo que sua programação foi sendo feita. A intenção era focar nas séries e não nas notícias, como era feito em outras transmissões.

Com a nova programação, várias séries dos antigos canais passaram a ser exibidas, entre elas as famosas Gilmore Girls, Smallville, One Tree Hill e Veronica Mars. Esses programas tornaram a CW reconhecida pelo público. As histórias adolescentes foram agradando cada vez mais aos americanos.

the-carrie-diaries

Então se todos os programas são conhecidos e têm vários fãs espalhados pelo mundo, como que a CW ainda possuí, no ranking de canais abertos americanos, a menor audiência? Ressaltando que poucos são os shows que conseguem ultrapassar os 4 milhões de telespectadores. Caro leitor, essa pergunta é muito difícil de responder.

A internet é cheia de páginas e sites sobre The Vampire Diaries e Supernatural. Muitas fanfics são sobre os casais Chuck/Blair e Damon/Elena. Todo mundo conhece ou já ouviu falar dos grandes personagens como Clark Kent, do Tom Welling, e o Chris Rock, do Tyler James Williams. O problema da audiência deve ser a faca de dois gumes que a adolescência pode trazer. Veja bem, se eu tenho meus 14, 15 anos, os seriados que vou assistir são sobre os meus problemas de adolescente. O primeiro beijo, primeiro amor, enfim, essa fase da vida. A partir dos 18 anos, se a série ou os atores não forem maravilhosos, não tem o porquê de assistir essas histórias. Há também o fato da série ter muitas temporadas, prejudicando-a muito, pois a história vira uma encheção de linguiça e acaba se repetindo conforme os episódios vão sendo exibidos.

E com a pouca audiência, o orçamento dos programas acaba se tornando baixíssimos. O roteiro raso e personagens caricatos, somados a falta de investimentos, acarretam o cancelamento de séries que tinham grande potencial. Até hoje não supero o cancelamento de The Carrie Diaries! Tinha tudo para dar certo (o figurino era perfeito), mas acabou tendo apenas duas míseras temporadas. Não posso esquecer também de The Tomorrow People e da já esquecida Hellcats.

Stefan e ElenaSe quando digo que a maioria das tramas são histórias dramáticas, eu não estou inventando não! Em quase todas as séries, há a protagonista chorona, o vilão sexy que se apaixona pela protagonista e acaba ficando bonzinho no final, o mocinho meio bobo e sem sal, ou seja, uma estratégia para se gostar mais do vilão, o triângulo amoroso, que sempre acaba com os personagens e a trama… Enfim, vários são os fatores que são sempre seguidos, como se fosse um roteiro já elaborado.

Um ponto positivo é que a maioria dos atores contratados são desconhecidos, apesar de parecer uma Malhação, isso é ótimo. Você não se cansa de ver o mesmo ator em outros programas. Calma que não estou dizendo que todos são bons. Alguns são horríveis, sem expressões e parecem fazer a mesma cara em toda cena (alô alô, Stephen Amell e Jared Padalecki). Já outros, tiveram seus personagens tão desgastados, que ninguém mais aguentava ouvir sua voz. Lembra da Elena falando I can’t, I can’t, I can’t?

Dentre todos esses clichês, há os que salvam. The 100 saiu da zona de conforto e apresentou uma protagonista forte, que não precisa de ajuda para enfrentar os problemas. Também têm Jane the Virgin e Ex-Girlfriend, que quebraram a maldição de nenhum ator/atriz da emissora de ganhar algum prêmio.

Legends of Tomorrow

E cheguei na parte em que a emissora está focando atualmente. O investimento em séries sobre super-heróis, adaptações de HQ’s e spin-offs, já se tornaram características fundamentais da CW.

Tudo começou com as adaptações dos livros Diários de um Vampiro e Gossip Girl, dando origem à The Vampire Diaries e Gossip Girl, respectivamente. Logo depois, talvez pelo sucesso de Smallville, Arrow, The Flash e iZombie, todas adaptações das HQ’s, ganharam vida na televisão. Aproveitando a “boa” audiência das séries mães, alguns spin offs foram encomendados. Uns não passaram do piloto, como Supernatural: Bloodlines, mas vários continuam fazendo uma boa média, posso destacar The Originals, que continua firme e forte mesmo que sua antecessora esteja caminhando para sua temporada final; e Legends of Tomorrow, que, basicamente, é um apanhadão de heróis. Sem esquecer também da adaptação de Beverly Hills, 90210, um clássico que passou em 1990, 90210.


Como disse acima, The CW é um guilty pleasure, ou seja, você assiste aquelas séries que todo mundo odeia e fala mal, mas você não consegue largar. No final o saldo é positivo e vale a pena acompanhar ano após ano.

Não sou muito de abandonar, só quando realmente não consigo mais, e uma das que abandonei e sinto muita falta agora, foi Supernatural. Não há dúvidas de que depois da sétima temporada, a série caiu muito, e por isso não pude mais acompanhar. Mas não a desmereço, até porque foi ela que me abriu as portas para a CW, e é a única que continua no ar desde os tempos vindouros da UPN e WB.

Não importa, eu, você, qualquer apaixonado por séries, tem ou teve alguma série favorita da CW e isso, pode ser vergonhoso para alguns, triste para outros, mas essa série foi e continua sendo importante para cada um. E você aí, qual é o seu guilty pleasure da CW?


Karine Medeiros

Futura jornalista. Mora em uma cidade desconhecida. Apaixonada por séries. Cinéfila e bookaholic. Sonha em um dia morar em Nova Iorque. O que ama mais do que tudo isso? Comer e dormir.

Votorantim / SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Big Bang Theory

×