Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Showrunner fala sobre a cena perturbadora em GOT e a reação dos fãs

Por: em 8 de junho de 2015

Showrunner fala sobre a cena perturbadora em GOT e a reação dos fãs

Por: em

Definitivamente nós tivemos em Dance of Dragons, penúltimo episódio de Game of Thrones que foi ao ar no último domingo (7), uma das cenas mais perturbadoras de toda série, que deixou muitos fãs chocados e horrorizados.

Shireen_stannis_sons_of_the_harpy

No meio do episódio, Stannis Baratheon fez o que ninguém acreditava que ele fosse ser capaz. Ao se deparar com dificuldades decorrentes de um ataque surpresa dos seus inimigos, o aspirante ao trono sacrificou sua própria filha Shireen em prol de cumprir com o que acredita ser o seu destino. Toda a sequencia foi devastadora, ainda mais depois de cenas da imagem acima – no episódio The Sons of Harpy – onde o sempre frio e estoico personagem assumiu o amor pela filha.

Dan Weiss, um dos showrunners da série, bateu um papo com EW sobre essa reviravolta antes da exibição do episídio e como ela se liga com a forma que Game of Thrones vem explorando o fanatismo religioso. “Coisas horríveis acontecem com as pessoas na série, e essa especificamente nós pensamos ser inteiramente justificada dentro da narrativa. Ela foi desenvolvida tendo em vista a difícil situação em que Stannis se encontra. Será horrível de assistir, mas é para ser horrível mesmo.” disse Weiss.

Quando perguntado como eles puderam fazer isso com a pequena personagem, o produtor executivo filosofou sobre como se poderia colocar essa questão dentro de um debate muito maior sobre como todos são seletivos quanto personagens que merecem empatia. Afirmou que Stannis queima pessoas desde a 2ª temporada, e mesmo assim ainda existe a tendência de acreditar que ele seja um grande líder, pelo menos dentro dos parâmetros de Westeros:

“São dois pesos e duas medidas. Se um super-herói derruba um prédio onde estão 5 mil pessoas e com isso se presume a morte delas, isso importa? Pois elas não são pessoas que conhecemos. Mas se um cachorro que gostamos é atropelado por um carro, vai ser a pior coisa que a gente poderia ver na vida. Eu entendo totalmente de onde a reação visceral vêm. Eu também a tenho. Mas também tem algo ruim sobre isso. Então, ao invés de questionar como nós fomos capaz de fazer isso com alguém que conhecemos e nos importamos, talvez devêssemos refletir que quando algo acontecer com alguém que não conhecemos, também teríamos que nos abalar da mesma forma.”

A série sempre estimulou essas questões morais. Como quando depois do brutal Casamento Vermelho, na 3ª temporada, o mandante do genocídio – Tywin Lannister – questionou se matar pessoas que gostamos em um casamento é errado, mesmo que isso signifique o fim de uma guerra, salvando milhares de vidas anônimas.

stannis

Weiss também ressaltou que o fanatismo religioso de Stannis leva o sacrifício de Shireen à um outro nível, um nível que pode inclusive nos fazer refletir sobre o nosso mundo: “Pessoas que assistem Game of Thrones não vêem o mundo da mesma forma que Stannis e Melisandre. Para esses personagens a magia é real e funciona. Isso é algo engraçado sobre o gênero, pois quando a magia é real e você pode ver com seus olhos na série, proporciona-se uma janela para dentro da cabeça das pessoas que acreditam em coisas irracionais pela fé. Eu não consigo entender como esse tipo de pessoa existe em nosso mundo e como elas são completamente desconectadas da forma como eu processo o mundo. Então de uma forma estranha, a fantasia é uma forma de ver a cabeça das pessoas que fazem coisas terríveis por uma razão irracional.”

Definitivamente os fãs da série não estavam preparados para cenas tão traumáticas, mesmo se tratando de uma das séries mais hits do últimos tempos, onde vimos coisas pesadas como a morte de Ned Stark, a Batalha de Água Negra, o Casamento Vermelho… Todos acontecimentos dos já famosos nonos episódios. Então, veja como os fãs reagiram no Twitter ao choque causado pelo episódio Dance of Dragons:

O que achou das explicações do Dan Weiss? E como você reagiu à morte de Shireeen?


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×