Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Parenthood – 1×03 The Deeps End the Pool e 1×04 Wazzup

Por: em 14 de abril de 2010

Parenthood – 1×03 The Deeps End the Pool e 1×04 Wazzup

Por: em

A relação pais e filhos é o fio condutor do terceiro episódio de Parenthood. Em “The Deeps End the Pool” vemos como Julia vêm se esforçando para ter uma relação mais próxima com a filha e, ao mesmo tempo, afastar Racquel de seu marido, proximidade que ela enxerga como ameaçadora.

Nadadora profissional na juventude, Julia vê com evidente incômodo o pouco progresso que Sydney apresenta em dois meses de natação e, então, decide usar seus métodos para que a menina enfim aprenda a nadar. Sua entrada “triunfante” na piscina, e a forma como ela tenta forçar a garota a aplicar as lições das aulas dão um certo tom cômico à sequência.

Julia piscina

Porém, enquanto Julia tenta aproximar-se mais da filha, Crosby não sabe como lidar com Jabbar e, principalmente, como contar a sua noiva sobre a existência do menino. Esta, aliás, é a sequência mais dramática do episódio, pois a expressão de tristeza e posterior conformidade da criança expressam seu desapontamento.

Outra relação bem explorada neste episódio é a de Adam e Max. Após ser “sacudido” com a notícia de que o garoto foi expulso da antiga escola por destruir o aquário de sua sala, ele e Kristina saem em busca de uma vaga para Max em uma escola para autistas. A sequência em que o casal tenta convencer a diretora de que o menino merece uma vaga na escola é perfeita, pois reflete a obstinação que caracteriza a família. Obstinação bem traduzida por Sarah e sua tentativa de consertar um carro antigo sozinha.

Sarah, como todos os membros da família Braverman, tenta resolver seus problemas sozinha, e é dessas tentativas que resultam as melhores sequências cômicas do episódio, como a em que ela, completamente suja de graxa, tenta abraçar Drew. Contudo, nem tudo são “flores” na vida de Sarah e, como em todo episódio, há sempre um drama ligado a ela. Desta vez, a sequência dramática fica por conta do término de sua relação com Jim, um antigo namorado a quem reencontrou por intermédio de sua irmã.

Sarah carro velho

Se a relação entre pais e filhos dominou o segundo episódio de Parenthood, em “Wazzup”, o quarto episódio da série, essa temática é mantida, porém abordando as dificuldades de relacionamento entre pais e filhos adolescentes.

Enquanto Sarah não sabe como lidar com as transformações físicas de Drew, ao mesmo tempo tem de superar as diferenças com Amber, buscando recuperar a confiança perdida por tantos incidentes de confronto.

Peter enfrenta o dilema de descobrir que sua filha cresceu ao deparar-se com a notícia de que Haddie mantém um relacionamento secreto (para seus pais) há cerca de dois meses. Reagindo como qualquer pai um pouco mais conservador, ele busca a todo custo afastar sua filha do namorado, contanto é a sabedoria de Kristina que o faz perceber que tal atitude apenas afastaria ainda mais sua filha.

Aliás, é durante este conflito que acontece uma das cenas mais emocionantes do episódio, quando, durante uma conversa entre mãe e filha, Kristina mostra a Haddie a verdadeira razão para uma reação tão intempestiva de seu pai: o medo da perda. “A rebeldia faz parte de nós”. Com esta frase ela busca semear a paz entre pai e filha.

Peter Haddie namorado

Já a adaptação à rotina de educar um filho continua sendo presença constante no dia-a-dia de Crosby, que vem protagonizando sequências que se dividem entre o hilário e emocionante, ao retratar suas dificuldades em tornar Jabbar parte de sua vida. Contudo, a cada sequência, a sintonia entre os dois vai se mostrando cada vez mais forte, mostrando que Crosby não só está disposto a assumir seu papel de pai como a vocação para constituir uma família faz parte do DNA dos Braverman. Assim como o talento para resolver todas as questões, familiares ou não, em conjunto e com o conhecimento de todos. Como uma verdadeira família.


Rosangela Santos

São Paulo - SP

Série Favorita: Smalville

Não assiste de jeito nenhum: Grey's Anatomy

×