Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

10 episódios imperdíveis de Parenthood para acompanhar a 6ª temporada

Por: em 11 de setembro de 2014

10 episódios imperdíveis de Parenthood para acompanhar a 6ª temporada

Por: em

Este é o segundo post da série de especiais que o Apaixonados por Séries vai fazer em homenagem a última temporada de Parenthood. Para ver o primeiro clique aqui!


Parenthood é uma das séries mais lindas que a TV americana já produziu. Nada é tão delicado e tão forte quanto este drama da NBC, que consegue abordar os mais diversos temas de maneira sempre satisfatória. Como a sexta, e última, temporada está chegando nós, do Apaixonados por Séries, resolvemos fazer uma lista dos 10 episódios que vale a pena rever para acompanhar este último ano da série. Vamos lá?

Cuidado! Este post contém vários spoilers das cinco temporadas passadas de Parenthood. Se você ler as revelações serão por sua conta e risco!

1×12 – Team Breverman, por Marina

Parenthood

Team Braverman é o primeiro episódio que testa o espírito de união e igualdade que os Braverman compartilham entre eles. Quando o núcleo de Adam resolve pedir apoio para toda a sua família participar de um evento em prol de crianças com autismo (o qual Max está animadíssimo em participar, sem saber o real motivo de tudo isto), ele não contava que sua família estava a beira de um grande colapso. Tudo se inicia com a descoberta de que Amber dormiu com o namorado de Haddie, e que as duas chegaram as vias de fato em ambiente escolar, levando Adam, Kristina e Sarah a um confronto pessoal. No núcleo de Zeek e Camille, o veterano (ainda lidando com problemas no casamento) descobre que sua esposa teve um breve caso com seu professor de artes. Neste mesmo episódio Crosby começa a revelar sentimentos pela mãe de seu filho, Jasmin, quando ela resolve fazer um teste para um grupo de dança em Nova York. Para finalizar, Julia começa a sofrer com sua falta de habilidade em ser uma mãe tradicional, como a mãe dos colegas de Syd. Com todos estes dilemas, apesar de Adam insistir para que toda a família esteja presente no evento, para que Max possa ganhar o prêmio com sua ideia, os únicos Bravermans que aparecem são Adam e sua trupe, o que deixa todos eles, menos Max, decepcionados. Apesar disto a família é premiada pela perseverança do pequeno garoto, e acabam ganhando a competição, mesmo sem ajuda da família.

2×06 – Orange Alert, por Olívia

Parenthood-2x06

Orange Alert se passa no feriado favorito dos Bravemans, o Halloween, e tem como grande protagonista Max e sua vontade de sair pelas ruas pedindo doce ao invés de ficar em casa jogando banco imobiliário com a sua mãe. Porém Kristina não fica muito feliz com essa mudança, pois tem medo da reação do filho a tudo que acontece no Halloween, principalmente a grande presença de fogo, já que Max tem medo. Como de costume, toda a família aparece para dar suporte ao jovem Braveman nesse novo evento e quando Max e os primos decidem entrar na casa mal assombrada ,cheia de velas, todos ficam apreensivos, mas, felizmente, a vontade de Max de pegar doces supera seu medo e ele consegue entrar na casa e todos comemoram essa nova conquista do garoto. Além de tudo isso, a cereja do bolo do episódio é o pedido de casamento do Crosby (com um anel de aranha) a Jasmin.

2×17 – Do Not Sleep With Your Autistic Nephew’s Therapist, por Alexandre

parenthood217-1

Pra uma pessoa que está acompanhando a 2ª (e das melhores) temporada de Parenthood, ler esse nome de episódio, praticamente jogando na sua cara um spoiler, é um choque. Mas no meio do que provavelmente é a melhor reta final que a série apresentou, quem liga?Do Not Sleep With Your Autistic Nephew’s Therapist é o começo de uma sequência de episódios fantásticos que o segundo ano de Parenthood apresentou. É nele que tudo começa a ruir e, em 40 minutos de tela, vemos Amber explodir e jogar tudo que guardou por anos na cara de Seth (na que é provavelmente uma das melhores cenas de Mae Whitman na série), o frágil noivado de Crosby e Jasmine ruir após ele dormir com Gaby e, principalmente, assistimos a Max descobrir que tem Asperger da pior maneira possível – ouvindo uma discussão aos berros de seu tio Crosby com seus pais.

2×18 – Qualities and Difficulties, por Julia

parenthood2x18

Qualities and Difficulties não poderia estar fora da lista dos mais imperdíveis de Parenthood. Quando Max descobre que tem a síndrome de Asperger, Adam e Kristina tem de lidar com a situação no susto – quem poderia imaginar que ele ouviria uma discussão sobre o assunto? Eles erram, e passam por cima desse erro. A atuação de Peter Krause e Monica Potter é simplesmente perfeita e a forma como os roteiristas conseguiram abordar o assunto foi delicada e emocionante. Max descobre – e nos ensina também – que ser autista não é um “defeito de fabricação”, mas sim uma condição que faz dele uma pessoa mais especial; e apesar das diferenças e algumas dificuldades, ele tem qualidades como uma pessoa sem autismo. Nas palavras de Kristina, ele é um rockstar. E ela não poderia ter definido melhor.

3×12 – Road Trip, por Julia

road trip

Road Trip não poderia faltar – um dos poucos episódios em que todo o elenco está junto em cena. Para comemorar o 86º aniversário da mãe de Zeek, a família Braverman pega a estrada para fazer uma festa. Este episódio é importante para entendermos a relação de Zeek com a sua mãe e os problemas de seu passado, observando como isso influencia em seu relacionamento com seus filhos e netos. O episódio também mostra a interação entre cada família e como cada um reage aos seus próprios problemas. Como plus, ainda temos um lindo diálogo entre Kristina (Monica Potter, sempre ela! <3) e o patriarca dos Braverman sobre o modo como ele construiu uma família sólida, cheia de amor e deveria se orgulhar disso.

3×17 – Remember me I am the only one who loves you, por Aline

Remember me I am the only one who loves you

Remember me I am the only one who loves you foi um típico episódio de Parenthood onde tivemos muito amor, carinho e perdão para toda a família, misturado com uma boa dose de mágoa e decepção. No episódio vemos Julia mais humana do que nunca. É tão intenso ver Zoe dizendo que ama a advogada durante o parto e logo depois assisti-la desistir de doar o bebê. Esses dois momentos tão opostos nos levam a dolorosa cena onde somente a própria Julia é capaz de carregar todo o peso desses sentimentos. Mas como também há espaço para perdão, é nos 45 do segundo tempo que lembramos quem realmente nos ama. A última cena em que Jasmine corre para Crosby na chuva é uma declaração de amor aos fãs do casal. A cena expressa tudo o que os dois são e somente o fato de Jasmine ser quem vai atrás deixa tudo perfeito, pois Crosby já não sabia mais para onde ir.

4×5 – There is Something I Need to Tell You, por Alexandre

Parenthood 405

A 4ª temporada de Parenthood foi fácil a que mais brincou com as emoções do telespectador e, neste episódio em questão, ela chegou ao seu primeiro momento de glória. Aqui, assistimos a Julia ver seu tão bom equilíbrio entre trabalho x família ruir, obrigando-lhe a tomar a decisão de se dedicar ao lar e ao recém chegado Victor; vemos Sidney em uma esperada crise de adaptação à chegada do irmão; o começo da relação de Ryan e Amber; Sarah propondo morar com Mark e, principalmente, assistimos a três cenas pesadas, todas envolvendo o câncer da Kristina, a história mais forte da temporada. Temos Adam e Haddie ao telefone, protagonizando uma cena de derrubar qualquer um, depois o casal conversando com Max e, no final, somos brindados com uma última cena matadora, com direito a volta de uma Haddie totalmente fragilizada e uma Kristina chorando e pronunciando a todos da família as palavras que dão título ao episódio: There’s something I need to tell you.

4×11 – What to my wondering eyes, por Aline

What to my wondering eyes
What to my wondering eyes é um episódio que poderia, sem esforço algum, definir a série por si só. Eu não estou falando pelo fato de que uma caixa de lenços não foi o suficiente para suprir o tanto de lágrimas que saltavam pelos meus olhos – apesar disso, é claro, ter contribuído para o apelo emocional do episódio. Nunca acreditei na morte de Kristina, mas é absolutamente doloroso vê-la naquele estado, e aquele vídeo é uma facada em nossos corações chorosos, pois sentimos junto todo aquele drama e preocupação. Como se não bastasse, o episódio se passa no Natal, uma época em que particularmente todos estão emocionalmente frágeis mas, felizmente, é um feliz Natal. Ao final do episódio estamos completamente imersos no amor e compreensão gigantescos que só os Braverman sabem fazer. What to my wondering eyes é necessário porque nos lembra o quão real a série representa os momentos da vida, aqueles felizes, mas também os difíceis e complicados de se entender, nos lembra que a família nunca sai do lugar, mesmo quando não é fácil, mesmo quando o mundo parece desmoronar, é necessário sermos fortes e vivermos mais um dia pela nossa família.

5×10 – All That’s Left Is The Hugging, por Marina

Parenthood - Season 5
A quinta temporada de Parenthood foi marcada por episódios consistentes e polêmicos. Em All That’s Left Is The Hugging, nos vemos em meio a vários conflitos que eclodem na família Braverman, de uma única vez. O fim do noivado de Amber e Ryan (que não consegue se desligar do Afeganistão) é tão dolorido quanto o início do fim do estável casamento de Julia e Joel. Vemos aqui, pela primeira vez, que Julia se deixa levar pela compreensão encontrada no amigo Ed (e perdida em Joel) e acaba aceitando o beijo do amigo em um momento a sós. Por outro lado, contrastando com os relacionamentos de Amber e Ryan e Joel e Julia, Adam e Kristina mostram mais uma vez a força de sua união, quando ela perde a eleição de prefeita para Bob Little, fechando o episódio com um sorriso no nosso rosto, apesar de tanta tragédia envolvida.

5×22 – The Pointiac, por Julia

Parenthood
E finalmente, não poderia faltar a última season finale. The Pontiac resume Parenthood perfeitamente: uma família alegre, apaixonante, com problemas e lições de vida intermináveis. Como um possível fim para a série (na época, não sabíamos se a mesma seria renovada ou não), acredito ter terminado de forma excelente. Um avanço maravilhoso para Hank – quem durante a temporada descobre ter síndrome de Asperger -, decidindo apostar em seu relacionamento com Sarah. Vitor, o filho adotivo de Julia e Joel, consegue destaque em sua escola e reaproxima, mesmo sem querer, seus pais após a separação (e nos fazendo chorar, claro). A volta de Haddie à casa dos pais, com uma namorada, revelando à Kristina e Adam que nada mudou e que ela continua a mesma pessoa – a homossexualidade foi abordada de forma natural e sutil, assim como deve ser. E claro, a venda da casa de Zeek e Camille – nos mostrando que a família Braverman continuará pra sempre em nossos corações, independentemente de onde morem.


E para você leitor? Quais são os episódios imperdíveis de Parenthood até o momento?


Marina Sousa

Mineira radicada em SP. Pão de queijo + séries + música. É fã de listas, maratonas e, claro, trilhas sonoras.

São Paulo/SP

Série Favorita: Friends

Não assiste de jeito nenhum: Lost

×