Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

5 cenas marcantes de Sons Of Anarchy

Por: em 8 de junho de 2016

5 cenas marcantes de Sons Of Anarchy

Por: em

Spoiler Alert!

Este texto contém spoilers pesados,

siga por sua conta e risco.

É difícil acreditar, mas, nos próximos meses já vai fazer dois anos que Sons Of Anarchy não habita entre nós! O final desta obra prima deixou a nós, fãs, órfãos de uma trama minimalista, bem trabalhada e acima de tudo: brutal. Durante o meu gratificante período de maratona de SOA, onde eu praticamente respirei as 07 temporadas, me peguei incontáveis vezes amedrontada por tamanha brutalidade envolvendo todo o universo criado pelo genialíssimo Kurt Sutter e seus personagens sem escrúpulos que formavam a gangue de motociclistas mais bad-ass do estado da Califórnia, os Sons Of Anarchy.

sons-of-anarchy-samcro

Resumindo, a trama tem por enredo principal a história dos Sons Of Anarchy Motorcycle Club Redwood Original (SAMCRO), residentes na fictícia cidade de Charming na Califórnia. O clube de motociclistas, que é uma gangue,  é envolvido em uma série de ilegalidades, sendo seu principal negócio o tráfico de armas, comandado em primeiro momento pelo presidente Clay Morrow (Ron Perlman) e seu vice Jax Teller (Charlie Hunnam), além da mulher do primeiro e mãe do segundo, Gemma Teller Morrow (Katey Sagal). Enfim, a trama se desenvolve em um cenário de constante guerra, seja de gangue contra gangue, gangue contra as máfias, gangue contra FBI/CIA, entre outros, que desencadeiam uma cadeia de eventos devastadores para todos os personagens.

Como já dito acima, SOA é conhecida por seus incontáveis momentos marcantes, nestes, a grande maioria é composto por sequência de violência e brutalidade sem nenhum pudor, que provocavam em seus telespectadores um sentimento de pleno choque e lividez com tamanha genialidade e qualidade. Assim segue abaixo 05 cenas marcantes em Sons Of Anarchy:

Gemma é vítima de violência física e sexual

Logo no início da segunda temporada, precisamente em seu primeiro episódio, somos introduzidos a um novo grupo opositor ao SAMCRO, os sofisticados Arianos, com todo o seu ideário de supremacia branca (até no mundo da criminalidade). O grupo já chega mostrando ao que veio ao armar toda uma situação para o sequestro de Gemma, uma tática brutal de intimidação ao grupo inimigo, visto que a mesma exercia um influente papel materno para todos, que me deixou inquieta por pelo menos uma semana e em plena agonia ao testemunhar o silêncio da vítima ao longo da temporada, enfim, a violência física e sexual sofrida por Gemma pelos mascarados foi chocante e extremamente perturbadora, posso rever a cena várias e várias vezes, ainda assim o sentimento de agonia e desespero pela personagem sempre aflora. (não houve lugar nesta internet que eu não tenha procurado pela cena na íntegra gente, infelizmente não foi encontrado!).

A morte de Opie

 É bem verdade que Opie (Ryan Hurst) exercia um papel influente na vida de Jax. Amigos de infância, ambos davam um senso de racionalidade ao outro, além do fato de que apesar de todas as coisas eles estavam ali um pelo outro. A morte do querido Opie encerra um ciclo de sofrimento na vida do personagem, um segundo sacrifício definitivo pelo clube, já que, no início do show o personagem já estava há algum tempo preso por fidelidade ao grupo, em um ato extremamente racional em uma situação desesperadora (um uni-duni-tê para ver quem levava a inevitável bala por SAMCRO), Opie se doa por amor aos companheiros  e no intuito de encerrar toda uma série de sofrimento iniciado pelo assassinato da sua esposa. É em estado paralisado de choque que testemunhamos Opie bravamente resistindo até ter a sua cabeça estourada por uma barra de ferro enquanto encara o bom amigo Jax, é agoniante, é Sons Of Anarchy amigos!

Otto arranca a própria língua

Otto, encarnado pelo próprio criador da série, Kurt Sutter, é a personificação de todas consequências sofridas por se ser membro da SAMCRO e se envolver em suas práticas criminosas, as aparições de Otto não eram frequentes, mas a cada vez que este ”bode expiatório” entrava em cena era um baque emocional diferente, a solicitação dos serviços de Otto dentro da cadeia abria espaço para Kurt esbanjar todo o seu talento como ator, assim como as represálias sofridas por tais atos. A cena em questão foi marcante por evocar em mim um sentimento hilariante, ver alguém arrancar a própria língua é definitivamente algo agoniante, mas toda a situação envolvendo a sequência me deixou extasiada e de alguma forma vingada pelo personagem, com direito a voltar a cena várias e várias vezes. Fidelidade ao SOA é isso aí.

A morte de Tara

Prezados, o que foi isso?! Após uma temporada inteira com lapsos de racionalidade e colocando a segurança dos filhos acima da própria felicidade, eis que Tara Knowles-Teller (Maggie Siff), personagem querida por todos, jaz pelas mãos da própria sogra. Gemma, desinformada, obsessiva e movida por um amor insano pelo filho e netos toma suas próprias medidas desesperadas para mantê-los sob a sua tutela e influência, eliminando aquela que ela julgava estar despedaçando a sua família, algo que ela preza acima de tudo. E gente, que sequência perturbadora, quando achávamos que ficaria tudo bem, com Tara se acertando com Jax e tudo, a mãe-de-todos Gemma protagoniza a cena mais agoniante do show inteiro, um assassinato com requintes de crueldade, que desencadeou na temporada seguinte um cenário de guerra. O que dizer do sofrimento de Jax achando o corpo da esposa?! Só sei que chorei muito e até hoje não me conformo.

A morte (merecida) de Gemma

Após 07 temporadas em que Gemma encarnava a dualidade de um papel em que, por vezes era vítima, e por outras culpada, o fim da matriarca dos SAMCRO chegou a galope pelas mãos do próprio. Mesmo que tal morte tenha sido requerida de maneira inflamada pelos telespectadores, um ato que vingaria não somente o assassinato de Tara, mas toda uma gama de atitudes e movimentos que prejudicaram muita gente. Apesar de tudo Gemma era bem querida, mas o seu fim era inevitável, até o ponto de que a própria se pôs em reclusão, mesmo que inconscientemente, a espera do seu destino, foi triste por Jax ter que ter exercido este papel tão devastador, imaginem, um filho matando a própria mãe! Enfim, a cena foi algo até poético, e mesmo que previsto, não deixou de chocar.

Menções Honrosas:

  • A tatuagem retirada a maçarico; (reveja aqui)
  • A morte da agente June Stahl (Ally Walker); (reveja aqui)
  • A morte de Clay; (reveja aqui)
  • Juice (Theo Rossi) conta a verdade a Jax; (reveja aqui)
  • Series finale, a morte de Jax. (reveja aqui)

Então, caros leitores, a minha seleção reflete o sentimento de vocês? Acrescentariam ou tirariam alguma cena? Ou estão tão embasbacados quanto eu ao rever tudo isso assim de uma vez? Comentem! Até a próxima.


Ana Rebeca Tamandaré

Jovem bahiana simpática e gente boa que curte um bom número de séries e por este motivo tem a audácia de escrever suas opiniões positivas e negativas sobre elas.

Itamaraju/BA

Série Favorita: How i Met Your Mother/Friends

Não assiste de jeito nenhum: The Vampire Diaries

×