Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

A receita das séries de Bryan Fuller

Por: em 22 de setembro de 2009

A receita das séries de Bryan Fuller

Por: em

Cast Dead Like Me & Pushing Daisies

Bryan Fuller é mais um dos muitos criadores de séries responsáveis pelo nosso vício. Assim como J.J. Abrams, Shonda Rhimes, Alan Ball, Chuck Lorre e outros, Fuller criou algumas das séries que assistimos todos os episódios e ainda ansiamos por mais. Ele tem no seu currículo a criação de três séries que fizeram um certo sucesso entre os fãs: Wonderfalls, Dead Like Me e Pushing Daisies, além de ser conhecido por ser o roteirista da época de ouro de Heroes.

Como fã viciado ao extremo por Dead Like Me e Pushing Daisies, reparei várias semelhanças entre as duas séries, com as quais podemos criar uma receita Fuller. Será que séries do mesmo criador podem ter tantas semelhanças assim? É só continuar lendo.

  • Estrutura, roteiro, cenário, figurino…

Pushing Daisies é sobre um homem que pode fazer os mortos voltarem a vida. Dead Like Me é sobre uma menina que, após de morta, vira uma ceifeira recolhendo almas. As duas tratam da morte em diferentes sentidos. DLM mostra o lado mais humano, a vida após a morte, e os aspectos negativos de quem faz o mal em vida. PD trata da morte com mais humor, com mortes mais cômicas que a outra série.

Os cenários seguem o mesmo estilo, apesar de PD ser mais chamativa. Cores fortes e brilhantes. Abundância em vermelho, amarelo e verde, um verdadeiro cenário Amélie Poulain. Já o figurino também é chamativo, com cores igualmente fortes (principalmente os femininos) e em muitas vezes apenas em tons pretos e cinzas, lembrando a morte.

  • Duração e Cancelamento

Dvds copy

Ambas as séries de Fuller tiveram duas temporadas. Quando foram ao ar, suas inovações artísticas e de produção levaram muitos fãs para a frente da telinha. Porém, com falta de uma story arc que seguisse muitos episódios, a audiência foi cada vez mais diminuindo. Na segunda temporada, Fuller (havia abandonado DLM), tentou dar uma boa story arc para PD, mas era tarde demais. As duas foram canceladas em sua segunda temporada, mas conseguiram dar pelo menos um finalzinho básico para elas.

  • Personagem central feminina é uma morta-viva

George Lass & Chuck

Em DLM, uma equipe de ceifeiros passa a “vida” recolhendo as almas das pessoas que estão para morrer. Georgia Lass (Ellen Muth), após ser morta por uma tampa de privada de uma estação espacial, passa a integrar essa equipe, vivendo no mundo dos vivos, porém com uma aparência diferente, para que ninguém a reconheça. George é uma undead, ou seja, está viva, mas morta!!

Já em PD, o fazedor de tortas Ned (Lee Pace) tem um poder especial: com um toque, pode trazer as pessoas de volta a vida, porém, tocando-as novamente, elas morrem para sempre. Charlotte Charles (Anna Friel), mais conhecida por Chuck, é o amor da vida de Ned, que morreu após ser assassinada em um cruzeiro. Sem pensar duas vezes, Ned trouxe-a de volta a vida, porém nunca mais poderá tocá-la. Chuck também é uma morta-viva.

  • Cachorro golden retrivier

Dog Orbit

Nessas duas séries de Fuller, os personagens possuem como animal de estimação, um cachorro da raça golden retrivier. Em DLM, George fica com a posse de J.D., um cão de uma senhora cuja alma ela recolheu. George entrega o animal para sua irmã que o continua chamando de J.D., e diz que é uma abreviação de Just Dog (apenas cachorro).

Em PD, Ned possui Digby, um golden retrivier, desde pequeno. O cachorro foi o primeiro ser vivo que Ned trouxe de volta a vida, após Digby ser atropelado por um caminhão e desde então Ned não pode acariciar o animal, que por mais incrível que pareça, entende que estará morto caso o dono lhe toque.

O interessante de notar é que tanto J.D. como Digby são “interpretados” pelo mesmo cão. O nome verdadeiro do golden retrivier é Orbit, e ele já é uma estrela em sua cidade, por ter aparecido nas duas séries de Fuller

  • Personagem cômica em busca do amor

Daisy Adair & Olive Snook

Em quase todas as séries conhecemos aqueles personagens que buscam por um grande amor. Nas séries de Fuller, elas são geralmente mulheres e a parte cômica da história. Daisy Adair (Laura Harris) é essa personagem de DLM. Daisy morreu nas gravações de E O Vento Levou e seu último pensamento foi “Por que ninguém me amou?”. Daisy é metida, mimada e nada humilde, porém, muito linda. Nada fica bem explicado no final da série, mas todos torciam para que Daisy e Mason (Callum Blue) ficassem juntos.

Olive Snook (Kristin Chenoweth) é a parte cômica de PD. Olive amava Ned desde o começo da série, mas não conseguia destruir o amor dele por Chuck, mesmo que fosse sua vontade em certos momentos. A garçonete é divertida e sempre quer participar das investigações, mesmo ficando fora muitas vezes. Na segunda temporada, Olive encontra o amor em outra pessoa. É relutante no início, mas consegue abrir mão do amor platônico a Ned, para ficar com Randy Man.

  • Personagem rabugento com grande coração

Roxie Harvey & Emerson Cod

Sabem aquele personagem que trata o protagonista bem mal? Quase um rabugento, reclamando de todas as ações do mocinho/mocinha, mas que aos poucos vai se tornando uma espécie de pai/irmão? Pois é, em DLM, isso cabe a Roxy Harvey (Jasmine Guy). Roxy é o que chamamos de “gralha azul”, aquelas mulheres que cuidam dos estacionamentos em nossas ruas. Ela trata George muito mal no começo, fingindo que ela nem existe e a tratando com desdém. Porém, ao longo da série, as duas se tornam amigas e Roxy protege George de muitos desafios. Uma verdadeira mãe.

O mesmo pode-se dizer de Emerson Cod (Chi McBride) em PD. O investigador particular é quem faz parceria com Ned para descobrirem os assassinos de cada caso. Mas ele não gosta nada de quando a dupla vira um trio e mais tarde um quarteto. Quando Chuck permanece viva e entra na pareceria para ajudá-los, Emerson é relutante e, com humor, sempre destrata a coitada. De tanto se meter, a pequena Olive também começa ajudar e se torna a parceira de Emerson, mas ele também a trata mal. Do mesmo jeito que Roxy, o investigador vai aprendendo a gostar das moças, virando um grande amigo.

  • Local de encontro

Bares Dead Like Me & Pushing Daisies

Já mostramos aqui no Apaixonados 15 locais de encontro das nossas séries. Os de DLM e PD estão neles. São locais para sair em família ou um encontro com sua namorada e experimentar comidas deliciosas. Para encontrar George e os ceifeiros, vá até Der Waffle Haus, e aproveite o café da manhã. Já para ver o grupo de investigadores, entre no The Pie Hole e aprecie um excepcional pedaço de torta.

*crédito da edição das fotos para Guilherme Metzger


Caio Mello

São Bento do Sul – SC

Série Favorita: Lost

Não assiste de jeito nenhum: Séries policiais

×