Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

A trajetória de David Bowie e suas músicas nas séries

Por: em 6 de dezembro de 2014

A trajetória de David Bowie e suas músicas nas séries

Por: em

David Bowie é uma figura importante na cultura musical contemporânea, e, ao longo de mais de 5 décadas de carreira sua música influenciou muitas bandas, muitas produções mundo afora. Desde a década de 70 ele está sempre no topo das listas musicais, estourou na época do glam rock com um visual e um alterego nada comum e está sempre experimentando coisas novas. Suas músicas foram interpretadas por muitos outros artistas de diferentes estilos também.

david-bowie

Com toda essa versatilidade o roqueiro inglês emplacou muitas de suas músicas em trilha sonora de séries, marcando os telespectadores e também os personagens, não importando o gênero das produções.

Sua primeira música a fazer relativo sucesso foi Space Oddity, lançada para coincidir com o pouso do homem na lua em 1969. A música está presente em várias séries: Medium na 6ª temporada no episódio You Give Me Fever, também esteve na 6ª temporada de Supernatural no episódio Clap your hands if you believe…,esteve também na 5ª temporada de E.R. no episódio Double Blind e em Whitout a Trace.

Do seu terceiro disco, mais obscuro e rock’n roll, recentemente ouvimos The Man Who Sold the World na trilha sonora de um dos últimos episódios de Fringe, que marcou o episódio de um jeito quase impossível que outra música o fizesse. Esta música foi reinterpretada pelo Nirvana, esta versão também está na playlist no final desse post.

Quando David Bowie criou a personagem Ziggy Stardust queria parecer alguém que tinha acabado de chegar de marte. Com essa nova roupagem e postura, lançou em 1972 The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, que rendeu principalmente visibilidade na mídia (Leia o artigo – em inglês – sobre o lançamento na revista Rolling Stones). Deste álbum a música Starman (quem não lembrou da versão feita pelo Nenhum de nós?) está presente em algumas séries. Não é de se espantar que suas músicas aparecessem em Doctor Who  e Torchwood, curiosamente com esta mesma música. Starman aparece na primeira temporada de Doctor Who no episódio Aliens of London, e na primeira temporada de Torchwood no episódio Randon Shoes.

Bowie não poderia ficar de fora de outras séries inglesas. Sua música Life on Mars foi tema de abertura da série inglesa de mesmo nome, onde um detetive sofre um acidente de carro e vai parar em 1973. Toda a trilha sonora da série é fantástica, mas nada combina mais com a abertura de uma série inglesa sobre algo muito estranho do que Bowie. Na série também tem a música The Jean Genie de sua autoria.

Life on Mars foi uma escolha questionada para estar em American Horror Story cantada por Jessica Lange. Apesar da 4ª temporada se passar em 1952, a música só foi lançada em 1971, o que fez muita gente questionar se viagem no tempo também estaria presente nesta temporada. Life on Mars também está presente em Parenthood, no episódio Just Smile da 3ª temporada. Bowie tem mais uma música na trilha sonora da série, no episódio A house divided com Let’s dance.

Assim como Life on Mars, por sua letra inspirada, a faixa Heroes esteve presente em muitas trilhas sonoras, De Heroes (dã) à The Simpsons, passando por Criminal Minds (no episódio Penélope na 3ª temporada), Crossing Jordan (na 4ª e na 5ª temporada), Blue Bloods, e também em The Tomorrow People.

Em Gilmore Girls as músicas de Bowie aparecem algumas vezes. No episódio Eight O’Clock at the Oasis é tocada a música Ashes to Ashes e a faixa Suffragette City é tocada no episódio Say goodnight, Gracie, ambos episódios da 3ª temporada. Esta última música está presente também na 4ª temporada de Crossing Jordan.

david-bowie-série

Provando sua versatilidade também nas séries, (se ainda precisava ser provada) a música de Bowie ainda esteve presente na primeira temporada de New Girl, com Modern Love no episódio Wedding, faixa que aparece também no episódio Glee da segunda temporada de My Fat Diary.

Mesmo com tantas músicas e séries ao longo deste texto (também longo, desculpe-nos, mas Bowie merece) muitas séries com trilha sonora do camaleão do rock ficaram de fora do post. Mas na playlist abaixo pode escutar mais delas.


Camila

Mineira, designer, professora que gosta tanto de séries que as utiliza como material didático.

Belo Horizonte/MG

Série Favorita: Fringe

Não assiste de jeito nenhum: Supernatural

×