Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent Carter – 1×05 The Iron Ceiling

Por: em 6 de fevereiro de 2015

Agent Carter – 1×05 The Iron Ceiling

Por: em

Que episódio maravilhoso foi esse de Agent Carter, gente? Juntou tudo que uma pessoa fã da Marvel ou não, gostaria de assistir. Participação especial divertida, uma história intrigante e momentos fortes dos personagens. Os episódios anteriores foram só o começo de uma viagem de montanha russa, que agora chega a sua fase mais emocionante.

Então bora lá esmiuçar e vejam se concordam comigo:

the-iron-ceiling

The Iron Ceiling já começa mostrando menininhas se matando. Sério, achei bem forte e a série não teve medo de mostrar isso. Então é assim que se ensinam as Viúvas Negras? Interessante de vermos como se dá essa formação, pois eu já li que em Vingadores: A Era de Ultron, deve ser abordado o passado da Natasha Romanov. Foi muito inteligente a forma que utilizaram o fato da Marvel ser da Disney aqui: mini espiãs mortais aprendem inglês com Branca de Neve e os Sete Anões.

Vemos que Dorothy além de perigosa é meio louca. Ela entra no quarto da Peggy e além de fuçar tudo, ela parece querer ser a agente. Mais ainda não ficou claro se ela trabalha para a Leviatã ou está ali à mando de outra coisa. Mas uma coisa o episódio deixa evidente, o cerco sobre Peggy está se fechando por todos os lados, inclusive na S.S.R.

O episódio marca a desconstrução da dinâmica de Peggy com seus colegas de agência. Dooley está imbuído em descobrir tudo que pode sobre a batalha de Finow, e agora já começa a cogitar que Howard não esteja envolvido diretamente com o caso do repasse das suas perigosas invenções, o que é muito bom, porque mostra que o chefe da S.S.R. não está no seu posto à toa. A conversa dele com Jarvis mostra que ele está atrás apenas da verdade e ele  pode acabar sendo um aliado quando Peggy for descoberta.

the-iron-ceiling

Dooley também proporciona à Carter a oportunidade de atuar em campo, depois que ela samba na cara de todo mundo e mostra que sabe decodificar mensagens (em russo). Tendo em vista uma suposta transação da Leviatã com Stark na Russia, o chefe organiza uma frente para checar o que iria acontecer. Já ficou claro para mim que a Leviatã sabia que a máquina de escrever turbinada estava com a S.S.R., e por algum motivo, queria atrair eles para o país.

É levantada pela primeira vez a possibilidade de Thompson sentir algo por Peggy, e o episódio nos leva a crer isso também. Veja bem, desde o começo ele era o principal antagonista da agente no seu trabalho, com opiniões bem machistas. Aquele desabafo no episódio passado mostrou que ele de alguma forma enxergava mais do que aparentava. Tendo em vista que Peggy conseguiu que os Howling Commandos, heróis da 2ª Guerra ao lado do Capitão América, os ajudassem na missão, ela também conseguiu uma vaga para participar da ação. A opinião contrária de Thompson, para mim, foi mais pela segurança dela, mas o ficou claro é que ele precisava muito mais dela do que o contrário.

Durante a missão acabamos por conhecer melhor o personagem, ele se abriu contando uma história que aconteceu com ele durante a guerra no Japão e que o marcou profundamente. Durante a ação, em meio a uma troca de tiros ele congela e Peggy consegue fazer com que ele reaja e para ela também que ele conta pela primeira vez a versão real dos fatos que o traumatizaram. Ele matou, por engano, soldados do eixo que queriam se render e enterrou a bandeira branca que eles carregavam. Thompson e Peggy tiveram vários momentos entre eles que mudaram também a relação e a visão que ele tinha dela. O convite para bebida depois do serviço foi a prova disso.

the-iron-ceiling

O Agente Sousa agora tem certeza que Peggy é a misteriosa loira da boate. O homem que sempre respeitou a agente, inclusive defendendo ela dos comentários maldosos e sexistas, agora parece estar decepcionado e desiludido. Para ele, ela está envolvida com um inimigo público e fatalmente será ele que manejará de dar a informação para S.S.R.

Deixando de lado agora as relações entre os personagens, vamos falar de ação! Muito divertido ver Dum Dum Dugan (Neal McDonough) novamente! Ele já tinha aparecido em Agent’s of S.H.I.E.L.D. (no episódio Shadows) e agora os Howling Commandos serviram como outra ponte da série com o restante do universo Marvel. Os caras lutaram com Peggy na guerra e por isso a recebem como uma igual.

A pista da Leviatã os levou direto para escolinha das Viúvas Negras, inclusive uma delas conseguiu matar 2 homens da S.S.R., pesado, não? Lá eles encontraram um engenheiro perturbado e seu psicólogo, que estavam presos para construção de uma bomba que Stark projetou. Eles deixam bem claro que o playboy não está envolvido, o que me leva a crer que a investigação realmente trabalhará com essa possibilidade, o que como eu já disse, pode ser a redenção de Peggy quando ela for descoberta.

Peggy em ação

O fato de termos sequencias de ação é ótimo, pois como uma parceira de Stark, Peggy já tinha se provado ser muito badass e agora ele também fez isso para todo mundo ver. O problema é que ela conseguiu o reconhecimento que tanto queria (e ainda um elogio do chefe!) e logo logo tudo vai cair por terra, pois tenho certeza que o que ela tem feito por debaixo dos panos vai ser descoberto.

Enfim, The Iron Ceiling foi um episódio excelente de Agent Carter e eu já estou começando a sentir saudades da série – agora temos apenas 3 episódios e acabou. Foi ótimo poder ver finalmente Peggy ser reconhecida por seus talentos, dando um tapa na cara da sociedade machista da época. Ver Dum Dum Dungan de novo também enriqueceu a semana, e por mim, ele e seu Bourbon poderiam aparecer mais. A mudança de contexto de Peggy com Dooley, Sousa e principalmente Thompson, também deverá ser importante daqui para frente, pois acho que quando o segredo dela for descoberto alguém deles vai se aliar a ela (Thompson?).

Fique agora com a promo de A Sin to Err, que vai ao ar dia 10 de fevereiro:

ÁREA RESERVADA PARA MARVELMANÍACOS!:

– Uma coisa que muito se especula é que algum dos agentes que vemos na série é o futuro marido de Peggy. No começo as apostas eram para Sousa, mas agora Thompson também entra no páreo.

– Mesmo com isso, acho legal a série não focar em romance, mostrando que os personagens tem outras prioridades.

– Como vocês podem ver na promo do episódio semana que vem, vai dar ruim pra Peggy.

– Sobre a batalha de Finow, que Dooley tanto bate cabeça para descobrir mais, como será que Stark está envolvido? Uma coisa, sabemos que ele está pois Jarvis ameaçou coçar a orelha quando falou com o chefe da S.S.R.

– Outra coisa que eu queria comentar: Peggy, como já sabemos, é tida como uma das fundadoras e mais importantes agentes da história da S.S.R, atual S.H.I.E.L.D, então talvez a série exista para nos mostrar o motivo e como ela foi elevada à essa importância.

– Nada de saber mais sobre a Leviatã ainda…

– Muito lindo que Peggy guardar uma foto de Steve antes de ser o Capitão América, provando que ela amava o homem, não o herói.

– Dottie ainda usa as algemas para dormir, o que mostra o impacto que seu treinamento ainda tem nela, mesmo 10 anos depois.

E você, o que achou? Fiquem a vontade para dividir todos seus pensamentos conosco!


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×