Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent Carter – 1×07 Snafu

Por: em 20 de fevereiro de 2015

Agent Carter – 1×07 Snafu

Por: em

Chegamos a penultima semana de Agent Carter com um dos melhores episódios da série até aqui. Creio que vocês entenderão o motivo ao longo da resenha, mas uma coisa eu posso garantir desde já: Estou começando a me sentir saudosa. Mesmo que desde o começo eu soubesse que ela seria curta, vide o tempo de qualidade que eu tenho quando assisto, definitivamente não me incomodaria com mais alguns episódios. Mas está chegando de se conformar e começar a dar tchau, nos preparando para o que virá semana que vem.

Snafu começa exatamente onde ficamos no último episódio. Peggy foi presa pelos colegas de S.S.R., depois de descoberto seu envolvimento com Howard Stark. Foi muito bom ver que ela dá um banho em Sousa e Thompson durante os interrogatórios, ambos nos foram apresentados como tops da agência, e nenhum deles conseguiu fazer Peggy se desmontar. Vimos também que os dois homens ficaram balançados com a suposta traição de Carter. Sousa sempre a respeitou e Thompson abriu seus traumas para ela nos ultimos episódios. Logo, tê-la em uma posição de traidora da pátria também aflige os agentes no que diz respeito da capacidade deles em julgar as pessoas.

snafu-thompson-and-peggy

Quem acompanha tudo muito de perto é o psicólogo Dr. Ivchenko, quem já sabemos estar do lado do mau e com uma capacidade perigosa, diria até mortal, de fazer as pessoas agir como ele quer. Fica claro que ele está ali apenas para ver se Peggy vai dizer algo de relevante, pois ninguém sabia ao certo o quanto ela sabia sobre a Leviatã. O que ela quer é que a deixem de lado e a viuvinha negra Dottie seja presa, pois ela sim estaria envolvida até a pleura e saberia dos planos da misteriosa e perigosa organização.

Mais uma vez fomos brindados com uma ótima atuação de James D’arcy e Hayley Atwell juntos. Jarvis chega daquele jeitinho meio sem saber o que está fazendo para tentar tirar Peggy do interrogatório e tentar evitar até que ela acabe se machucando. Eu achei superfofo o que ele fez, ficando na cara inclusive que foi uma atitude afoita, já que ele não pensou no que faria depois que entregasse a confissão supostamente escrita por Howard Stark. Estava na cara que aquilo tinha sido forjado pelo mordomo, e mais uma vez todas as sequencias dele com Peggy foram otimas, pois ao lado dela é ele quem parece mais frágil.

Ambos notam que o Dr. Ivchenko está batendo um papo via código Morse, e é obvio que Carter conseguiria pegar no mínimo o contexto da coisa. Algo estaria chegando em 90 minutos, o que seria? Nessa hora então ela resolve colocar tudo em pratos limpos com os colegas de agência, detalhando tudo o que fez e o que tinha planejado fazer e a reação dela perante o sangue do Steve Rogers “amoleceu” o coração deles, que compraram a história e resolveram checa-la.

AgentCarterSnafu2-640x426

Enquanto Thompson e Sousa iam para o prédio em frente da agência, Dooley mais uma vez ficou a mercê do psicólogo doidão. Eu fiquei até o final pensando que em algum momento ele voltaria a raciocinar direito, que tudo o que ele fez era uma encenação para que Ivchenko comprasse a submissão dele, mas não. Ele caiu direitinho, prendendo Jarvis e Carter e entregando um misterioso Iten 17 das invenções Stark para o russo. Não ficou muito claro o que era o gadget na hora. Corta então para Dooley tendo um momento em família, coisas que não tivemos na série até aqui. Finalmente ele voltou para casa e para esposa, obviamente eu estava estranhando todo aquele comercial de margarina…

Enquanto isso, Sousa se depara com Dorothy. Ele até deu combate, mas não ia ter muito o que ele fazer – sem morrer. Ela foge maravilhosamente, pulando no vão da escada, a cena foi demais e adorei a cara de Thompson assistindo uma mulher fazendo aquilo. Sousa então encontra o corpo do dentista tarado e as coordenadas que Dottie havia recebido para matar Peggy. A história dela encaixou com tudo o que aconteceu, significando que todos estão em perigo.

Eu ri com a cena do Jarvis e da Peggy tentando escapar da sala de interrogatório. A hesitação do mordomo foi cômico, mostrando novamente como ele, mesmo sendo homem, é muito mais sexo frágil que Peggy. Eles, junto dos outros agentes, encontram Dooley desacordado. Todo aquele reencontro familiar foi algo que aconteceu somente na cabeça do chefe da S.S.R. e eu fiquei com pena dele por isso, por nunca conseguir realizar algo que ele queria muito…e também porque ele estava vestido em um colete a prova de balas que lhe seria mortal, é caro

Agent-Carter-1x07-SNAFU--600x337

Com toda a história confirmada, Dooley ao decidir se matar – visto que ele explodiria de qualquer forma – passou a coroa da investigação para Peggy. Então não tenho dúvida que agora ela dará as cartas sobre como todos irão agir para deter o plano que a Leviatã tem – e que ainda não sabemos ao certo. Uma coisa boa de Snafu foi que ele serviu para colocar Carter completamente dentro do contexto da S.S.R., dividindo agora com a agência sua investigação secreta e com o ok do comandante (RIP). Espero que ninguém mais questione a capacidade ou talento dela, até porque temos somente um episódio pela frente e muita coisa para ser solucionada.

Pelo que eu entendi o Item 17 é um gás que faz as pessoas ficarem com ódio no coração e atacarem umas as outras até a morte, mas qual o motivo de Dottie ter plantado aquilo em um cinema? Foi meio impactante a cena da assassina deixando aquilo lá e bloqueando a porta para ninguém sair. E me leva a pensar também de como as invenções do pai do Tony Stark podem ser perigosas. Como Jarvis bem fala no final, a culpa de tudo aquilo estar acontecendo não era deles e sim das invenções. Será que Howard vai sofrer algum tipo de consequência?

Agent Carter é uma das séries atuais mais deliciosa de assistir, e caso você ainda não tenha tirado um tempinho para ver, recomendo que o faça. O episódio de semana que vem foi anunciado como Season Finale – então uma renovação está em aberto. Snafu resolveu de uma vez a situação de Peggy dentro da agência – agora todos acreditam nela e também colocam fé (aleluia) na agente. Tudo que eu sinto agora é um misto de pesar e ansiedade pela aproximação com o fim. Com uma trama que mistura na dose certa ação, mistério e ótimas dinâmicas, eu tenho certeza que a resolução será feita com maestria. O que nos cabe é esperar mais uns dias.

Confira agora a promo do final da temporada, Valediction, que vai ao ar dia 24 de fevereiro:

E você, o que achou?

Fique a vontade para comentar suas impressões.

ÁREA RESERVADA PARA MARVELMANÍACOS!:

– Uma coisa que eu tenho certeza que veremos no próximo episódio será o épico mano a mano de Peggy contra Dottie.

– O que eu também espero que aconteça seja o pontapé inicial para criação da atual S.H.I.E.L.D., visto que a Peggy é tida como uma das precursoras, juntamente (inclusive) de Howard Stark.

– “What if there are people behind this mirror we’re breaking?” Peggy: “Then they may get hurt. There will be a spray of guns.” Jarvis: “What if those hypothetical people behind the mirror have guns?” Peggy: “Then we’ll get hurt. There will be a spray of bullets.”

– Li algumas teorias de que Ivchenko venha a ser o Dr. Faustus, o psiquiatra do mal que é inimigo do Capitão América. Uma coisa que fizeram no episódio foi meio que mostrar o quão poderoso ele é ao hipnotizar um soldado ferido para que ele não sentisse dor ao amputarem sua perna.

– O que vai acontecer em menos de 90 minutos?

– O episódio de semana que vem marca o retorno de Howard Stark.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×