Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×10 What They Become

Por: em 13 de dezembro de 2014

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×10 What They Become

Por: em

Agora é oficial! Agent’s of S.H.I.E.L.D. está completamente alinhado com o universo cinemático da Marvel. É o que nós esperávamos desde que a série foi anunciada acontecendo diante de nossos olhos maravilhados. Primeiramente temos muito à agradecer ao filme Capital América 2: Soldado Invernal, a partir dos acontecimentos dele – o colapso da S.H.I.E.L.D e a ascensão da HYDRA – a série se revolucionou, um capitulo melhor que o outro. E essa segunda temporada está impecável e What They Become veio para provar como a MARVEL/DISNEY não iria desperdiçar um luxo de ter uma série de TV para introduzir suas histórias e trilhar o caminho que culminará em seus mais do que esperados filmes. Então vou tentar encontrar palavras no nosso vocabulário e esmiuçar esse midseason finale que fechou 2014 com chave de ouro.

O episódio começou exatamente de onde ficamos semana passada: Os caças da Hydra executando a ordem de Whitehall para derrubar o bus e seus tripulantes. Bato palmas para a sequencia, com os efeitos especiais foram bem executados – tratando-se de uma série de TV. Assistindo às manobras feitas por May eu me contorcia toda, como se estivesse assistindo a cena em um cinema 4D, a agente realmente é muito badass. Ainda lembro da primeira temporada quando eu não gostava da personagem, achava ela apática, mas hoje em dia não consigo pensar em nenhum contexto que a série possa ficar sem a personagem de , que atualmente é a número 2 da agência.

shield11-570x379

Obviamente o foco do episódio foi o reencontro de Skye com seu pai – que logo de início se apresentou (finalmente) como Cal. Se você leu a resenha de Ye Who Enter Here deve ter pescado que o médico monstro é sim, no final das contas, Calvin Zabo. Nessa hora eu simplesmente pulei do sofá! Todas as teorias e rumores estavam se tornando realidade bem ali, na minha TV, assisti o episódio já esperando por algo grandioso… Vontando a falar sobre o encontro entre pai e filha,  deu um show à parte. Dava para ver todo conflito acontecendo dentro do personagem, tentando conter a emoção e os nervos ao conseguir ter a filha de novo por perto. Mesmo com a reticência de Skye, ele conseguiu abrir terreno e dar mais detalhes do trágico passado da família e como tudo os levou à estarem se reencontrando naquele pesado contexto: Ela uma agente da S.H.I.E.L.D. e ele “cooperando” com a HYDRA. Com loucos olhos ele revela que além de se juntar à filha, ele quer que ela assuma seu verdadeiro potencial – obviamente as coisas já foram ficando bem claras (Kree + Humanos com “potencial para ser algo a mais”=_____), mas isso não diminuiu em nenhum momento o sentimento de tensão e ansiedade. O que foi ele cantando a canção de ninar para Skye e revelando seu plano de vingança contra Whitehall que, há quase 20 anos, havia despedaçado sua mulher e jogado o resto como se fosse lixo? Um show de atuação.

Obviamente o homem  de Von Strucker ia deixar passar as ações de Ward em trazer Skye e não derrubar o avião. Um homem que viveu a 2ª Guerra Mundial se desenvolvendo diretamente com o Caveira Vermelha, não deixaria passar o detalhe de que a menina era filha da mulher que lhe devolveu a juventude e que Cal (bom ter um nome para designar ao personagem) estava ali com um propósito muito maior que somente ajudá-lo com o Obelisco e a acabar com Coulson. Whitehall realiza que em todo tempo que o homem esteve ao seu lado ele queria mesmo a oportunidade de se vingar pela morte da esposa. Ao perceber que Skye também seria especial como a mãe, ele pede que a menina toque o Obelisco e sim, nada acontece. O que acontece é que a jovem não é mais aquela hacker e na primeira oportunidade ela usa o Diviner como arma, atacando os soldados e os transformando em pedra. Mesmo assim o dissidente nazista retoma o controle da situação e prende Cal, Ward e Skye, para que ele pudesse continuar com a sua incursão na cidade dos Kree com Raina, que está mais do que satisfeita por ser objeto um experimento.

ADRIANNE PALICKI, NICK BLOOD

Concomitantemente, Coulson e seu time organizam o resgate de Skye e fomos presenteados com belas sequencias de ação. Coisas que eu amo: Tiros e luta corporal. “Join S.H.I.E.L.D.. Travel to exotic distant lands. Meet exciting, unusual people and kill them”. Phil, May, Bobbi e Hunter ficaram responsáveis pelo resgate de Skye, enquanto Fitz, Simmons e Tripplet foram designados para arranjar uma forma de destruir a cidade antes que a Hydra pudesse descobrir para que o Obelisco servia. Como no episódio passado, nossa dupla de nerds voltou a funcionar bem juntos, com Jemma ajudando Fitz a organizar seus pensamentos. Leo estava, no fundo, preocupado com a possibilidade de Mack estar bem, e ela chega a conclusão de que a cidade pode ter feito o grandalhão parte dela, ou seja, ele poderia estar vivo. Tripplet volta a aparecer com os brinquedinhos do seu avô Howling Commando, bombas mecânicas que não teriam o funcionamento afetado pela cidade. O problema: Elas deveriam ser manualmente colocadas na cidade.

Ato continuo, Ward ajuda o pai de Skye a sair da sala em que estavam presos e ele vai atrás de Whitehall. Antes que ele pudesse atacar o algoz da sua esposa, Coulson aparece e atira no alemão. Ao invés de agradecer – “You’re Welcome”, Cal se enfurece, dizendo que Phill tirou outra coisa dele: A chance de se vingar do homem que tinha feito sua mulher em pedaços. Nesse momento tivemos uma das lutas corporais mais legais da séries (só fica atrás de May x May, no episódio I Will Face My Enemie). Nessa hora eu reparei que os últimos embates sempre envolveram mulheres, mas Coulson e Cal não deixaram por menos. Em uma luta super bem coreografada podemos ver o quão Coulson consegue ser habilidoso em campo, mas a partir de um momento a força do pai de Skye começou a prevalecer – eu realmente não acredito que ele tenha nada de especial, tirando o fato de ser um maluco que sabe lutar.

Ward consegue se liberar das amarras e solta Skye, nessa hora eu gritei de excitação pois a menina fez o que eu queria que alguém fizesse desde que o traidor jogou Fitz e Simmons no mar na season finale passada: Meteu bala nele! Sério, se eu já tava amando a personagem, o conceito dela subiu de forma estratosférica! “never turn your back on the enemy,”, mandou muito! Mesmo Ward tendo ajudado a menina, ele em nenhum momento quis se redimir pelos seus atos. Suas atitudes são explicadas por um amor doentio que ele nutre pela ex-colega e isso foi a sua sina, ficando comprovado pelo seu olhar desacreditado ao ver os 4 tiros que o amor da sua vida tinha dado nele sem dó. Não, infelizmente ele não morreu. A agente May 33, completamente desnorteada ao ver Whitehall morto, encontra Ward e o ajuda – quero só ver o que vai sair dessa insana parceria nos próximos capítulos.

Sky cries over coulson

Skye se depara com a violenta cena entre Coulson e seu pai, que em vantagem socou muito a cara de Phill. Ele somente para quando a menina o chama, desesperada, de pai. E sim, depois que ela dá o ultimado para que ele sumisse nós descobrimos o verdadeiro nome da agente. DAYSE! DAYSE! DAYSE! Se o episódio acabasse ali, o cliffhanger já seria gigante para a continuação da temporada ano que vem, mas Agent’s of S.H.I.E.L.D. existe para não deixar nenhum forninho na parede. Depois que Cal sai, achei emocionante a inteiração de Skye/Dayse com Coulson, ela pede perdão (aos prantos por não ter conseguido matar o pai). O carinho de Phil com ela no momento me tocou, eles realmente nutriram um sentimento muito profundo, quase de pai e filha mesmo.

Para se redimir, Skye vai atrás de Raina, para impedir que a mulher de olhos de ressaca descubra as funcionalidades do Deviner. Nessa hora, com Raina já tendo decido, descobrimos que Mack sobreviveu a queda e virou meio que um servo da cidade. Ele leva Raina à um tipo de templo, um altar, algo do gênero. Com Skye ao encalço da mulher, Coulson antes de descer à cidade, se comunica com Tripplet avisando que ela estaria la embaixo. Sem titubear o agente desce e corre contra o tempo para desativar os explosivos. Em todas as minhas resenhas eu reclamei sobre o quanto o personagem de Tripplet foi subutilizado.  é um ator super carismático, mas a série deixou muito a desejar no sentindo de utilizar um cara com uma bagagem como ele. Afinal ele, em tese, apareceu para substituir Ward na equipe e teria uma história interessante por ser neto de um Howling Commando. Mesmo tendo pouca relevância, uma das poucas coisas que a série fez questão de mostrar foi a amizade entre ele e Skye, então não seria surpresa que o agente se colocasse em risco para salvar a menina.

terrigen

Skye encontra Raina prestes a colocar o Obelisco em um tipo de altar, e sem conseguir impedir isso, o objeto começa a mostrar suas facetas. As paredes em volta delas começam a se fechar como a transformar o local em um módulo, mas antes que totalmente selado, Tripplet consegue se esgueirar para dentro. Coulson fica, desesperado de fora. Nessa hora que eu segurei minha respiração: O obelisco se abrindo, revelando um tipo de cristal azul que cria um tipo de nuvem que atinge os 3: Tripp, Raina e Skye. As mulheres são envoltas em um tipo de casulo, efeito diferente do que já havíamos visto antes e viram verdadeiras estátuas. Resignado e triste, Tripp vê um pedaço do cristal perfurando seu abdome e com ele o efeito é o mortal empedramento. R.I.P Tripp. Em um seguido jato de força, descobrimos que um tipo de casulo envolveu Skye e Raina e ele começa a se quebrar. Raina surge com grandes olhos amarelos e a primeira coisa que Skye vê a sua frente é o amigo se desfazendo em pó.

Veja bem, todo super herói tem algo que o marque, alguma tragédia ou algo triste, se Tripplet não serviu de muita coisa, ele serviu para fazer essa experiência muito mais dolorosa para a amiga. De uma vez ela quebra o casulo e a terra começa a tremer, vemos todos os personagens perdidos durante o terremoto. Que sequencia meu deus! O “renascimento” de Skye ou Dayse (Quake ou Tremor ), como preferir, foi uma das coisas mais legais que eu assisti em Agent’s of S.H.I.E.L.D. e coloca oficialmente outra personagem pertencente aos Vingadores na história.

Skye-gets-her-powers-Marvel-Agents-of-SHIELD

Inumanos? Certamente! Mesmo essa palavra não tendo sido utilizada em nenhum momento na série, nós já vínhamos maquinando a ideia e sim, mesmo sendo tudo o que especulávamos, foi espetacular! E a cena “pós-crédito”, de deixar qualquer um paralisado, mostra outra pessoa (???) de posse de outro obelisco, que brilha. Ele se comunica com alguém por telefone sobre o que está acontecendo e ao se virar vemos que ele não possui olhos. The End. Parei, parei, só dia 3 de março de 2015 agora? Como lidar? Completamente encantada pelo que Agent’s of S.H.I.E.L.D. nos entregou, aplaudo de pé o episódio e a série por si só. Foi tudo o que eu esperava e por isso foi sensacional!

A espera não vai ser tão cruel, pois nesse meio tempo teremos Agent Carter para nos entreter. Tenho certeza que a série que estréia de 6 de janeiro trará novos elementos que complementam o universo que a Marvel está conduzindo com maestria. Mal posso esperar para ver!

Deixo vocês então com a ultima promo divulgada da série protagonizada pela personagem Peggy Carter ():

E o que vocês acharam? Empolgados como eu?

Até 2015!

ÁREA RESERVADA PARA MARVELMANÍACOS!

Demorei muito para absorver esse ultimo episódio, assisti What They Become umas 4 vezes, para tentar digerir. Obviamente foi um episódio que confirmou muita coisa e abriu um leque de caminhos muito rico para o futuro da série. Vamos dissecar um pouco sobre as referências, acontecimentos e easter eggs?

– Sobre os inumanos, você pode ler tudo sobre eles aqui. Mas resumindo, eles são uma espécie proveniente de experimentos feitos pelos Krees nos Niandertais.

– Na review passada eu falei muito sobre a teoria de Skye ser Dayse e seu pai, Calvin Zabo, então não vou me estender muito sobre o assunto aqui. Vou apenas lembrar que nos quadrinhos ela não é uma inumana, essa releitura dada á personagem acho que a engrandece ainda mais. Fazendo um pequeno resumé sobre a personagem nos quadrinhos, Dayse também é uma agente da S;H.I.E.L.D. nivel 10 e bem ligada a Nick Fury. Ela lutou as guerras secretas e juntou-se se juntou aos vingadores e ajudou a derrotar Magneto. Ela tem o poder de gerar poderosas ondas que podem causar fortes terremotos e extremamente treinada em corpo-a-corpo (acho que a gente ja comecou a ver isto, né? Graças aos treinamentos com a cavalaria May).

– Uma coisa interessante sobre os inumanos no universo cinemático e, consequentemente na série, é que eles vêm como uma maneira de “substituir” os mutantes. A Fox detém os direitos dos X-man e lançar mão dos inumanos é uma maneira inteligente de explicar pessoas com poderes. Na cena pós-créditos de Capitão América 2, Von Strucker se refere à Feiticeira Escarlate () e ao Mercúrio () como seus milagres. Todos sabem que nos quadrinhos eles são filhos do Magneto (o Mercúrio apareceu no último filme lançado dos X-Man), mas certamente eles serão inumanos.

– Sobre a pessoa sem olhos que tem um Obelisco para chamar de seu (que começou a brilhar depois da transformação da Skye), a série não deu nenhuma pista, mas chutaria ser o personagem Reader, não se sabe muito da história dele, mas que ele é de fato um inumano que viaja pelo globo depois que a bomba terrígena (ler abaixo) é explodida, atrás de outros inumanos. Ao telefone ele fala com um terceiro – outro inumano? – e assegura que tem alguém novo sob controle. Mas bem difícil chutar no gol aqui, tivemos pouca informação, mas de certo a história promete!

– Ah! Esse fenômeno de transformação se chama terragênese, e ela acontece como consequência do vapor liberado pelos cristais terrígenos, que possuem a capacidade de alterar a biologia dos inumanos . Nos quadrinhos, na narrativa Infinity, uma bomba de cristais terrígenos é detonada na atmosfera da terra durante uma batalha dos Inumanos contra o Thanos ( O principal vilão do universo cinemático da Marvel). Com isso, todos seres humanos, descendentes de inumanos adquiriram algum tipo de superpoder. Vai que isso acontece na série?

– A resposta de Koenig quando Tripplet pergunta sobre o irmão deixa mais óbvia a teoria de que os fofos agentes são um tipo de Modelo de Vida Artificial (Life Model Decoys), uma tecnologia utilizada pela S.H.I.E.L.D.

– Alguém sabe para o que serve o Protocolo Teta?

– Mack, ao que parece, ficará bem. Será que ele tem algo de especial ou a cidade só viu vantagem em usar um grandalhão como servo?

– Eu realmente gostava de Tripp…Espero que a morte dele não seja tão em vão, quanto foi o personagem. Creio que deverá afetar Skye e Jemma.

– Aliás o Tripp merecia morrer sabendo a verdade sobre os Koenigs, rs.

– Caminho livre para o Fitz sair da friendzone?

– Outro personagem que não mostrou à que veio foi Whitehall, tirando o episódio The Things We Bury não acho que ele chamou a responsabilidade para si. Ward, o pai de Skye e até Bakshi acabaram sendo mais antagônicos. Basta saber quem será a nova cabeça da Hydra, afinal você corta uma, crescem mais duas.

– No início da temporada eu até senti um clima entre Hunter e Skye, mas passou. Ele e Bobbi são demais! Muito fofo ele falando que tinha percebido ela escondendo um pendrive dele e que não ligava, caso não envolvesse os dois.

– Mas afinal, qual o segredo de Bobbi? Mack vai estar de volta e eu estou curiosa.

– Não tivemos a chance de ver como Raina ficou, acho que a transformação da moça vai ser mais radical.

“Best day ever” – Diz o pai da Skye ao sair da sala, imbuído de cumprir sua vingança contra Whitehall

“Skye can take care of herself. You’ve transformed her into an agent who is smart, and tough, and capable.  If there’s a chance for her to turn the tables she will take it”. -Coulson para May

– Não creio que a cidade mostrada na série seja Atillan. Os Inumanos habitaram diversos lugares durante os anos, e acabaram levando a cidade Atillan para o outro lado da lua. Creio que isso será mostrado no filme dedicado à raça.

– Gente, e esse Diego amigo/informante da Bobbi? Vamos conhecer ele melhor?

Bom, é isso! Alguma outra observação? Fique a vontade, a casa é sua.

 

 


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×