Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×11 Aftershocks

Por: em 7 de março de 2015

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 2×11 Aftershocks

Por: em

Parece que faz séculos desde o midseason bombástico de Agents of S.H.I.E.L.D., que deixou a gente no chão com o final mostrando Skye e Raina transformando-se em Inumanas. A espera não doeu tanto, pois tivemos a ótima Agent Carter para acalentar nossa ansiedade, mas no minuto em que a série do amor de Steve Rogers terminou, fui tomada por uma euforia por querer saber o que Aftershocks me reservava, e não me decepcionei.

No prólogo do episódio vemos que a mãe de Skye não era uma simples moradora de uma colônia na China. Ela era uma mentora (por muitos anos, afinal ela envelhecia devagarinho) que ajudava os que passavam pela terragênese – ouvimos pela primeira vez essa denominação oficialmente – e vemos aquele homem sem olhos, que apareceu nas cenas pós créditos de What They Become, ainda menino e com dificuldades de lidar com a recente transformação. Aprendemos que o nome dele é Gordon (jovem vivido por Philip Labes e adulto, Jamie Harris e que, além de não possuir olhos, ele pode se teletransportar (ou algo do gênero). Foi interessante ver ela falando sobre o momento certo para se passar pela transformação. Fiquei imaginando como seria se ela soubesse de como a filha sofreu (e vai continuar sofrendo) no momento em que ela se transformou.

Cskyes mother

De volta as dias atuais, Skye está em quarentena e todos estão consternados tentando lidar com a perda de Tripp – que teve muito mais importância nesse episódio do que na série inteira, provocando reações fortes nos membros da equipe. As sequencias fizeram questão de mostrar que a perda de um colega querido de equipe desestabilizou todos de alguma forma, em especial Simmons. Jemma ficou responsável por fazer a perícia na cidade perdida e teve um fatídico encontro com Raina transformada, ela então passa acreditar que seja melhor que a moça seja morta à capturada, pois tentar lidar com esses tipos de coisas, para ela, é o motivo de todos os problemas que vem acontecendo. Ela inclusive diz que os Vingadores não seriam necessários se eles não fossem tão interessados em desvendar o funcionamento dessas coisas desconhecidas, calma lá Jemma!

Mack também saiu do sério essa semana, e mesmo estando bem abaixo na hierarquia da S.H.I.E.L.D., ele vomitou em Coulson toda os sentimentos acumulados por ter sido usado pela cidade alienígena e pela perda de Tripp, que segundo ele, trocou sua vida pela de Skye. Coulson então diz que eles devem agir, a princípio contra a Hydra, que seria a principal culpada de tudo o que aconteceu. E que plano astuto foi esse do diretor? Tínhamos visto que a HYDRA começou a se articular , tentando encontrar uma nova pessoa para ficar no lugar de Whitehall e na cabeça deles Bakshi seria um bom nome para o serviço – convenientemente o braço direito do alemão ainda estava nos porões da S.H.I.E.L.D.

Confesso que caí no plano de Coulson direitinho. Ele conseguiu articular as coisas para que realmente parecesse que Bakshi estava sendo entregue ao governo americano e que, no meio da operação, ele fosse “resgatado” pela HYDRA. Fiquei tensa com tudo o que aconteceu, desde a batida de carro aos tiros que ele e May tomaram. Porém quando ele gritou “You’ll never take us alive”, me deu um alívio, pois a partir daí percebi que estava tudo ocorrendo como ele queria que fosse. Muito engraçado ver May zoando a interpretação do direitor e a resposta dele dizendo que se ela fosse responsável pelo script não haveria o drama necessário. Essa temporada de Agent’s of S.H.I.E.L.D. vem explorando muito bem a relação entre Coulson e May, e não dá para não amar o quanto esses dois funcionam bem juntos.

Coulson

A solução de Coulson se mostrou mais ousada (e brutal) do que eu acreditava que fosse, ele fez com que todos na HYDRA se voltassem contra si, e o plano revelou-se como sendo bem efetivo. Não creio que a HYDRA esteja fora de cena, afinal eles ainda tem um papel importante no MCU. Mesmo com os inumanos em voga, a organização deve continuar sendo uma importante engrenagem na história. Inclusive nesse episódio, tivemos diversas menções à Von Strucker – o homem que apareceu com a Feiticeira Escarlate e o Mercúrio no final de Soldado Invernal – e que estará em os Vingadores: A Era de Ultron.

Quem esperava saber mais sobre os poderes de Skye nesse episódio, pode ter saído desapontado. Ela sabia que algo tinha acontecido com ela, mas não se pronunciou sobre o assunto. Obvio que a menina estava assustada, diferentemente de Raina, ela não foi preparada para aquele momento que acabou sendo muito mais trágico – pela perda de um dos seus melhores amigos – do que transformador. Foi interessante ver, que no caso da jovem, nós espectadores sabíamos muito mais do que seus colegas, estar a frente assim pode ser interessante pois sabemos que em algum momento essa verdade virá a tona. O único que percebeu que tinha algo de errado com a Skye foi Fitz. Aliás, tinha mesmo que ter sido ele a descobrir que a menina não só causou o terremoto que destruiu o templo, como ela havia passado por uma transformação que a alterou para sempre.

Skye Fitz

Fitz entende o que está acontecendo com Skye melhor do que ninguém. Ele mudou para sempre por conta do que aconteceu com ele no season finale da primeira temporada, e ainda está aprendendo a lidar com o fato de que ele nunca mais será a pessoa que foi um dia. Os acontecimentos da temporada até aqui, possibilitaram que ele pegasse a sua fraqueza e transformasse em força. Quando Fitz evitou que May e Simmons soubessem a verdade sobre o que estava acontecendo com Skye, foi um momento muito bonito para os dois. Ele que parece estar começando a se sentir melhor com a nova versão dele mesmo, deixa claro para a amiga que ser diferente não necessariamente significa estar errado. O abraço dos dois foi um momento muito bonito e sensível. A jornada de aceitação do engenheiro é uma das coisas mais legais da série até aqui e muito provavelmente, ele ajudará Skye com suas novas experiências.

Uma coisa que o episódio montou foi um paralelo entre as consequências das transformações de Raina e Skye, enquanto a agente da S.H.I.E.L.D. teve o carinho dos colegas em sua quarentena e o apoio de Fitz, a moça do vestido florido se viu completamente sozinha e frustrada. Raina foi a vida inteira preparada para a sua metamorfose, mas é óbvio que nem em seus piores sonhos ela imaginaria ficar do jeito que ficou. Enquanto Skye não mudou sua aparência, para Raina ela é agora algo muito distante do divino e angelical que lhe foi prometido. O desespero dela foi tanto, que ela tentou encontrar apoio no pai da Skye que a descartou sem dó. Agora ele está mais preocupado com tirar a filha do radar de Coulson.

Gordon e Raina

Raina então se vê sem alternativas a não ser se matar. E quando a HYDRA apareceu para captura-la, o homem sem olhos chega e com um “it’s ok beautiful” diz tudo que ela precisava ouvir. Pelo que vimos no começo do episódio, Gordon já abraçou o que ele é há muito tempo e pelo visto, vai ajudar Raina a fazer o mesmo. Creio que as jornadas de Skye e Raina seguirão em direções opostas, mas que em algum momento elas voltarão a se cruzar.

Outra informação relevante do episódio foi sobre o segredo de Mack e Bobbi. Confesso que foi meio decepcionante ver ela contando para Hunter que eles escondiam estar participando de um grupo de apoio, porém ao final do episódio veio a revelação. Dentro daquela fofa miniatura da Lola (que não voa), Mack instalou um tipo de Scanner para encontrar a caixinha que Nick Fury deu para Coulson, que está escondida na escrivaninha do diretor. Já adianto que não acho que os dois são traidores ou algo do gênero, basta lembrar que May na temporada anterior estava trabalhando tanto para equipe quanto para Fury. Acho que Mack e Bobbi estão envolvidos em algo assm, para Fury, Maria Hill…Enfim, teremos que esperar para saber o motivo deles estarem atrás deste importante item.

Aftershocks foi cuidadosamente montado para mostrar um medo dos agentes para com o desconhecido, ao mesmo tempo que eles se sentem culpados pela morte de Tripp e tentam lidar com ela. Com um episódio emocionante – e que passou voando, Agent’s of S.H.I.E.L.D. retornou com tudo. Além de seguir com os inumanos e a luta contra a HYDRA, a série deve trilhar um caminho que acabem por culminar nos acontecimentos de A Era de Ultron. Eu só posso dizer à vocês que estou muito satisfeita e a espera valeu a pena, mal posso esperar para ver o que vai acontecer nos próximos episódios.

Fique agora com a promo de Who You Really Are, que vai ao ar dia 10 de março:

O que você achou do retorno da série? Foi o que você esperava? Fique a vontade para comentar suas impressões e complementar a resenha.

ÁREA RESERVADA PARA MARVELMANÍACOS!:

“No. That’s Inhuman.”

– “No, you’re just different now…. You’re just different now and there’s nothing wrong with that” – Fitz para Skye <3

– Eu adoro a relação entre Coulson e Talbot.

– Mais uma vez May quebrou tudo na luta, essa mulher é demais.

– Muito linda a cena de Coulson indo na casa da mãe de Tripp, enquanto May fazia um discurso de como o agente morto representava tudo o que era a S.H.I.E.L.D. e, mostrar Coulson vendo a foto dos Howling Commandos e de Bucky, deixou a coisa mais bonita. Aliás, a mala que ele entregou para a sra. Tripp foi a mesma que seu filho entregou cheia de artigos do avô, que pertencia aos Howling Commando.

– Terragênese é o processo que Skye e Raina passaram em What They Become, que usa a nuvem formada pelos cristais para “ativar” o lado inumano  das pessoas que o tenham.

– Aliás, essa semana foi lançado o mais recente trailer de A Era de Ultron, se você não viu clica AQUI. O Bastão de Loki, que agora está com Von Strucker, contém uma jóia do infinito que dá controle sobre os inumanos, reforçando a teoria de que os gêmeos Maximoff serão inumanos no cinema (nos quadrinhos eles são mutantes).

– Um dos cabeças da HYDRA que aparecem no episódio, Dr. Levy (Henry Goodman), apareceu ao lado de Von Stucker no final de Soldado Invernal 

– ABC lançou uma Websérie Marvel’s Agents of S.H.I.E.L.D.: Double Agent que mostra um integrante da produção que trabalha como agente duplo, revelando segredos da produção ao misterioso Mastermind. É uma atração que permitirá a interação com o público, que ao final de cada episódio, pode votar para onde o agente duplo deve ir a seguir.

– Na internet fala-se na transformação de Raina na inumana Naja, que nos quadrinhos teve sua metamorfose depois que o rei inumano de Atilan – Raio Negro – lançou uma bomba de terragênese na atmosfera da terra, transformando geral! rs. Acontece que isso é incerto, pois a menina do vestido florido não está muito para cobra…

– Aliás, Raio Negro deve estar no filme dos Inumanos que será lançado em 2019.

– Semana que vem teremos a asgardiana Lady Sif novamente na série!

Então é isso, notou mais alguma coisa? Conta pra gente!

 


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×