Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 3×03 A Most Wanted (Inhu)Man

Por: em 15 de outubro de 2015

Agent’s of S.H.I.E.L.D. – 3×03 A Most Wanted (Inhu)Man

Por: em

Depois de focar no retorno de Simmons na semana passada, em The Wanted (Inhu)man a série retoma o conflito apresentado no ótimo Laws of Nature: O governo representado pela ATCU x Inumanos. Com Lincoln como alvo, vimos Skye Daisy, Mack e Coulson tentando ajudar o Pikachu. As outras linhas narrativas do episódio foram as consequências do retiro de Simmons naquele planeta estranho e a nova dupla dinâmica – Hunter e May – tentando de infiltrar na HYDRA.

Shield Wanted inhuman.bmp

Começando por Hunter e May, eles nos deram boas cenas essa semana, apesar de ainda não ter comprado muito essa reestruturação da HYDRA. Eu achei graça da brincadeira feita em torno da dificuldade de compreensão do sotaque britânco – que a gente ama, que ficou ainda mais carregado quando bêbados (algo que foi salientado com o uso de legendas hahaha). Com o contato da HYDRA, descobrimos que agora para conseguir uma oportunidade na dissidência, o interessado deve mostrar que está realmente motivado (Ward deixou bem claro em Purpose in the Machine essa questão de ‘fazer por merecer’). A pré-seleção está sendo feita em um tipo de clube da luta.

Hunter então assume a responsabilidade de entrar no certame, enquanto May é assediada pelos que estavam assistindo. Além de ter a chance de conferir o físico de Nick Blood, que escolheu a estratégia de apanhar muito para cansar o adversário – no caso, seu “amigo” Spud (e ficar todo machucado) – nós podemos ver Melinda fazer o que ela sabe de melhor: Chutar bundas. Enquanto a trama principal se encaminha para algo político, creio que essa frente da história apareceu para nos dar um punhado de cenas de luta – um ponto forte de Agent’s of S.H.I.E.L.D. Depois de acabar com 3 grandalhões (sério, onde aprende a lutar assim?), May volta para Arena a tempo para ver Hunter virar o jogo, com ajuda de um soco inglês, dando um fatality no seu oponente. A expressão de Hunter ao realizar que ele tinha acabado de matar um homem foi muito convincente, com uma mistura de tristeza e um senso de poder – além de ter dado mais um passo rumo ao objetivo de matar Ward.

Shield Wanted Inhuman.bmp-001

Voltando ao drama inumano, Luke Mitchell não mostrou a que veio na 2ª temporada. Muito porque o seu papel foi introduzido apenas como mais uma peça no jogo de Jiaying e também como um pseudoprofessor para Skye na época. Não sei muito o motivo, mas achei a perseguição à ele um pouco exagerada, afinal, não há uma leva de novos transformados aparecendo? A desculpa foi que a ATCU precisa apresentar algum resultado para o presidente e ao público, tendo como subterfúgio a publicidade dada ao liberar a foto dele na mídia, criando medo nas pessoas e esperando pelo telefone do disque-denúncia tocar com alguma pista.

Além disso, de um cara completamente em paz com seus poderes, Lincoln passou a temê-los. A única explicação que eu consigo ver para isso é que o rapaz tenha algum esqueleto em seu armário, porque essa descaracterização não faria muito sentido sem algum trauma ligado à sua habilidade de lançar o choque do trovão. Pelo bem da narrativa, vamos comprar a explicação de que ele manteve a serenidade por conta do cargo que exercia no Afterlife e que, depois de perder todo aquele contexto, ele não precisa mais controlar seus impulsos. Lincoln está longe de ser Ward, mas é bom saber que ele pode ter algo sombrio, que em um furor, o leva a exalar sua eletricidade – nos dando alguns momentos interessantes ao mostrar do que é capaz. (O efeito da cena em que ele enfrenta, logo no início os homens da ATCU, foi muito bem feito).

Shield Wanted Inhuman.bmp-002

Coulson se revela capaz de localizar o inumano depois de revelar que Mack instalou um dispositivo em seu braço quando se encontraram no hospital. Daisy claramente fica contrariada com a atitude, mas Phil resolveu ter uma postura mais dura frente aos últimos acontecimentos. Em The Wanted (Inhu)man foi uma das primeiras vezes, se não a primeira, que eu vi atitudes de um diretor – colocando a S.H.I.E.L.D. sobre eventuais sentimentos das pessoas. Lincoln, ao receber um telefonema de Daisy saca o que estava acontecendo e desativa o que quer que tinha em seu braço usando seus poderes e procura ajuda com John, que parece ser alguém que o conhece muito bem (mesmo sem saber da sua condição) e a única pessoa que ele confia no momento.

Tava tudo muito bem até John ver a foto de Lincoln na TV. O homem realmente se assusta com a possibilidade de seu amigo ser um perigoso alienígena e faz o X9, denunciando a sua posição. Enquanto isso, Coulson invade o sistema da Casa Branca e marca um encontro à sós com Rosalind, quando eles conseguem ter uma conversa bem significativa – A ATCU foi criada por conta da queda da S.H.I.E.L.D., cuja pauta sempre foi proteger as pessoas de perigos que elas desconheciam – algo que o próprio Coulson disse em seu discurso em off na no season premiere da 2ª temporada, dizendo que iriam fazer os sacrifícios que fossem necessários para sempre proteger.

Ao passo que a ATCU localiza Lincoln, ele liga para Daisy pedindo ajuda. Quando ela e Mack chegam ao local, os dois finalmente têm um momento de entrega à algo que já vinha sendo sinalizado desde a temporada passada. Lincoln foi a pessoa que ensinou a jovem que seus poderes não necessariamente seriam destrutivos como todos falavam, e agora o papel se inverteu e ela tenta situar ele novamente quanto aos dele. Os dois se beijam, selando o primeiro passo para um relacionamento romântico entre eles – mesmo eu achando que ainda não temos muita química acontecendo aqui. O beijo aconteceu no mesmo momento em que Coulson concordou em entregar o Pikachu para proteger Daisy. Diante daquela situação, com os agentes da ATCU e Mack prontos para levá-lo, ele mais uma vez consegue usar seus poderes para encontrar uma saída e fugir.

SHield Wanted inhuman.bmp-004

Rolou faísca entre Phil e Rosalind, que no final das contas decidiram juntar suas forças ao invés de competirem pelos inumanos. Constance Zimmer consegue passar autoridade para sua personagem, por quem Coulson está claramente atraído (Ela também personifica o seu estiloso carro, que no caso é Ele). Price diz ao diretor que ela precisa levar algo para mostrar proficiência, desconstruindo a idéia de que ela é aquela toda poderosa e apenas está tentando cumprir o trabalho para qual foi designada pelo governo americano – algo com qual Couson consegue se relacionar e então surge a idéia de unir forças (livrando Daisy, por agora).

Achei essa saída inteligente, pois com isso Coulson pode conseguir mais recursos para finalmente levantar a S.H.I.E.L.D. de uma vez por todas, já que a agência voltaria a ter suas atividades legitimadas e, de quebra, ao manter-se por perto, ele pode descobrir mais facilmente os reais objetivos da ATCU. Algo que tem sido levantado desde a temporada anterior é que em algum momento veríamos o surgimento da S.W.O.R.D. na série. Nos quadrinhos, esta é a divisão da agência responsável por lidar com ameaças extraterrestres, algo que parece ser um caminho natural para a ATCU.

Shield wanted inhuman.bmp-003

O arco final do episódio focou em Simmons e nas consequências da sua viagem interplanetária e dimensional. Jemma está sofrendo com suas dificuldades em se reajustar às condições normais da CNTP e é claro que isso tem um forte reflexo em seu relacionamento com Fitz. O engenheiro, que não economizou esforços para trazer a amada de volta, ficou sem saber o que fazer com a nova situação de Simmons. Ele conseguiu trazê-la, mas não pensou no depois. Bobbi também teve um papel importante dentro da dinâmica FitzSimmons. Parece que os papéis se inverteram, com Fitz muito mais agente e Bobbi uma cientista em reabilitação, dando suporte um ao outro.

Durante a NYCC, foi revelado que há mais um inumano na equipe e muitos estão falando que Jemma é a bola da vez. Ela claramente adquiriu uma supersensibilidade para vibrações, seja de um celular ou do vidro de uma taça cheia de vinho. Jemma está completamente confusa com a sua atual condição e caso isso se concretize, será algo promissor – pois Simmons está em um quadro evidente de estresse pós-traumático. Isso ficou bem claro no encontro que ela e Leo finalmente conseguiram ter. Alguém conseguiu conter a vontade de vomitar arco íris com o fato de Fitz fechar um restaurante todinho para eles, para que nada incomodasse Jemma? (além da mesa estar reservada há meses).

Mas obviamente a menina não está bem e desaba no choro nos ombros do parceiro, algo que me lembrou a cena do final da 1ª temporada. Esse arco está se encaminhando para um caminho interessante. Toda a recuperação de Fitz fez com que ele crescesse e aparecesse como personagem, ao que parece, veremos algo parecido com Simmons. Ao final, ambos vão ter percorrido um caminho de superação, para quem sabe depois ficarem juntos (pelo amor de deus). A cena deles no restaurante foi de partir o coração. Depois de tudo o que os personagens de Iain De Caestecker e Elizabeth Henstridge passaram, juntos ou separados, eles tem uma dinâmica muito bonita e a atuação dos atores tem estado a altura do drama reservado para eles.

Wanted Inhuman Jemma

Tudo acaba com Jemma analisando avidamente o que sobrou do monolito, revelando que ela precisa conseguir uma forma de voltar para onde ela estava. Por quê, Odin? Alguém pode me explicar o que está acontecendo aqui? Mesmo com o retorno dela ainda não tivemos respostas sobre onde ela estava e quem/ou o que a perseguia. Precisamos de uma réplica logo que possível… Ainda não sei muito o que pode sair daqui, mas creio ser a coisa mais interessante estabelecida para a 3ª temporada.

Tive a impressão de que The Wanted (Inhu)man serviu como transição, estabelecendo os caminhos por quais a história deve percorrer: Hunter e May trilhando seu caminho da HYDRA, a S.H.I.E.L.D. unindo-se com a ATCU e toda a história para descobrir o que aconteceu com Simmons. A perspectiva para a temporada é boa, com o desenvolvimento dessas narrativas.

Fique agora com a promo de Devils You Know, que vai ao ar dia 20 de outubro:

E aí? O que acharam do episódio? Coulson agiu certo em se aliar à Rosalind? Acha que tem algum futuro para Daisy e Lincoln? Alguma teoria para o desejo de Jemma de voltar para onde estava? Será que ninguém na HYDRA vai sacar o plano de Hunter e May? Fique a vontade para comentar e complementar a resenha.

Área Reservada Para Marvelmaníacos:

– Mack realmente se redimiu da chatisse da temporada passada. Ele está sendo um dos cara mais legais dessa temporada, depois de superar sua contrariedade aos alienígenas. Estou realmente aproveitando a sua amizade e interação com Daisy. Ele voltou a ser o elemento humano da equipe.

– Coulson parece ter absorvido Skye como Daisy, mas nós vamos precisar de mais um tempinho, né?

– Como eu disse na resenha, além de poder ver Nick Blood sem camisa, podemos conferir o físico de Luke Mitchel.

– Fitz ensinando como um homem deve tratar a mulher que ama. Quando Simmons agradeceu o esforço dele em salvá-la, ele respondeu “O que mais eu poderia fazer?”. Leo saiu de um cientista “bobinho” do início da série, que vacilou em salvar Simmons quando ela caiu do avião, para um homem que não tem medo de agir.

– Eu quero que essa união da ATCU e S.H.I.E.L.D. dê certo. Não dá para ter um monte de agências e organizações não! Vamos deixar as coisas mais dinâmicas.

– Por mais que eu goste de ver Bobbi interna, ajudando Fitz e Simmons, eu quero voltar à vê-la chutando bundas. Logo.

– Só eu achei que Daisy tem mais química com Mack do que com Lincoln, mesmo que seja só amizade?

– Há rumores de que a S.W.O.R.D. pode estar em Vingadores: Guerra Infinita. Em uma das cenas de A Era de Ultron, na cena do delírio de Tony Stark com a morte dos seus colegas Vingadores, algumas pessoas julgam ter visto uma referência à divisão. Na imagem abaixo, ao lado do corpo de Hulk, aparece uma armadura com um símbolo muito similar ao da estação espacial da S.W.O.R.D.

SWORD.bmp

Nos quadrinhos, a S.W.O.R.D. foi criada em 2005 nas HQs dos X-Men como uma agência ligada à S.H.I.E.L.D. para fazer principalmente vigilância na órbita da Terra a eventuais ameaças extraterrestres. Com a saída de Nick Fury da direção da S.H.I.E.L.D., os dois grupos se tornaram independentes. Faz sentido que a Marvel comece a estabelecer essa organização em Agent’s of S.H.I.E.L.D. para depois levá-la aos cinemas. Carol Danvers, a Capitã Marvel, se tornar o principal nome da S.W.O.R.D. em missões espaciais em sua nova HQ, que será lançada em dezembro nos EUA, podendo servir como um gancho para introduzi-la MCU.

– Essa semana saiu uma notícia de uma treta com o fato dos inumanos estarem sendo trabalhados em Agent’s of S.H.I.E.L.D. O site O ComicBook revelou que o longa ‘Inumanos’, previsto para chegar em 2019, é dado como incerto dentro da Marvel Studios. Kevin Feige nunca teria comprado a ideia. Inclusive, a equipe criativa do estúdio teria que recriar uma nova história, totalmente original, para que a produção na telona não tivesse nenhuma relação com a produção da telinha. Só que é difícil ficar somente preparando o terreno por 4 anos sem se aprofundar um pouco mais na mitologia da raça. Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos.

–  Curta Agent’s of S.H.I.E.L.D. Brasil.


Lívia Zamith

Nascida em Recife, infância no interior de SP e criada no Rio. Vivo e respiro Séries, Filmes, Músicas, Livros... Meu gosto é eclético, indo do mais banal ao mais complexo, o que importa é ter conhecimento de causa.

Rio de Janeiro - RJ

Série Favorita: São muitas!

Não assiste de jeito nenhum: Friends (não gosto de sitcoms)

×