Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

Algumas coisas nunca mudam: As Melhores Famílias dos Anos 80/90

Por: em 7 de dezembro de 2009

Algumas coisas nunca mudam: As Melhores Famílias dos Anos 80/90

Por: em

Amanhã é dia de comemorar o Dia da Família e, pensando nisso, percebemos que são muitas as famílias das séries que merecem destaque. Assim, decidimos fazer uma semana totalmente decidada a elas, das primeiras famílias pelas quais nos apaixonamos e que se tornaram inesquecíveis, até as que conhecemos há pouco tempo.

Algumas famílias, que vieram muito antes dessas, merecem a nossa reverência sempre: os Adams (A Família Adams, 1964), os Stephens (A Feiticeira, 1964), os Robinson (Perdidos no Espaço, 1965), os Brady (A Família Sol-Lá-Si-Dó, 1969), os Marshall (O Elo Perdido, 1974), os Keaton (Family Ties, 1882), os Lawson (Super Vicky, 1985)… Com certeza as famílias de hoje em dia não seriam o que são sem elas.

E não esquece, é de hoje até sábado! Todos os dias um Top 5, das famílias das séries do finalzinho dos anos 80 até as atuais!

Arnold (Anos Incríveis – 1988)

Poucas famílias são tão bem estruturadas quanto os Arnold. Claro, o fato deles serem uma família dos anos sessenta ajuda bastante! Pai, mãe e filhos, todos sobre o mesmo teto, junto com um cachorro e ainda com a visita ocasional dos parentes. Mas tudo isso não valeria de nada se não houvesse amor, coisa que não falta naquela caso do subúrbio.

Jack Arnold pode ser durão e muitas vezes incompreensivo, mas poucas vezes eu vi um pai amar tanto seus filhos quanto Jack. Já Norma é o bastião da bondade, mãe daquelas que não se faz mais, sempre em casa, sempre com tempo disponível para fazer sanduíches e comprar gravatas! As crianças, tão diferentes e ao mesmo tempo tão parecidas. O quase sempre certinho Kevin com certeza não seria o mesmo se não tivesse por perto sua irmã Karen, revoltada com a vida e seu irmão Wayne, o maior pentelho que já se viu.

Família unida como poucas, que passou por momentos importantes sempre junta, e quase sempre de noite, na chuva. Como quando o namorado de Karen a pediu em casamento, ou quando Kevin e Wayne enfim decidiram morar em quartos separados… Uma família como outra qualquer cheia de pequenos grandes momentos.

Momento família: No episódio 4×12, Denial, Kevin está sofrendo por ter terminado com Winnie e, lutando com os seus sentimentos, acaba se abrindo com o seu pai. Jack, sempre tão sério, soube lhe dar todo o carinho que o, ainda pequeno, Kevin precisava naquela hora.

Simpsons (Os Simpsons – 1989)

Depois de 21 temporadas, podemos afirmar com toda a certeza que a família Simpson é a mais querida da televisão, com direito a uma estrela na calçada da fama. Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie fizeram história e firmaram as bases para muitas famílias em desenho que apareceram depois, sempre satirizando o american way of life. Isso em meio a muito humor escrachado e nem sempre politicamente correto.

O desajeitado Homer é o estereótipo do pai de família. Ele dorme no trabalho, comete mil erros, acha que nada acontece com ele, adora cerveja Duff e donuts. Quem o aguenta e protege é a Marge, a típica dona de casa dos anos 50, que zela pela casa e pelos filhos. Bart é o garoto espivetado, que prefere andar de skate a ter que pensar e Lisa é seu total oposto, a nerd com consciência ambiental. E a Maggie… bem, ela custa 847,63 dólares.

Desde que apareceram na nossa TV em 1989, os Simpsons já passaram por muitas aventuras juntos. Afinal, a família tem que permanecer unida em todos os momentos. Foi assim quando viajaram o mundo criticando os problemas de cada país (como foi a tão mal-falada visita ao Brasil) como nos momentos bobos do dia-a-dia.

Momento família: Em um episódio da décima temporada dos Simpsons, o reverendo Lovejoy decide punir os cidadãos de Springfield contando a Bíblia desde o começo. Os Simpsons dormem e cada um sonha com um trecho do livro. Quando acordam, o Apocalipse está acontecendo do lado de fora da Igreja. Apenas Lisa está indo para o céu, mas Homer a puxa de volta, porque as famílias têm que permanecer unidas. O vídeo desse momento você encontra aqui.

Walsh (Barrados no Baile – 1990)

A família Walsh conquistou vários corações adolescentes na década de noventa. Vindos do interior de Minnesota para a agitada Beverly Hills, conseguiram juntos se adaptar a nova realidade. Jim e Cindy Walsh eram pais diferentes, compreensivos e companheiros, conversavam sobre todos os assuntos com seus filhos gêmeos Brenda e Brendon. A casa dos Walsh era ponto de encontro da turma do West Bervely.

Brendon e Brenda são muitos amigos, e se ajudavam nos momentos mais difíceis. Brenda encontra o apoio da família quando Dylan a troca por Kelly, no episódio 27 da terceira temporada “Parental Guidance Recommended”. Mesmo com pais tão compreensivos os irmãos Walsh aprontam bastante como qualuqer adolescente normal

Momento família:Já no 1º episódio 4 temporada, So Long, Farewell, Auf Wiedersehen, Goodbye, Brenda se despede de sua família para ir para a universidade em Minnesota. Na cena seguir vemos Jim e Brendon se despedindo de Brenda.

Silva e Silva (Mundo da Lua – 1991)

A família Silva e Silva do Mundo da Lua é a típica família brasileira. Classe média, pai e mãe super preocupados com a educação dos dois filhos, Lucas e Juliana. Moram todos juntos, com o avô, Orlando (Gianfrancesco Guarnieri), tem uma empregada atrapalhada mas que faz tudo com o coração, porque também faz parte da casa.

Lucas é o mais novo, e tem uma imaginação bem fértil, estimulada por um gravador, presente do avô. Ele passa muito tempo sonhando, mas depois vê que sua realidade é tão boa ou melhor do que poderia imaginar. Como toda criança, as vezes cria confusão quando não consegue o que quer dos pais, ou quando briga com a irmã. E Adora presentes!

A família Silva e Silva sempre se reúne nas ocasiões importantes, aniversários, feriados, e a casa fica cheia de tios, tias, primos, avós, vizinhos e amigos. As crianças aprontam todas, plantam árvore de dinheiro, ficam dias sem tomar banho, se perdem (mas depois são achadas), e brincam muito com o que tiver ao alcance ou das mãos (o Lucas já montou um foguete junto do avô – e encontrou São Jorge na Lua), ou da imaginação (com o Blixto fazendo companhia a Lucas quando ele zera o jogo).

Momento família: Depois de um aniversário onde tudo deu errado, Lucas ganha do avô (todo preocupado) o melhor presente do dia, que o permite viajar ao mundo da lua, e realizar em sonhos tudo o que queria.

Silva Sauro (Família Dinossauro, 1991)

É incrível que a família Silva Sauro já tenha quase vinte anos de idade! Bom, na verdade a família de Dino, Fran, Charlene, Bob e Baby tem milhões de anos, já que eles estiveram aqui muito antes de nós, seres humanos, pisarmos na terra.

E o engraçado é que para uma série do início dos anos 90, passada na era jurássica, A Família Dinossauro ainda é bem atual não? Temas como drogas, desemprego, escravidão à moda, desrespeito ao idoso, abalavam e uniam ainda aquela que sempre foi uma das família mais divertidas da história.

Quem se esquece do Baby sempre gritando pro Dino, “Não é a mamãe!”? E da Charlene, em plena adolescência, rebolando sua cauda e atiçando os rapazes? E do Bob ficando viciado nu Só uma mãe como Fran pra aturar e cuidar dessas crianças, que muito provavelmente foram “estragadas” pelo Dino!

Momento família: Quando, no último episódio, Dino conta a sua família o que está para acontecer com a Terra, que está entrando num período de frio e escuridão e que provavelmente deve matar todos. Infelizmente em inglês (mas legendado).

Este post foi escrito, a oito mãos, por Bianca, Camila, Cristal e Jéssica. E aproveitamos pra dar parabéns ao Caio, que fez aniversário ontem!


Cristal Bittencourt

Soteropolitana, blogueira, social media, advogada, apaixonada por séries, cinéfila, geek, nerd e feminista com muito orgulho. Fundadora do Apaixonados por Séries.

Salvador / BA

Série Favorita: Anos Incríveis

Não assiste de jeito nenhum: Procedurais

×