Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

American Crime – 2×01 Episode One (Season Premiere)

Por: em 13 de janeiro de 2016

American Crime – 2×01 Episode One (Season Premiere)

Por: em

Poucas séries da atualidade possuem tanto potencial para explorar temas polêmicos como American Crime. Um dos primeiros planos mostra um treino de basquete, onde as mãos brancas de Eric empurram Kevin. A imagem pode passar despercebida mas contém uma potencialidade de significados, ao lidar com as questões que serão trabalhadas logo mais a frente, como a racial (mostrando os atritos raciais entre brancos, negros e latinos), a socioeconômica (o termo white trash, os alunos financiados pelo governo) e a sexual (com a violência sexual que é o motim do episódio e a sexualidade feminina na adolescência).

mãos

Episode One começa com telefonema. Uma voz feminina denúncia um estupro. E logo somos apresentados à galeria de personagens, que podem ser divididos em famílias ou núcleos: a família negra bem sucedida, cujo filho, Kevin, é astro do basquete e a mãe é Terri LaCroix dona de um dos dois dos momentos mais intrigantes do episódio, primeiro ao indagar a qualidade da namorada do filho (relacionado-a à cultura do hip hop do filho) e ouve “Você não queria que ele namorasse uma branca, agora que ele namora uma negra ela não é boa o bastante?” e ao questionar seu filho por passar a bola para um amigo em quadra;  a família branca bem sucedida do treinador Dan Sullivan, responsável por animar todo o time de basquete ao passo que não detém o respeito por parte de sua filha e se depara com as crises relacionadas à idade vindas da mulher; Anne Blaine e seu filho Taylor, os brancos pobres, cujo a existência dentro do contexto da série é capaz trazer do plano das ideias para o plano dos atos as as tensões personificadas pelos adolescentes da escola e, por fim, a família de Evy Dominguez, de origem latino e pobre, cuja a mãe está doente.

O acontecimento que marca esse primeiro capítulo da trama é a viralização de imagens onde Taylor aparece desacordado durante uma festa (para a qual ele não fora convidado) organizada pelo time de basquete. Suspenso pela “conduta inapropriada” o buraco é mais embaixo: o garoto afirma ter sido drogado e sofrido violências sexual.

American_Crine_2x01

A paleta de cores composta por cores frias, variações de cinza e azul, sem nada que salte muito aos olhos apresenta um ambiente hostil. A partida de basquete ao fim do episódio é catártica e funciona mais para expor os pensamentos e sentimentos daqueles que a assistem muito mais do que de seus jogadores e protagonistas, de fato. Os ânimos estão todos sob controle… Por enquanto. O episódio, circular, serve para apresentar as principais tramas, organizar o circo, apontar os lugares para a plateia. A seguir, será uma carnificina. Os próximos nove episódios são para observar a América contemporânea, seu sonho de felicidade e individualismo corrompido, com todas suas fricções além, é claro, de ser como um espelho, com uma sociedade tomada pelo compartilhamento do conteúdo e das imagens chocantes, da própria violência e abuso.

Escrito e dirigido por John Ridley (ganhador do Oscar pelo roteiro de 12 Anos de Escravidão), também criador da série, esse é o convite. Um convite difícil de ser recusado, para sentar e assistir a tragédia que beira a banalidade, afinal, quem nunca testemunhou um caso parecido?


American_Crime_2x01


Daniel Matos

Ex-gordo, fã de televisão e da Palmirinha.

Belo Horizonte

Série Favorita: The Good Wife

Não assiste de jeito nenhum: Game of Thrones

×