Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

American Horror Story: Hotel 05×01 Checking In e 05×02 Chutes and Ladders

Por: em 17 de outubro de 2015

American Horror Story: Hotel 05×01 Checking In e 05×02 Chutes and Ladders

Por: em

Na última semana estreou a tão esperada quinta temporada de American Horror Story e, mais do que nunca, a série de Ryan Murphy chegou com tudo! A temporada intitulada Hotel além de prometer mais terror do que nunca, contou com novidades que causaram bastante alvoroço entre os fãs da série e os fãs da Lady Gaga – sim, os fãs da Lady Gaga! Apesar de sempre contar com um elenco de peso, cheio de artistas competentes e queridinhos do público, Murphy deu esse golpe baixo e, como todos já sabemos, escalou a excêntrica Gaga para compor esse que costuma ser um dos pontos altos da série. Ou seja, se American Horror Story já possuía um público cativo, muito provavelmente esse fandom vai aumentar bastante.

Lady Gagag e Matt Bomer em American Horror Story: Hotel

Outro ponto alto de American Horror Story é a qualidade tanto de suas estreias, quanto do desenvolvimento do enredo – o que, com algumas ressalvas, costuma contrastar bastante com as escolhas do autor em relação aos desfechos das temporadas. Seguindo essa tendência inicial, o primeiro episódio de American Horror Story: Hotel, com o sugestivo nome Checking In, não deixou a desejar! O espectador é apresentado ao misterioso hotel através de hóspedes desinformados, seres não identificados e funcionários misteriosos pelos corredores.

American Horror Story: Hotel

O episódio de estreia não deixa muitos  esclarecimentos sobre os personagens, mas dá brechas suficientes para deduções – o que além de intrigante é um ponto bastante positivo. Se ao terminarmos Checking In já conhecemos brevemente o passado familiar do policial John Lowe (Wes Bentley) e da gerente Iris (Kathy Bates) e Donavan (Matt Bomer), pouco sabemos, por exemplo, sobre  Elizabeth (Lady GaGa) e Sally (Sarah Paulson). Nesse primeiro momento, a narrativa segue os passos de Lowe, que na tentativa de proteger sua família das misteriosas e ameaçadoras ligações e mensagens de textos que recebe, resolve hospedar-se no Cortez. Assim o hotel, que acaba de ganhar um novo dono, Will Drake (Cheyenne Jackson), um ícone do mundo da moda, passa definitivamente a ser o grande cenário dos acontecimentos.

Wes Bentley como John Lowe em American Horror Story: Hotel

Se o mistério prevaleceu em Checking In, o segundo episódio da temporada, Chutes and Ladders, leva o espectador para as rampas, as escadas e as tubulações do amplo e labiríntico hotel. Apesar de mais longo que o habitual, o episódio com duração de 1h10 é maravilhoso! Os novos personagens como Tristan Duffy (Finn Wittrock), o modelo egocêntrico e irreverente, e Mr. James March (Evan Peters), o fundador do Cortez, além de animarem todo o desenvolvimento do episódio, apresentam novas nuances do enredo e mostram que a quinta temporada de American Horror Story promete uma história cheia de sangue, mistérios e medos.

Ao conhecermos o passado do Hotel Cortez nos deparamos com um empreendimento opulento e grandioso, resultado da megalomania de James March e de sua estranha afeição por assassinatos cruéis e um tanto quanto místicos, apesar da sua postura desafiadora e cética em relação à religião – elemento que parece fundamental para compreendermos os próximos episódios. A arquitetura confusa e antiga do hotel guarda um histórico brutal de mortes, mas sem dúvida de temores e desilusões. Os personagens de Hotel em toda excentricidade são complexos, enérgicos e parecem guardar tantas dores e sombras quanto os quartos do velho Cortez.

Evan Peters como James March em American Horror Story: Hotel

Observações:

– Que soundtrack maravilhosa! Com direito a Joy Division, New Order e The Sisters of Mercy, o segundo episódio ainda termina com Spellbound da banda de post-punk Siouxsie & the Banshees! Foi lindo!

– Lady Gaga está exuberante como Elizabeth, mas tenho impressão que é aquele velho papel do “interpretando ela mesma”. Nesse caso, com um toque de vampirismo e umas orgias sangrentas.

– As referências  em Hotel não acabam! A season premiere foi recheada de referências ao filme “O Iluminado” de Stanley Kubrick.  

– A abertura de Hotel é como sempre sombria e cheia de flashes. Dessa vez entre as imagens que aparecem rapidamente podemos acompanhar a sequência dos 10 mandamentos cristãos. A temática religiosa, que só fica evidente Chutes and Ladders, promete ser um dos grandes temas da temporada!

American Horror Story: Hotel começou com tudo mesmo! O que acharam dos primeiros episódios? Será que a maravilhosa Jessica Lange vai fazer muita falta? E a Lady Gaga? O que será que podemos esperar dos próximos episódios? Deixem seus comentários!


Natasha Mastrangelo

Historiadora e feminista por natureza. Meio Frances Ha, meio Kat Stratford. Não vive sem queijo, batata e Toddynho.

Rio de Janeiro

Série Favorita: Skins

Não assiste de jeito nenhum: Arrow

×