Chegamos à reta final do American Idol 2012.
A décima primeira temporada do reality mais famoso dos Estados Unidos traz na grande final, que vai ao ar hoje com as apresentações e amanhã com o resultado, Phillip Phillips e Jessica Sanchez. Para relembrar um pouco o que aconteceu durante a temporada, decidimos eleger as melhores apresentações que foram ao ar. A princípio, seriam apenas 11, em homenagem a atual temporada, entretanto, durante as discussões percebemos que seria muito difícil ficar neste número, por isso, escolhemos 15.
Elas aparecem na ordem das semanas em que foram apresentadas.
Jessica Sanchez – I Will Always Love You – Top 13
Mayara: Provavelmente uma das músicas mais batidas da história dos realities shows? Sim. Difícil de ser cantada? Fato. É exatamente por isso que Jessica merece todos os créditos depois desta apresentação. Foi uma unanimidade e chamou atenção até de quem não assiste ao programa. I Will Always Love You nunca foi tão bem interpretada, pelo menos que eu tenha visto, por alguém na TV e com certeza Whitney Houston ficou orgulhosa.
Elise Testone – Vienna – Top 10
Mayara: Elise começou o programa sem convencer, entretanto, Vienna veio para provar o talento da moça. Ela brincou com a voz, brincou de fazer coisa séria e ganhou todo o meu respeito depois desta apresentação. Além da perfeição nos vocais, a interpretação foi impecável, e é isso que faz a diferença em um bom artista. As notas finais valeram por qualquer deslize que ela teve anteriormente.
Colton Dixon – Piano Man – Top 10
Mayara: Sempre gostei do Colton, desde a temporada passada torcia para que ele tivesse seu lugar ao sol. A primeira apresentação dele com o piano na temporada não poderia ter uma música com um nome mais propício: Piano Man. Ele se apresenta bem sem o instrumento, mas com o piano é como se estivesse em casa. Além da belíssima apresentação do participante, o piano vermelho teve seu destaque, encheu o palco de vida e deu aquele toque especial.
Elise Testone – Whole Lotta Love – Top 9
Mayara: Depois de Vienna, esta foi com certeza a música que marcou Elise no programa. Depois da deixa aberta por Adam Lambert, que foi o primeiro a ter coragem de cantar Led Zeplin no programa, na oitava temporada, a loira mostrou do que é capaz e deixou claro que mulher também pode cantar rock! E só quem canta tem a noção de como é difícil. Com toda certeza ela teve duas semanas seguidas beirando a perfeição, pena que não conseguiu manter.
Skylar Laine: Wind Beneath My Wings – Top 8
Mayara: Tenho certeza de que gostei de uma apresentação no Idol é quando de um participante country do programa, canta uma música que eu não conhecia e no minuto seguinte do fim da apresentação eu já quero tê-la no meu IPod. Foi exatamente o que aconteceu com Skylar e Wind Beneath My Wings. A garota, que sempre foi elétrica no palco, soube se conter, cantou uma balada como ninguém esperava, mostrando todo o seu potencial e deixando claro que tinha a voz tão potente quanto a das suas concorrentes.
Colton Dixon: Love The Way You Lie – Top 7
Mayara: Foram três choques de uma única vez: Colton cantando Love The Way You Lie, tocando no piano e arrasando. Não poderia imaginar que esta versão feita por ele ficaria tão bonita. Confesso que não sou fã da música, e não conhecia esta parte II cantada pelo participante no programa, e nem precisei escuta-la para ter certeza que a versão de Colton era melhor. Esta foi umas das apresentações mais perfeitas do participante em termos vocais, sem deslize algum.
Hollie Cavanagh: Rolling In The Deep – Top 7 II
Mayara: Adele e programas de talento têm sido uma constante que eu preferiria esquecer, mas nem nos meus melhores sonhos poderia imaginar que Hollie cantaria Rolling In the Deep de forma a fazer qualquer um esquecer as suas apresentações anteriores e mesmo todas as coisas horrorosas que escutamos de Adele por aí. A garota arriscou corretamente, no momento certo da competição, se tornando uma das queridinhas do público e chegando bem até o Top 4, quando ninguém acreditava que isso poderia ocorrer.
Phillip Phillips: U Got It Bad – Top 7 II
Mayara: Fato é que Phillip é um artista completo. Não me atrevo a dizer que é o melhor que já pisou nos palcos do Idol, como disse Randy, pois muita gente boa passou por lá, mas com certeza entra neste seleto hall. É impressionante a capacidade que ele tem de mudar a música, fazê-la do seu jeito e soar como se ele a cantasse a anos, e com U Got It Bad não foi diferente. Esqueçam aquela história de que todas as suas apresentações eram iguais, esta não é igual a nada que eu já tenha escutado.
Skylar Laine: Born This Way – Top 7 II
Mayara: Uma cantora country cantando Lady Gaga? Coisas que só vemos no American Idol! Essa combinação dando certo então seria impossível ver em outro lugar. Skylar conseguiu colocar uma música mundialmente conhecida em sua zona de conforto, aquela sobre a qual tinha domínio, e fez o trabalho de casa. Dominou a música direitinho. Mesmo com uma balada country, Born This Way não perder suas raízes e esse talvez tenha sido o mérito da garota, que executou a música com perfeição.
Hollie Cavanagh: Bleeding Love – Top 5
Mayara: Lembram da Hollie de Rolling In the Deep? Agora, imaginem uma ainda melhor… Com certeza esta foi a participante que mais evoluiu no programa, e os vocais de Bleeding Love foram simplesmente perfeitos, de arrepiar, numa música que não é fácil. Colocou os agudos, falsetes, segurou as notas altas, tudo no momento certo e sem exagero. A interpretação também foi linda, só para arrematar a melhor apresentação da participante no programa.
Phillip Phillips: Volcano – Top 4
Mayara: Era como se eu estivesse assistindo a um show do Phillip. Tudo parecia tão natural, que foi delicioso assistir. Os vocais foram lindos e ele viveu cada frase da música, deixando isso transparecer enquanto cantava, e eu não posso pedir nada mais do que isso quando assisto a performance de um artista. Uma das melhores da temporada!
Joshua Ledet – It’s A Man’s World – Top 4
Mayara: Confesso que estive um pouco relutante com o Joshua durante o programa, durante algumas semanas cheguei a pular as apresentações dele, simplesmente por não aguentar mais ver aplausos de pé para ele, aplausos estes que eu não concordava. Porém, o cara chegou ao Top 3, e isto não poderia ser em vão. Assisti It´s A Man´s World e dei o braço a torcer, é fato que ele sabe cantar! Algumas vezes exagera nas voltas, mas nesta apresentação, tudo se encaixou, pareceu que foi feito sob medida para ele! Bela apresentação!
Jessica Sanchez: And I Am Telling You I’m Not Going – Top 4
Mayara: Ainda não consigo acreditar que a Jessica tem apenas 16 anos. Mais uma vez, uma música batida, de todos os programas de talento, de Glee… Porém é inacreditável o que ela pode fazer com a própria voz. Ela vai longe e volta em segundos, de uma forma tão perfeita que a gente se perde nas notas cantadas por ela. Além disto, em And I Am Telling You I´m Not Going, a menina foi perfeita na interpretação, ficou parada no palco, absorvendo todas as emoções e as transmitindo com a voz. Foi maravilhoso de assistir.
Phillip Phillips: We’ve Got Tonight – Top 3
Mayara: Em sua última apresentação, até o momento, nesta temporada, Phillip mostrou que sabe fazer o que pedem a ele, e faz de uma maneira inacreditável. Ele que sempre utilizou da rispidez natural em sua voz, mostrou em We´ve Got Tonight que também sabe cantar com melodia e emoção. A paixão foi transmitida e tocou cada um, confesso que em casa também bati palmas de pé! Foi emocionante assistir a este outro lado do Phillip.
Menção especial:
Phillip Phillip e Elise Testone – Stop Dragging My Heart Around
Mayara: Se a intenção era sair um dueto perfeito no Idol, seria este: as vozes de Phillip e Elise foram feitas para cantarem juntas. A rispidez e rouquidão de ambos casaram perfeitamente, e a música também ajuda, logo, o melhor conjunto da temporada!
—
A batalha final para escolher o novo ídolo da América começa hoje! Já escolheu seu lado? É Team Jessica ou Team Phillip?




