Aquele em que dizemos adeus

Pra quem não sabe, o Apaixonados por Séries existe há quase dez anos. Eu e Camila…

O que esperar de 2018

Antes de mais nada, um feliz ano novo para você. Que 2018 tenha um roteiro muito…

As coleções dos Apaixonados por Séries

Por: em 18 de fevereiro de 2011

As coleções dos Apaixonados por Séries

Por: em

Todo apaixonado por séries acaba sofrendo um pouco quando vai a uma loja e tem aquela prateleira linda cheia de boxes das suas séries preferidas com um preço camarada. Surge aquela pergunta: comprar ou não comprar, eis a questão.

Para quem coleciona boxes, a resposta é simples. Ficamos com aquela ótima sensação de orgulho ao olharmos ou mostrarmos a nossa estante com os boxes das queridas séries aos amigos, por menor que ela seja. É isso o que fazemos aqui. Apaixonados como somos, queremos mostrar a vocês, queridos leitores, as nossas coleções.

Deixando claro que não estamos querendo nos gabar; em uma conversa entre a equipe, ficamos curiosos em ver os boxes que temos e assim nasceu a ideia deste post. Como nós tínhamos esta curiosidade, pensamos que talvez os leitores também tenham. E mais: nós também queremos ver a coleção de vocês e, para incentivá-los, estamos com uma promoçãozinha. Para saber o que é, leia o post até o final! =)

Bianca

Não faz muito tempo que comecei a minha coleção. Comecei em junho ou junho do ano passado, com a caixa completa de Friends, como presente de aniversário adiantado (isso que dá procurar as promoções e querer aproveitar todas). Aproveitei e comprei a primeira temporada de Grey’s Anatomy, minhas duas séries do coração. Sim, eu sou do tipo estranho que já assistiu todas as temporadas de Friends mil vezes na Warner, e viu mais umas duas em DVD.

Depois disso, perdi o controle (ou quase). Estou, aos poucos, completando a minha coleção de Grey’s, que, além de ser uma das minhas séries preferidas, também têm significado especial. No ano passado, amigos fizeram uma festa surpresa para mim (a primeira da minha vida!) e ganhei a terceira e a quarta temporadas. Presente perfeito para a festa perfeita!

Meu lado consumista também grita. Eu adoro a série Sex and the City, mas não pensava em comprar os DVDs. Quando vi a edição especial, eu não pude não comprar. Na verdade, eu sempre fico babando nas prateleiras de boxes de séries, mas, na maioria das vezes, não tenho coragem/vontade de levar para casa. Primeiro, por causa do preço; segundo, porque acabo comprando somente as séries que eu gosto muito. A próxima grande compra será a caixa da temporada completa de Gilmore Girls – que estou cobiçando há uns dois ou três meses – e começar a coleção de Law & Order SVU (por influência da Rose).

Incluí na foto os boxes dos meus irmãos: a primeira temporada de Pushing Daisies, da minha irmã (que também tem a primeira e segunda temporadas de True Blood) e a primeira de Mad Men, que o meu irmão ganhou de aniversário ou Natal em 2009. O de Nip/Tuck é um pouco meu e um pouco do meu irmão; ele assistia e recomendou, eu pirei e comprei.

Caio

Quando se trata da minha coleção de séries, sou totalmente obsessivo compulsivo. Mas não foi sempre assim. Meu primeiro box foi a 1ª temporada de Pushing Daisies que ganhei em um concurso de melhor texto sobre séries, o Minha Série. Nesse mesmo concurso ganhei os dois seguintes: 1ª temporada de Heroes e 4ª temporada de Lost. Nessa época, isso e The Big Bang Theory era ao que se restringia esse universo para mim. Não era viciado em séries, a maior prova disso foi que VENDI meu box de Pushing Daisies…pois é. Alguns meses depois o vício cresceu e hoje respiro seriados. A coleção aumentou e vem aumentando há cada dia (tanto que hoje já tenho a 1ª temp. de PD novamente, porém ela e a 2ª de Samantha Who? chegaram dias depois da foto ser tirada, por isso não estão ali).

Minha obsessão também tem fatos engraçados. Só compro boxes cujas temporadas foram lançadas no Brasil, com tudo certinho escrito em português, porque simplesmente gosto que sejam assim. Além do mais, 50% do motivo de comprar séries é viciar amigos e parentes, e nem todos sabem inglês, ou seja, preciso pelo menos de legendas em português para acompanhar com eles. É aí que entra uma discussão polêmica. “Ajudam na pirataria” diz-se de quem baixa episódios. Porém todo mundo esquece que o verdadeiro viciado em séries SEMPRE compra os boxes em algum momento, ajudando ainda mais essa indústria do entretenimento, fato comprovado pelo esgotamento dos estoques cada vez mais frequente nos principais sites de vendas, principalmente em promoções. Quem é que faz perder? As próprias distribuidoras brasileiras que brincam com o consumidor lançando, por exemplo, apenas a 1ª temporada de Friday Night Lights e simplesmente esquecendo da série, ou então nem sequer lançando outras favoritas dos usuários (no meu caso How I Met Your Mother, Big Love e United States of Tara, os maiores exemplos). Com os dois lados trabalhando juntos, a indústria só tende a crescer.

Mas voltando a minha coleção, entre os mais preciosos está a caixa especial de aniversário de Friends com as 10 temporadas completas; as 6 temporadas de Lost; e as duas de Dead Like Me. As próximas aquisições, penso eu, devem ser ou Modern Family, Community ou as duas primeiras da excelente e impecável Breaking Bad. Quanto a qualidade, vamos a alguns exemplos. A 2ª temporada de Weeds tem apenas alguns trailers de outras séries como bônus especiais…simplesmente isso, sem nenhum erro de gravação, entrevista ou making of, além de que Weeds é lançado aqui no Brasil sem uma luva de proteção para o box formato amaray. Outras séries como Pushing Daisies, The Big Bang Theory e Samantha Who? também são simples amaray, mas tem uma luva de proteção e que acaba ajudando no fator beleza. Outro ponto negativo no formato amaray é os que vem com 3 DVD’s, pois aquele encaixe chamado de swing tray é tão ruim de tirar o disco que chega a quebrar a parte central do mesmo. E alguns, como True Blood, vem com uma caixa que guarda os amaray’s tão ruim de qualidade que dá até pena. Ao contrário de Dead Like Me que é igual, mas tem uma arte muito bonita, cheia de quotes, fotos, sinopses e tudo mais.

Apesar desses pontos negativos, gosto muito da minha coleção e todo colecionador tem suas esquisitices para mantê-los em boa qualidade. Um bom conselho que acredito todos já conhecem: CASO tenha coragem de emprestar, conheça muito bem a pessoa, para não precisarem comprar o box novamente!!

Camila

Como muitas pessoas que são viciadas em séries atualmente, minha paixão começou com Friends, muitos anos atrás quando eu tinha oportunidade de ver a série em algum lugar que tinha TV a cabo. Depois de Friends tive oportunidade de ver mais séries, alugar DVDs com episódios para assistir na ordem correta. Então, quando tive oportunidade a coleção completa de Friends foi a minha primeira aquisição, em tempo não tão distante, quando estávamos começando o blog. Tenho também a 4ª temporada de Sex and the City, que ganhei num sorteio no blog Poltrona, e o Auto da Compadecida, que ganhei de presente.

Muitos fãs gostam de ter toda a coleção de séries que amam, mas isso não faz muito sentido pra mim, poucas séries eu gostaria de ter os DVDs. Seria mais fácil eu comprar algum de séries desconhecida do que de alguma série que já vi. Até porque a maioria das séries que gosto passam repetidamente na TV, se eu quiser rever, é só procurar algum canal. Eu compraria CSI por exemplo, mas o AXN reprisa a série todos os dias. E DVD no Brasil não é tão barato para comprar por comprar.

Uma recente descoberta é a série Doctor Who, desta sim eu gostaria de ter os DVDs, mas não tem nenhuma versão com legenda em português. Quando eu achar uma promoção de How I Met Your Mother também está nos meus planos adquiri-la. E Bones. Bones é uma série que gosto muito de rever, mas a Fox não ajuda com cópias dubladas. Além destas, gostaria de ter séries que já acabaram, como Gilmore Girls, 24 Horas e Six Feet Under.

Cristal

Anos Incríveis disputa com Gilmore Girls o posto de “minha série favorita”. Quem conheceu os Arnold enquanto crescia sabe que é impossível não amá-los… Foi meu primeiro box e é, até hoje, o mais querido, mesmo pirata. Quer dizer, dá pra chamar de pirata uma box cujo oficial jamais foi lançado? O motivo? O direito sobre a trilha sonora da série. Na época, em 1989, o direito de utilização das músicas previa apenas a sua exibição na televisão. Quem poderia imaginar, no final dos anos 80, que um dia todos nós teríamos nossas séries favoritas na estante?

Friends, Sex and the City e Gilmore Girls são séries que eu vi, inteirinhas, na tv fechada. E, quando os boxes saíram (e tiveram uma queda substancial de preço), vieram correndo para o meu guardarroupa. Sim, é na parte de baixo do guardarroupa, no espaço reservado para sapatos (devidamente alocados numa sapateira à parte) que eu guardo meus lindos DVDs.  Estranho? Um pouco.

Completam minha coleção: Dexter, ER e Tudo Novo de Novo. ER, claro, está apenas começando… Duas temporadas de quinze. Haja fôlego  e capital! E Tudo Novo de Novo serve como representante das, também queridas, séries nacionais , e que já já vai ganhar companhia: Som e Fúria, Anos Rebeldes e Mothern.

Guilherme

Minha coleção se divide em duas épocas: antes e depois do cartão de crédito internacional.

Nas compras pré-Amazon, a coleção é simples: Lost (minha primeira compra com meu primeiro salário) e outras séries que eu gosto e ao mesmo tempo estavam em promoção: Chuck, Dexter e Twin Peaks. Sinto falta de mais lançamentos tipo os dos primeiros boxes de Lost em digistak, mas no geral o acabamento de todos são legais. Tanto que o que mais pesa na minha falta de ânimo pra comprar por aqui não é nem a qualidade em si dos lançamentos, mas a falta gigantesca de variedade. E também a falta de confiança. É MUITA sacanagem como algumas distribuidoras simplesmente param de lançar temporadas e deixam chupando o dedo quem já havia começado a coleção de alguma série.

Por isso nos últimos meses eu ando amando comprar lá fora. Nas promoções de Black Friday da Amazon, por exemplo, deu pra comprar as três primeiras temporadas de Mad Men em Blu-Ray pela metade do que sai uma única temporada em DVD aqui no Brasil. E mesmo que eu não tenha muito a reclamar da qualidade dos boxes nacionais, é quase impossível esperar no Brasil um lançamento igual ao de My So-Called Life, que vem com um livreto lindaço de 40 páginas com informações sobre a série. O bloqueio da língua é um problema chato, mas quem tem a possibilidade de assistir às séries em inglês, vale a pena até se os DVDs caem na alfândega (aqui no Rio, é taxado 60% sobre o valor total da compra caso o imposto seja cobrado).

Mas nos EUA eles também tropeçam às vezes. Séries antigas por lá costumam não ter embalagens tão legais — tipo essa de Moonlighting, que parece uma caixa de VHS de tão simples. E como eu me amarro em velharia de TV, os dois boxes nacionais da coleção seguem a linha. Também são boxes bem simples, mas o maior problema deles é a qualidade da imagem. Em vez de caixa de VHS, Noivas de Copacabana faz pior e PARECE VHS. O Vigilante Rodoviário também não tem imagem tão boa, mas com ela é perdoável — foi a primeira série produzida no Brasil, em 1962.

Meu maior dilema agora fica entre comprar séries que eu já conheço ou séries que eu nunca vi. É bom ter as temporadas que a gente gosta guardadas, mas eu praticamente não revejo nada. Então por mais que o risco de uma compra cega seja alto, ela pode acabar sendo bem mais proveitosa. Foi o meu caso com Studio 60. E tô torcendo pra que também seja com Arrested Development, que chegou lá da Amazon essa semana. 🙂

Iraia

O primeiro box da minha coleção foi a primeira temporada de The O.C., mas comecei a colecionar mesmo a partir da terceira temporada de Lost, quando conheci amigos que me apresentaram ao maravilhoso mundo das séries. Ainda faltam ali na foto: segunda, terceira e quarta temporadas de 24 horas (emprestadas); segunda temporada de Friday Night Lights e V – A Série Completa dos Anos 80, que a Amazon ainda não entregou.

Uma pena que boa parte dos boxes brazucas pequem na qualidade da embalagem (ai a segunda temporada de Dexter!), conteúdo extra (não tinha nadica de material para o box da primeira temporada de True Blood? Mesmo?) e até nas legendas (no box da segunda temporada de Rome dá até vergonha alheia). Uma idéia das embalagens e dos extras vocês encontram aqui.

Próximo passo: completar as coleções de Six Feet Under, Friday Night Lights, Fringe, In Treatment e How I Met Your Mother. E começar as de 30 Rock, Dawson’s Creek, Sons of Anarchy e Life on Mars.

Leandro

Olha, essa vício meio que surgiu junto com o vício pelas séries, mas a grande motivadora foi Lost mesmo. Acho que por eu ser tão viciado pela série e querer rever sempre os episódios, acabei por comprar o box da primeira temporada.

E assim foi indo, temporada após temporada, com a coleção aumentando. Tá que ainda nem é uma coleção tão grande, mas tem o seu valor para mim. Agora depois de Lost acabada, parti para a minha segunda favorita, Grey’s Anatomy, que com certeza vale a pena adquirir pelos extras divertidíssimos que mostram uma baita integração do elenco, além dos tradicionais erros de gravação.

Na hora de arrumá-los, tenho de confessar que sou bem metódico e gosto de todos organizados por ordem de temporada. Vou falar que um dos meus traumas é ter a quarta temporada de Lost no formato caixinhas de DVD, não em box que nem os outros são (se é que vocês me entendem!). Pretendo em breve expandir essa coleção com vários de meus vícios, tais como The Vampire Diaries, Modern Family, Private Practice e Nikita. Ah e o sonho de consumo são as dez temporadas de Friends na minha prateleira. Ainda vou realizar!

Rose

Nos idos de 2005, e depois de tanto ouvir falar, resolvi começar a assistir Smallville prá valer. Como não tinha tevê a cabo nem internet banda larga, esperava ansiosamente pelo inicio de novas temporadas no SBT. Foi nessa época, e entre uma temporada e outra, que comprei meus primeiros boxes (falo no plural porque comprei, de uma vez só, a primeira e a segunda temporada, que tinha acabado de chegar às lojas).

Engraçado que essa compra me deu uma baita dor de cabeça, porque a Saraiva.com não tinha mais a primeira temporada em estoque, e mesmo assim me vendeu o produto. Cancelada a compra via internet, lá fui eu para a loja física e, adivinha? Comprei o último exemplar. Essa temporada acredito que tenha visto umas duas, três vezes. É uma das minhas preferidas, embora eu não goste muito do enredo.

Depois dessas duas temporadas não consegui mais parar de comprar coleções de séries. Quer dizer, consegui por um tempo, mas vez ou outra a compulsão volta e lá vou eu rumo a uma loja de departamentos garimpar coleções.

Como a foto me denuncia, não tenho exatamente um cantinho especial para a minha coleção que, infelizmente, ainda é muito pequena. Procuro organizá-las, por seriado, no rack que fica no meu quarto (quanto mais perto elas estiverem de mim, mais segura eu fico). Agora, para comprar esses dvds uso dois critérios: preço e amor pela série. Normalmente eu prefiro aproveitar as promoções (como qualquer mortal consciente do valor do seu dinheiro..hehe), porque consigo pegar duas ou três coleções pelo preço de uma, mas quando não dá acabo levando aquela temporada que eu sei que será mais difícil encontrar de novo.

E por falar em compras, meus próximos alvos são, ou as duas últimas temporadas de Smallville, as de Lois & Clark, alguma de Law & Order: SVU e o box de The Pacific. Quando estiver em promoção, claro.

Sorteio

Como disse lá em cima, nós do Apaixonados por Séries, também queremos ver as coleções dos nossos leitores. Para agitar, iremos sortear um box da quarta temporada de House entre os que enviarem fotos dos seus DVDs e deixarem um link para a imagem nos comentários deste post. Vocês podem participar até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 25 de fevereiro. No dia 26, aqui mesmo, daremos o resultado.

Lembrando que não precisa ser uma foto super produzida. Faça como a gente e tire fotos caseiras. Boa sorte!

Promoção encerrada! Nós, do Apaixonados por Séries, agradecemos muito a todos os que participaram! E sem mais delongas, a ganhadora do box da quarta temporada de House foi:

Parabéns, sra.Bates! Entraremos em contato com você pelo email que você deixou no comentário =)

Quem não ganhou, não desanime! Teremos outras promoções 😉


Bianca

Feminista interseccional, rata de biblioteca, ativista, ama filmes, séries, cultura pop e BTS. Twitter sempre vai ser a melhor rede social.

São Paulo - SP

Série Favorita: Grey's Anatomy

Não assiste de jeito nenhum: Lost